Notícias e Publicações

Notícias

10/10/2018

Previ renova apoio ao Pacto Global das Nações Unidas

Entidade fortalece seu compromisso com a promoção do crescimento sustentável e da cidadania.

O presidente José Maurício Pereira Coelho assinou a Comunicação de Engajamento (COE) e renovou o compromisso da Previ com o Pacto Global das Nações Unidas. Lançada em 2013 para formalizar o apoio dos signatários à iniciativa, a COE descreve nossas ações de investimento responsável  e de engajamento das melhores práticas em governança corporativa realizadas no ano de 2017, publicadas no Relatório Anual. Além disso, traz também o compromisso de compartilhar as informações prestadas pela Previ por meio dos nossos canais de comunicação. A validade da manifestação da COE é dois anos.


O Pacto Global é uma iniciativa lançada no ano 2000, com a missão de criar uma economia global sustentável e inclusiva, que proporcione benefícios duradouros para as pessoas, as comunidades e os mercados.

Conheça os princípios

A iniciativa da ONU elenca dez princípios norteadores para atuação de empresas e de organizações sem fins lucrativos. Os princípios são alicerçados nos seguintes eixos: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Direitos humanos
1- As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
2- Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
Trabalho
3- As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
4- A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
5- A abolição efetiva do trabalho infantil.
6- Eliminar a discriminação no emprego.
Meio Ambiente
7- As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
8- Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
9- Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anticorrupção
10-  As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Para construção dos princípios universais foram observadas a Declaração Universal de Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Participantes do Pacto Global

Participam dessa iniciativa vários agentes da ONU, sindicatos, ONGs e empresas de diversos segmentos. Atualmente, são quase 13 mil signatários articulados em mais de 160 países.

A Rede Brasil do Pacto Global conta com mais de 770 signatários em 15 anos de existência, entre grandes empresas nacionais, pequenas e médias empresas, federações de indústrias e organizações da sociedade civil. O apoio ao Pacto Global está previsto nas Políticas e Diretrizes de RSA da Previ.