PREVI

Notícias e Publicações

Notícias

08/11/2017

Previ recupera mais de R$ 400 milhões em créditos

Trabalho conjunto das áreas de cobrança, jurídica e outras gerências beneficia todos os participantes.

Desde 2005, quando foi criada a Gerência Cobrança e Cálculos Judiciais (Gecob), a Previ já recuperou mais de R$ 400 milhões em créditos das operações de financiamento imobiliário, empréstimo simples e dívidas previdenciárias. Este resultado é fruto do trabalho conjunto da Gecob, da Gerência Jurídica (Asjur) e de outras gerências que, direta ou indiretamente, contribuem para a geração de resultados positivos para a Entidade e seu conjunto de participantes.


Características e origem das dívidas

A inadimplência dos financiamentos imobiliários vem sendo combatida por meio da cobrança extrajudicial e judicial e tem origem, em sua grande maioria, nos programas de demissão voluntária do Patrocinador. As dívidas das operações de empréstimo simples também têm origem no desligamento de participantes dos planos de benefícios.

Já as dívidas previdenciárias, estão relacionadas a cancelamentos ou indeferimentos de benefícios do INSS, cessação de invalidez e pensão, falecimentos e outras questões previdenciárias que geram dívidas a serem cobradas, como as ações judiciais nos processos de Cesta Alimentação cuja justiça tem decidido pela devolução à PREVI dos valores pagos em tutela antecipada.

É importante frisar a disposição de se buscar soluções para o equacionamento das dívidas de forma a preservar os interesses da PREVI e seus participantes. Para cada tipo de dívida a Entidade dispõe de opções viáveis para regularização da situação.

Soluções são duplamente positivas

A gestão eficaz da cobrança de dívidas previdenciárias e financeiras de participantes, assistidos e ex-participantes é duplamente positiva. Além de recuperar valores importantes para os planos de benefícios, busca devolver a tranquilidade, na medida do possível, às pessoas que, por dificuldades financeiras, não conseguiram manter-se adimplentes.