Notícias e Publicações

Notícias

10/06/2019

Você sabe o que é o Top Five do Banco Central?

Previ está no topo do ranking das instituições que mais acertam nas previsões sobre variáveis da economia. Entenda a diferença que esse olhar aguçado faz no seu futuro.

 

Pela terceira vez consecutiva a Previ está em primeiro lugar nas projeções da taxa Selic de curto e médio prazos do ranking Top Five do Banco Central. Mas o que isso significa? 

A equipe técnica da Previ precisa projetar as variáveis econômicas antes de decidir como investir os ativos da Entidade. O reconhecimento do Banco Central atesta a qualidade das análises econômicas realizadas pela Entidade, além de mostrar que a Previ baseia suas decisões sobre a gestão de investimentos em projeções acertadas. Ou seja: é mais um indicador de que o dinheiro investido por você, associado, está sendo bem administrado.

Como funciona?

O Banco Central (Bacen) tem uma ferramenta que disponibiliza projeções de variáveis econômicas de mais de 130 instituições financeiras do país. É o Sistema de Expectativas do Banco Central, muito importante para decisões da política econômica brasileira. Ao tornar esses dados públicos, o Bacen permite que agentes econômicos tenham conhecimento sobre o que as instituições de mercado estão projetando e que elas utilizem essas informações para planejar ações de curto, médio e longo prazo.

Ao projetar de forma precisa as variáveis econômicas, a Previ colhe para os seus associados os frutos dessas previsões na gestão de investimentos e no aprimoramento constante do processo de planejamento. A assertividade dessas projeções também contribui para dois objetivos estratégicos da Entidade, que é o “Balanceamento da gestão de ativos e passivos visando ao equilíbrio do Plano 1” e a “Maximização dos benefícios e equilíbrio do plano Previ Futuro”.