Notícias e Publicações

Notícias

04/09/2020

Realizada cerimônia de posse dos novos dirigentes da Previ

Evento para receber novos representantes da Entidade foi realizado em formato on-line

Na última quarta-feira, 2/9, foi realizada a cerimônia de posse dos dirigentes da Previ, em formato on-line pela ferramenta corporativa Teams, devido à pandemia de Covid-19. Foram apresentados os 29 membros para os mandatos de quatro anos nos órgãos colegiados da Previ, compostos pela Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro. Veja abaixo quem são os novos membros:

Diretoria Executiva

Nome Cargo Representatividade
Denísio Augusto Liberato Delfino Diretor de Participações Banco do Brasil
Marcelo Otávio Wagner Diretor de Investimentos Banco do Brasil
Wagner de Souza Nascimento Diretor de Seguridade  Participantes e Assistidos


Conselho Deliberativo

Nome Cargo Representatividade
Carlos Renato Bonetti Titular Banco do Brasil
João Vagnes de Moura Silva Suplente Banco do Brasil
Márvio Melo Freitas Suplente Banco do Brasil
Rodrigo Felippe Afonso Suplente Banco do Brasil
Ernesto Shuji Izumi Titular Participantes e Assistidos
Fábio Santana Santos Ledo Suplente Participantes e Assistidos
Carlos Alberto Guimarães de Sousa Suplente Participantes e Assistidos
Odali Dias Cardoso Suplente Participantes e Assistidos


Conselho Fiscal

Nome Cargo Representatividade
Eduardo César Pasa Titular Banco do Brasil
José Avelar Matias Lopes Suplente Banco do Brasil
Rodrigo Nunes Gurgel Titular Banco do Brasil
José Eduardo Rodrigues Marinho Titular Participantes e Assistidos
Rene Nunes dos Santos Suplente Participantes e Assistidos


Conselho Consultivo do Plano 1

Nome Cargo Representatividade
Ronaldo Simon Ferreira Titular Banco do Brasil
Samir Soares dos Santos Suplente Banco do Brasil
Alexandre Carneiro Cerqueira Titular Banco do Brasil
Alexandre Teofanes Pissolato Suplente Banco do Brasil
Adriano Weber Scheeren Suplente Banco do Brasil
Mirian Cleusa Fochi Titular Participantes e Assistidos
Rita de Cássia Oliveira Mota Suplente Participantes e Assistidos


Conselho Consultivo do Previ Futuro

Nome Cargo Representatividade
Bruno Monteiro Martins Titular Banco do Brasil
Thiago Affonso Borsari Suplente Banco do Brasil
Francisco Augusto Lassalvia Titular Banco do Brasil
Marcelo Gusmão Arnosti Suplente Banco do Brasil
Ronal Mascarello Suplente Banco do Brasil
Maria Cristina Vieira dos Santos Titular  Participantes e Assistidos
Tânia Dalmau Leyva Suplente Participantes e Assistidos


Obs: Os nomes grafados em vermelho referem-se a membros que encerraram mandato em 2020 e foram reconduzidos para novo mandato 2020-2024 nos mesmos cargos.

Nos 116 anos de história da Previ, essa foi a primeira vez que a cerimônia de posse foi feita à distância. O evento representa a celebração do modelo de paridade da Entidade, um dos pilares da governança da Previ.

José Maurício Pereira Coelho, presidente da Previ, fez a abertura do evento e destacou que são os pilares da governança que fortalecem a Entidade e possibilitam que problemas conjunturais sejam enfrentados com lucidez e resiliência. “Boas práticas de governança estão intrínsecas na nossa cultura, fazem parte do cotidiano da Previ, assim como uma visão apurada de longo prazo. Essas qualidades proporcionam confiança para os associados mesmo nos momentos mais turbulentos. Gestão após gestão, em tempos de bonança e de tempestade, a governança da Previ permanece”, afirmou.

O diretor de Participações Denísio Liberato, indicado pelo patrocinador Banco do Brasil, falou sobre a criação da Previ e sua história. Em sua fala, ele elencou momentos marcantes da trajetória da Entidade e a sua importância para a história não só dos associados, mas também da previdência complementar no país. “É a força de seus valores corporativos que faz da Previ uma instituição centenária e dinâmica, que entrega benefícios e objetivos aos associados e cria valores difusos que atingem toda a sociedade brasileira. Quando alocamos os recursos dos associados, viabilizamos iniciativas empresariais, empreendimentos, conquistas para os nossos associados e financiamos o investimento e o crescimento brasileiro por meio da poupança institucional de longo prazo. Chego na Previ ciente de que a força desses valores guia cada um de nossos atos e reafirmo o meu compromisso de defender essa entidade que é motivo de tanto orgulho”, declarou.

Wagner Nascimento, diretor de Seguridade eleito pelos associados, que representou a chapa vencedora, fez um discurso emocionado, no qual agradeceu o apoio dos participantes e colegas e contou um pouco de sua trajetória dentro do BB. “Trabalharemos para nos reinventar, melhorar e modernizar o relacionamento com os associados e entidades, seja na comunicação tradicional, como também fazendo uso de novas tecnologias e inovadoras formas de comunicação, sem abrir mão da proximidade e de sermos um mandato coletivo”, declarou. Para ele, o compromisso com a Previ é muito importante e vem de longa data. “Quando eu passei no concurso do Banco do Brasil, eu liguei para contar a uma prima que trabalha em um banco concorrente e, dentre as muitas coisas que ela me falou, uma frase ficou registrada: ‘não deixe de entrar na Previ’. Na dúvida se era só para me inscrever como associado ou como funcionário da Previ, eu vim parar dentro da Entidade. Somos uma só Previ e assim trabalharemos para continuar sendo referência no mercado de fundo de pensão e cumprir com zelo a nossa nobre missão de garantir o pagamento de benefício a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável”, concluiu.

Carlos Renato Bonetti, presidente do Conselho Deliberativo da Previ, foi reconduzido ao cargo e desejou boas-vindas aos colegas que chegam para compor a governança da Previ. “São muitas as responsabilidades e muitos os desafios importantes na modernização, no ganho de eficiência, na gestão mais ágil para gerir esse conjunto de ativos e passivos que dão a sustentação dos planos e do pagamento dos benefícios. Mas temos a certeza de que, com a competência do corpo técnico, a diligência da Diretoria Executiva e o comprometimento e o envolvimento dos membros que compõem o Conselho, nós vamos, mais uma vez, vencer e sair melhores do que já pudemos ser em algum momento no passado”, encerrou.

Eleições Previ 2020

As Eleições Previ 2020 foram adiadas devido à pandemia de Covid-19 e passaram por adaptações nos canais de votação para atender amplamente a todos os seus associados. Afinal, a governança corporativa é o eixo central da credibilidade da Previ e é motivo de orgulho para a Entidade.

O processo de renovação dos órgãos colegiados da Entidade se repete a cada dois anos com a eleição de metade dos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos do Previ Futuro e do Plano 1 pelos participantes. A outra metade é indicada pelo patrocinador, o Banco do Brasil. Esse modelo de paridade, que conta com a participação ativa de seus participantes, fortalece a Previ e a deixa ainda mais preparada para os desafios.

Os diretores e conselheiros indicados e eleitos vêm sendo formalmente empossados desde 1/6, conforme previsto no Estatuto da Previ, tão logo habilitados pela Previc para o exercício dos respectivos cargos. Saiba mais sobre a estrutura organizacional da Previ e quem a compõe em A Previ > Estrutura Organizacional.