Notícias e Publicações

Notícias

06/03/2020

Eficiência, sustentabilidade e governança

Previ tem nova visão, que reflete aspirações da Entidade para continuar a ser referência e enfrentar desafios no futuro

A Previ é a mais antiga entidade fechada de previdência complementar do Brasil, com quase 116 anos de idade. Em sua história, ela construiu uma reputação e se tornou referência no mercado, com sua solidez e governança. Em 2019, a Entidade atualizou a sua Visão Corporativa para garantir seu caráter aspiracional, tornando-a mais abrangente e alinhada aos desafios e oportunidades que serão enfrentados nos próximos anos. O novo texto ficou assim: 

“Ser referência na gestão de soluções previdenciárias por sua eficiência, sustentabilidade e governança”.

A Visão foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em outubro, na atualização do Plano Estratégico e Tático para o período 2020-2024. O resultado da Previ em 2019 mostra os avanços empreendidos pela Entidade para se manter cada vez mais sólida e pronta para o futuro em um ano de novos desafios, como a diversificação de investimentos na conjuntura de taxa de juro baixa e o lançamento de um novo plano, o Previ Família.

O Previ Família terá características específicas, com investimentos separados dos outros planos da Previ — como já acontece com o Plano 1 e o Previ Futuro – e um regulamento próprio. O novo plano poderá ser contratado em breve pelos associados da Entidade e seus parentes até o 3º grau (se consanguíneos) ou até o 2º grau (por afinidade). Por se tratar de um plano de contribuição definida, sem contrapartida de patrocinador, caberá ao associado definir o valor de seu aporte mensal e seu benefício será determinado pelo saldo poupado e pela rentabilidade dos investimentos.

Além disso, o Previ Família também contará com a flexibilidade de resgates parciais e recebimento de benefícios por prazo determinado, de acordo com as regras sancionadas. O plano era um desejo antigo dos participantes da Entidade, que agora poderão estender a seus dependentes a segurança e a confiabilidade da Previ.

Um futuro com mais sustentabilidade

Os recursos dos planos da Previ são investidos de acordo com as Políticas de Investimentos, observando-se também os princípios de gestão de aspectos ambientais, sociais, de governança e de integridade (ASGI). Essa é uma questão fundamental, principalmente no atual cenário, em que a sociedade está cada vez mais preocupada com esses critérios.

A Previ é uma precursora quando se trata de ambiente sustentável de negócios, com atuação relevante sobre o tema nas últimas duas décadas. O objetivo é garantir o cumprimento de sua missão, de pagar benefícios de forma eficiente, segura e sustentável para os cerca de 200 mil associados, por meio do investimento do patrimônio de mais de R$ 216 bilhões em ativos capazes de gerar valor no longo prazo.

A teoria é levada a ações práticas, como um Programa de Integridade incorporado às Políticas de Investimentos, a adesão ao Pacto Global da ONU, que busca engajar empresas e organizações privadas em princípios de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, e dar apoio à luta da sociedade para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ou na participação em eventos como a 2ª Cúpula Anual de ASG e Clima, em Nova York, no ano passado, que reuniu empresas, fundos de pensão, fundos de investimento e grandes instituições internacionais, responsáveis por mais de US$ 10 trilhões em ativos, para discutir os rumos do investimento sustentável no mundo.

O objetivo é manter a estratégia da Previ alinhada à sustentabilidade dos negócios e da sociedade, sempre com um único foco: cumprir a missão da Entidade, de “pagar benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável”.