PREVI

A PREVI

Investimento Responsável

No início de 2005, o então Secretário-Geral das Nações Unidas convidou um grupo de líderes da comunidade internacional de investimentos para desenvolver um conjunto de princípios globais de melhores práticas em investimento responsável. Esta iniciativa teve suas raízes no crescente entendimento de que enquanto o setor financeiro alimenta a economia global, a tomada de decisões em investimentos não reflete suficientemente considerações sociais e ambientais.

Desenvolvidos por investidores institucionais líderes em um processo supervisionado pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo Pacto Global das Nações Unidas, os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) incluem critérios ambientais, sociais e de governança. Os princípios fornecem um marco para o alcance de melhores retornos de investimentos de longo prazo e mercados mais sustentáveis.

A PREVI foi a única instituição da América Latina a integrar o grupo representativo dos maiores investidores institucionais do mundo que desenvolveu o PRI. Atualmente, a Instituição faz parte do conselho do programa.

Características do PRI

Governança Corporativa

Cada vez mais investidores compartilham a opinião de que questões ambientais, sociais e de governança podem interferir no desempenho dos mais diversos portfólios de investimento.

Adesão Voluntária

Os princípios não são prescritivos, mas provém uma série de ações possíveis para incorporação de temas de governança na tendência atual de tomada de decisões em investimentos.

A adesão representa um real compromisso com os princípios e demonstram apoio da cúpula de liderança de todo setor de investimento. Colocar em prática os princípios não deverá somente levar a melhores retornos financeiros de longo prazo, mas também a um alinhamento mais próximo entre os objetivos de investidores institucionais e aqueles da sociedade como um todo.