PREVI

Notícias e Publicações

Notícias

17/02/2017

PREVI adere a Código de Autorregulação

O Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp/Sindapp/ICSS reúne princípios e obrigações que orientam as entidades signatárias.

A PREVI aderiu ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp*/Sindapp**/ICSS***. O Código é composto por uma lista de princípios e de obrigações que devem reger a governança de investimentos das entidades signatárias, respeitando a sua forma, estrutura e porte. A adesão é facultativa e gratuita às associadas da Abrapp e Sindapp. De acordo com o Código, o acompanhamento dos preceitos e recomendações será feito pelo Conselho de Autorregulação, composto por membros indicados por instituições do sistema fechado de previdência complementar e do mercado financeiro.   


Entre os princípios contidos no Código de Autorregulação estão a transparência nos processos de governança de investimentos, garantia à informação adequada e clara nos assuntos que envolvam planos de benefícios e a adoção de práticas que fortaleçam a relação fiduciária entre as partes interessadas das entidades. O Código traz ainda uma série de obrigações relativas à gestão de investimentos e de riscos da entidade. Entretanto, a escolha da autorregulação voluntária torna mais importante o apoio de cada entidade ao Código, na medida em que é necessário que as entidades decidam aceitar livremente essas regras para que o próprio sistema seja fortalecido.

A autorregulação nada mais é do que a organização de normas por parte das próprias entidades participantes do sistema, manifestando um nível de exigência maior do que o previsto na legislação. O Código de Autorregulação em Governança de Investimentos tem o propósito de colaborar com o aperfeiçoamento das práticas de governança de investimentos, mitigar a percepção de riscos existentes e contribuir para o desenvolvimento sustentável da previdência complementar fechada do país, beneficiando todos os agentes que dela participam. A construção de um sistema de previdência complementar mais transparente, forte e estável se alinha à missão da PREVI de garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável e, consequentemente, à sua estratégia no que diz respeito aos eixos de relacionamento com associados, administração interna e gestão de investimentos.

Para mais informações, acesse o Código de Autorregulação em Governança de Investimentos


*Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
**Sindapp - Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
***ICSS - Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social