• Notícias e Publicações
  • Sala de Imprensa
  • Fale Conosco
  • Ouvidoria
  • Recadastramento
  • Previ in English

Investimentos

Cenários Econômicos

07/05/2019

Abril de 2019

O “Boletim Macroeconômico” é um relatório periódico que tem como objetivo informar aos participantes da Previ sobre os principais acontecimentos e atualizações referentes à conjuntura econômica. Nesse relatório também são expostas projeções realizadas pelo mercado, provenientes de fontes públicas.

Neste boletim serão abordados os seguintes temas: Evolução do Índice IPCA, Variação dos segmentos em Março, Índice de Atividade Econômica do Banco Central, Zona do Euro e Previsões do mercado para 2019.

IPCA.jpg

variacao_IPCA.jpg

O que mais pesa no bolso

Esses são os segmentos que mais pesam na renda das famílias (%).

segmentos.jpg

altas_baixas.jpg

inflacao.jpg

Brasil - Atividade

IBC.jpg

 

O índice de atividade econômica medido pelo Banco Central (IBC-Br), que funciona como uma prévia para o PIB, teve retração de 0,73% em fevereiro na comparação com o mês de janeiro, seu pior resultado desde a greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio de 2018.

Esta redução corrobora o viés de baixa para o PIB, segundo pesquisa FOCUS do Banco Central, que teve uma revisão do PIB de 2019, de 2,53% em janeiro para 1,71% em abril.

PIB.jpg

confianca.jpg

A piora do IBC-Br e das projeções do mercado estão atreladas à queda dos resultados da produção industrial e do volume de serviços no primeiro bimestre.

O indicador de confiança empresarial, medido pela Fundação Getúlio Vargas, teve forte queda no mês de março, com destaque negativo para o índice de expectativas, que vinha crescendo desde setembro de 2018 e já acumula uma queda de 3,6% nos meses de fevereiro e março.

PIB2.jpg

A recuperação da economia da Zona do Euro tem sido lenta. A desaceleração atingiu, principalmente, as maiores economias da região (Alemanha, França e Itália), conforme gráfico acima.

A deterioração das expectativas alerta para um cenário mais desafiador para a Zona do Euro. Muitos fatores políticos e econômicos têm atingido a região, tais como: Eleições na Espanha, discussões sobre novas regulamentações do setor automobilístico, desaceleração da economia global, desordem política e fiscal na Itália, movimentos políticos na França e o Brexit (acordo de saída do Reino Unido do bloco). Todos estes fatores acrescentam incertezas quanto a economia. Portanto, no gráfico a seguir observa-se a queda das expectativas por três indicadores que possuem óticas diferentes.

confianca2.jpg

A boa noticia é que as condições favoráveis para empréstimos, a inflação baixa e a continuidade da recuperação do emprego colaboram para a recuperação da região.

projecao_19.jpg

projecao_20.jpg

legenda.jpg
 

Acesse o documento em versão PDF: Cenário macroeconômico Abril/2019

____________________________

PREVI - Diretoria de Planejamento

O presente boletim, de caráter informativo, foi produzido com base em dados publicamente divulgados. A PREVI não declara, tampouco garante, de forma expressa ou tácita, que tais dados sejam imparciais, precisos, completos ou corretos. Cenários, análises, projeções, prognósticos e estimativas com base em tais dados estão sujeitos a riscos e incertezas e podem ser, ainda, e a qualquer momento, prejudicados, desconsiderados e descartados, até mesmo como decorrência, por exemplo, de mudanças na conjuntura nacional e/ou internacional, divergências nos critérios e métodos interpretativos e/ou nos fatores de riscos sistêmicos e/ou associados a alterações geopolíticas, políticas, econômicas, sociais, legislativas ou regulatórias. Este boletim não deve, em nenhuma circunstância, ser considerado como indicação, orientação, recomendação ou fonte para tomada de decisões. Compete a cada leitor realizar pesquisas, estudos e análises devidas. Qualquer eventual decisão ou ação é de sua exclusiva responsabilidade, não podendo a PREVI, em nenhuma hipótese, ser de qualquer forma responsabilizada, inclusive, por qualquer perda ou dano, direto ou indireto. A PREVI não assume qualquer compromisso ou obrigação, inclusive de revisar, atualizar ou complementar este boletim. A reprodução, divulgação, distribuição ou compartilhamento não expressamente autorizado deste boletim, ou de qualquer parte dele, sujeitará o infrator às penalidades legais.