Notícias e Publicações

Notícias

05/06/2018

Cerimônia de posse de dirigentes é realizada

Evento é celebração do modelo de paridade da Previ, um dos pilares da governança da entidade.

A cerimônia de posse dos dirigentes da Previ foi realizada na última segunda-feira, 5/6, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Foram empossados 30 membros para mandatos de quatro anos nos órgãos colegiados da Previ, compostos pela Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro.

Walter Malieni, presidente do Conselho Deliberativo da Previ e vice-presidente de distribuição de varejo e gestão de pessoas do BB, fez a abertura do evento, em que destacou a importância da construção coletiva no trabalho na Previ: “De acordo com a última pesquisa realizada, o índice de satisfação dos associados da Previ alcançou 95%, classificando como ótima ou boa a percepção de imagem da entidade. Isso é construção coletiva. Foi assim que investimos muito no projeto estratégico da Previ, assim como no aperfeiçoamento da governança. Precisamos ter um papel ativo, ser referência e vanguarda nas mudanças”, disse.

O presidente da Previ Gueitiro Genso, que foi reconduzido ao cargo para mais um mandato, falou um pouco sobre a importância da governança para o fortalecimento da entidade:  “O período de 2014 a 2018 foram anos muito difíceis, tanto no cenário político quanto no econômico. A Previ conseguiu, mesmo nesse cenário tão desafiador, cumprir a sua missão. Passou por essa turbulência executando as Políticas de Investimento, administrando a crise conjuntural pela qual vivemos, com a felicidade de no último trimestre voltar ao equilíbrio sem necessidade de cobrar contribuições adicionais dos nossos associados. Isso só foi possível graças a fortaleza da coisa mais sagrada que temos aqui, que é a nossa governança”, ressaltou.

Márcio de Souza, diretor de administração eleito pelos associados que representou a chapa vencedora, agradeceu ao apoio dos participantes e também falou sobre a importância da governança na entidade: “A governança, junto com o corpo técnico de excelência, formada pelos funcionários do Banco do Brasil e do quadro próprio, têm protegido a Previ de maus feitos, o que muito nos orgulha. Essa governança foi uma conquista da luta e da capacidade de organização, dos trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil, que desde 1997 passaram a ter o direito de eleger diretores”.

Em 2018 as eleições da Previ tiveram a maior participação histórica de votantes, com quase 120 mil associados exercendo o direito ao voto. A governança é o eixo central da credibilidade da Previ. O processo de renovação dos órgãos colegiados da entidade se repete a cada dois anos. Metade dos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos do Previ Futuro e do Plano 1 é eleita pelos participantes. A outra metade é indicada pelo patrocinador, o Banco do Brasil. Esse modelo de paridade torna a Previ ainda mais fortalecida, preparada para os desafios. Temos orgulho da participação dos associados na construção da nossa governança. Confira a estrutura organizacional da Previ.