Notícias e Publicações

Notícias

03/08/2018

No caminho certo

Plano Estratégico e Tático é o grande direcionador da Previ.

 

Planejamento é um processo fundamental no sucesso de qualquer entidade. Um dos documentos balizadores da gestão na Previ é o Plano Estratégico e Tático, construído em diversas etapas que incluem análises de cenário, entrevistas e workshops. Elaborado para um período de cinco anos, o Plano Estratégico e Tático é atualizado anualmente, garantindo dessa forma a sua aderência às necessidades da Previ.

Na última quinta-feira, 2/8, foi concluído o ciclo dos Fóruns Estratégicos e Táticos de 2018, realizados mensalmente desde fevereiro com a presença dos diretores, gerentes executivos e assessores da Previ. Em cada encontro um dos objetivos estratégicos da entidade foi revisitado. A intenção é verificar se as iniciativas estão sendo realmente cumpridas de acordo com o planejado.

Atualmente a Previ possui quatro objetivos estratégicos: “Fortalecimento na relação com os associados com soluções adequadas a cada segmento”- queremos estar cada vez mais próximos de nossos participantes com soluções adequadas para cada público; “Gestão eficiente e eficaz” – queremos fazer mais, melhor e com menor custo. Os outros dois objetivos estratégicos buscam endereçar as características peculiaridades de cada um dos planos de benefícios. O primeiro é o “Balanceamento da gestão de ativos e passivos visando ao equilíbrio do Plano 1”, que reflete medidas de redução de risco e aumento de liquidez; e o segundo é “Maximização dos benefícios e equilíbrio do plano Previ Futuro”, que impulsionam uma política voltada para maximizar a rentabilidade do saldo dos associados da ativa, observando o equilíbrio da parte de Benefício Definido do Plano – que acontece quando os participantes já estão aposentados.

No mês de agosto a Previ realiza uma série de workshops que envolvem a atualização do Plano vigente, que deixa de englobar o ciclo 2018-2022 e passa a vigorar para o período de 2019-2023. A partir daí, também é realizada a atualização da parte tática, em que acontece o desdobramento da estratégia da Previ em inciativas para o seu atingimento.

É importante ressaltar que o acompanhamento do Plano Estratégico e Tático é realizado durante todo o ano, todos anos. Com base nesse trabalho são construídos o orçamento anual e as Políticas de Investimentos da Previ. Queremos sempre estar no caminho certo. Nosso grande norteador é o cumprimento da missão, que é o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável.