Notícias e Publicações

Notícias

10/01/2020

O caminho que iremos seguir

Política de Governança de Investimentos é divulgada para participantes. Documento consolida diretrizes observadas no processo de análise de investimentos.

A construção de uma Política de Governança de Investimentos da Previ tem sua origem nas disposições da Resolução CMN 4.661 de 2018. A partir de necessidades identificadas por um grupo multifuncional acionado pela Diretoria Executiva, foram levantados possíveis desdobramentos e qual o norte a ser seguido pela Entidade.

Nesse contexto, foi elaborada a primeira versão da Política de Governança de Investimentos no final de 2018. Essa versão era composta por um compilado de conceitos e diretrizes que apoiavam o processo de análise e decisão de investimentos. Uma premissa utilizada no documento original foi a revisão anual da Política como instrumento dinâmico para aprimorar seus normativos.

Em 2019 a Política de Governança de Investimentos foi atualizada e agora está disponível também para os participantes no site Previ em Investimentos > Políticas de investimento. Essa nova versão, vigente para 2020, consolida as diretrizes a serem observadas no processo de análise, assessoramento, monitoramento, controle e decisório sobre a aplicação dos recursos dos planos da Previ. A divulgação da Política busca aprimorar a transparência e reforça o papel da Previ como referencial de governança e indutor de comportamento no segmento de previdência complementar fechada.

O documento apresenta novidades como a incorporação da Política de Alçadas de Investimentos, o aprofundamento na abordagem de riscos ASGI (ambientais, sociais, de governança e de integridade) e a adoção de uma versão pública do documento, além de revisão geral de tabela de riscos, de algumas carteiras gerenciais e de instrumentos específicos para análise de investimentos.