PREVI

A PREVI

Compromissos

Os compromissos estabelecidos pela PREVI se traduzem em ações efetivas que referendam nossa imagem/marca tanto no Brasil como no exterior associada à cidadania organizacional.

Adesão aos Princípios de Responsabilidade Socioambiental da Abrapp

Este conjunto de critérios baseados em Princípios Básicos de Responsabilidade Social é a primeira iniciativa deste gênero no mundo e, portanto, um marco referencial da área financeira internacional. Foi lançado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em 2004.

Aos dirigentes de fundos, sugere-se que explicitem em sua política de investimentos as aplicações feitas conforme os princípios de responsabilidade social. Sugere-se também a aplicação de critérios já tradicionalmente utilizados pelos comitês de investimentos para definição das companhias abertas nas quais vale a pena investir, com referência à liquidez, segurança e nível de rentabilidade, entre outros aspectos.

A adoção desses critérios pode mudar o perfil de investimentos em renda variável no Brasil e influir no comportamento de investidores e acionistas de empresas. Como conseqüência, pode representar um avanço significativo para o movimento de Responsabilidade Social Empresarial, com impactos no mercado e na sociedade.

Filiação ao Instituto Ethos

A PREVI filiou-se ao Instituto Ethos em 2005 com a finalidade de contribuir na elaboração de propostas de interesse público e de caráter social.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável.

O Instituto busca fazer com que as empresas sejam parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Idealizado por empresários e executivos, é um pólo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seus compromissos com a responsabilidade corporativa.