Notícias e Publicações

Notícias

03/12/2018

Vale é selecionada para integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3

Presença da empresa na lista é reconhecimento da sustentabilidade da empresa e reflexo da atuação da Previ a favor de investimentos responsáveis.

A Vale é uma das empresas escolhidas para fazer parte da 14ª carteira do ISE, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (antiga BM&FBovespa). A nova carteira terá vigência de 7 de janeiro de 2019 a 3 de janeiro de 2020 e reúne 35 ações de 30 companhias, que representam 13 setores. Segundo dados de 27/11, as empresas que fazem parte do ISE têm valor de mercado de R$ 1,73 trilhão, o equivalente a 48,66% do total do valor das companhias com ações negociadas na B3.
 

“A presença da Vale na nova carteira é um reconhecimento da prática da sustentabilidade da empresa e um reflexo da atuação da Previ na promoção de investimentos responsáveis”, afirma Renato Proença, diretor de Participações da Previ. Além da agenda de sustentabilidade, a Vale aderiu recentemente ao Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa e transparência na Bolsa, seguindo o exemplo de modelo de governança fortalecida que a Previ prega.

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Criado em 2005, o ISE é uma iniciativa pioneira na América Latina que visa criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea, além de estimular a responsabilidade ética das corporações. Ele atua como ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 quanto à sustentabilidade corporativa, por meio da análise de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. As empresas que detêm as 200 ações mais líquidas na B3 são convidadas a participar do Índice.

Outros fatores que também são considerados são qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas. Ao verificar o comprometimento das empresas com esses itens, monitora-se de forma real e ampla o entendimento de empresas e grupos em relação à sustentabilidade.

Responsabilidade ao investir

O compromisso com boas práticas de investimento responsável são uma prioridade para a Previ. Em 2004, a Entidade lançou o Código Previ de Melhores Práticas de Governança Corporativa, um documento guia para empresas que têm participação da Entidade e que foi revisado em 2018. Fundamentado pelas mais modernas tendências nas práticas de governança corporativa, o Código foi uma iniciativa pioneira, que incorporou a experiência e maturidade da Previ na gestão de suas participações acionárias e comprovou o protagonismo da Entidade no mercado de capitais brasileiros quanto à responsabilidade socioambiental.

Outra ação inovadora da Entidade é a participação no desenvolvimento da iniciativa internacional Princípios para o Investimento Responsável, o PRI, da qual é signatária desde sua criação em 2006. Apoiado pela ONU, o PRI estimula a inserção de critérios ambientais, sociais e de governança nos processos de investimento. Os princípios fornecem um marco para o alcance de melhores retornos de longo prazo e mercados mais sustentáveis.