Notícias e Publicações

Notícias

03/05/2018

Governança fortalecida

As Eleições Previ 2018 tiveram a maior participação histórica de votantes, com quase 120 mil associados exercendo o direito ao voto

As Eleições Previ 2018 terminaram na última segunda-feira, 30/4/2018, e queremos agradecer aos 118.102 associados que exerceram o seu direito democrático e participaram do processo com os seus votos. Essa foi a maior participação histórica de votantes em eleições da Previ.

A governança é o eixo central da credibilidade da Previ. Metade dos membros da Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo é eleita pelos participantes. A outra metade é indicada pelo patrocinador, o Banco do Brasil. Esse modelo de paridade torna a Previ ainda mais fortalecida, preparada para os desafios. Temos orgulho da participação dos associados na construção da nossa governança, que é reconhecidamente uma das mais modernas no segmento de previdência complementar do país. As normas, processos e controles internos da Entidade não raro ultrapassam os requisitos da legislação e as exigências feitas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc, principal órgão de supervisão do setor).  Nossos valores estão intrínsecos em nossa cultura organizacional.

Em 2018 os associados puderam escolher os diretores de Administração e Planejamento; um titular e um suplente do Conselho Deliberativo; um titular e um suplente do Conselho Fiscal; dois titulares e dois suplentes dos Conselhos Consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro. Em 2020, os participantes retornam às urnas para escolher o diretor de Seguridade, além de outros membros dos conselhos. Conheça e estrutura completa da Previ.

Mais fácil

Nas Eleições Previ 2018 os associados aposentados, pensionistas, funcionários cedidos e em afastamentos regulamentares tiveram acesso a dois novos canais de votação, o APP Previ e os Terminais de Autoatendimento do Banco do Brasil. As duas opções juntas foram utilizadas por cerca de 27% dos eleiitores que votaram. A facilidade no acesso às urnas colabora no aumento de engajamento e torna o processo ainda mais robusto.

Transparência

Para que os participantes pudessem conhecer melhor as chapas e votar com consciência, foram realizadas uma série de ações com o objetivo de ampliar a divulgação e proporcionar mais transparência. Os associados puderam conhecer mais sobre o processo eleitoral por meio da Revista Especial Eleições e da seção especial “Eleições” aqui do site e no APP Previ. As informações sobre o pleito versavam sobre propostas, composição e currículos dos membros das cinco chapas concorrentes.

Algumas iniciativas inauguradas em 2018 reforçaram a comunicação, dando ao eleitor mais oportunidades de conhecer as propostas dos candidatos. Dentre as novidades, cabe citar a divulgação semanal das propostas das chapas, enviadas para todos os associados, por meio da newsletter Boletim Eleições, e a gravação do programa Previ Entrevista, no qual os candidatos à Diretoria de Administração e de Planejamento foram sabatinados com perguntas enviadas pelos participantes.

Reiteramos o nosso agradecimento a todos os que participaram do processo eleitoral, e reforçamos o compromisso no cumprimento da nossa missão, de “Garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável”.