PREVI

Notícias e Publicações

Notícias

10/02/2017

PREVI Futuro: você sabe o que são as contribuições 2B e 2C?

Veja o que fazer para incrementar seu saldo de conta e melhorar o valor do benefício.

No PREVI Futuro, a Renda Mensal de Aposentadoria depende do quanto você consegue acumular no saldo de conta. Por isso, quanto mais poupar agora, melhor será seu benefício. As contribuições adicionais 2B e 2C são uma ótima oportunidade.


As contribuições 2B são as chamadas contribuições de evolução na carreira, ou seja, dependem essencialmente da ascensão profissional do participante e do tempo de filiação ao Plano. Ela é fundamental para que o benefício de aposentadoria fique mais perto do valor da remuneração enquanto ativo.

Na 2B, o patrocinador contribui com o mesmo percentual que o participante. Esse percentual é apurado mensalmente de acordo com a Pontuação Individual do Participante, a PIP. O ideal é que você opte sempre pelo percentual máximo de 10%. Assim, quando o sistema calcular um percentual maior que o atual, de 3% para 4%, por exemplo, o novo valor será assumido automaticamente. Os funcionários da ativa podem verificar e alterar o percentual da Contribuição de Evolução de Carreira no Autoatendimento do site da PREVI.

Já as contribuições exclusivas do participante, a 2C, podem ser mensais ou esporádicas e são debitadas em conta corrente. Os participantes que estão ativos no BB devem cadastrar diretamente no Autoatendimento do site da PREVI a solicitação para a Contribuição 2C, definindo a data do débito e o valor de, no mínimo, 20% do salário de participação para a esporádica e de 2% para a programada mensal, cobrada todo dia 20.

E mais: as contribuições adicionais também podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual.

Os participantes em licença interesse, bem como os autopatrocinados, ou seja, os exonerados da patrocinadora, devem efetuar a solicitação via Fale Conosco do site da PREVI, ou por meio da Central de Atendimento, 0800 031 0505 e 0800 729 0505.