27/05/2016

Com 24,5% dos votos, chapa 3 "PREVI compromisso com associados" vence as eleições

Dirigentes eleitos, ao lado dos indicados pelo BB, tomarão posse no próximo dia 01/06.

Como está previsto em seu estatuto e acontece a cada dois anos, a PREVI realizou seu processo eleitoral de 2016 nesse mês de maio, com a votação direta dos associados tendo começado no dia 13 e terminando nesta sexta-feira, 27/5. O resultado apurado logo após o encerramento da votação, às 18 horas, apontou a chapa “PREVI compromisso com associados” como a vencedora das Eleições PREVI 2016, que elegeu representantes nos Conselhos Deliberativo, Fiscal, Consultivos dos Planos 1 e PREVI Futuro e na Diretoria de Seguridade.

O total de eleitores aptos a votar foi de 203.429, com 92.489 abstenções. Após a apuração dos números, a Comissão Eleitoral homologou o resultado e declarou como vencedora a “PREVI compromisso com associados”, com a consequente eleição dos seus membros.

Eleição de representantes evidencia governança avançada

O modelo de governança da PREVI segue sendo referência para o setor de previdência complementar brasileiro, ao apresentar, na composição de todos os seus órgãos colegiados, mesmo sem haver exigência legal para tal, representantes indicados pelo patrocinador e eleitos pelos associados de forma paritária. Não há voto de qualidade na Diretoria Executiva – apenas no Conselho Deliberativo, por força da Lei Complementar Nº 108 – e a segregação de funções é adotada pela Entidade, de forma a prevalecer o caráter técnico e a isenção nas decisões.

Diretores indicados pelo Banco do Brasil são reconduzidos por mais quatro anos

Como acontece a cada dois anos, a renovação de parte dos dirigentes da PREVI também tem indicação do patrocinador Banco do Brasil. Como previsto no Estatuto vigente, o Banco do Brasil indica o Diretor de Participações e o Diretor de Investimentos, um titular e respectivo suplente para o Conselho Deliberativo e um titular e respectivo suplente para o Conselho Fiscal, além de dois titulares e respectivos suplentes para o Conselho Consultivo do Plano 1 e de dois titulares e respectivos suplentes para o Conselho Consultivo do PREVI Futuro. O patrocinador também precisou indicar mais um titular e um suplente para o Conselho Consultivo do Plano 1, devido a renúncia de  dois membros.

Para os cargos de diretores, o BB indicou e o Conselho Deliberativo da PREVI nomeou hoje, 27/5, as reconduções de Renato Proença Lopes, atual Diretor de Participações, e Marcus Moreira de Almeida, Diretor de Investimentos, aos seus respectivos cargos. Já nos assentos do Conselho Deliberativo para os quais o Banco tem que indicar um representante este ano, houve mudanças: Robson Rocha deu lugar a Walter Malieni Júnior como titular no órgão máximo da Entidade, e Carlos Celio de Andrade Santos substitui Carlos Eduardo Leal Neri, como suplente.

Para mais informações sobre o processo eleitoral da PREVI, visite a página especial das Eleições PREVI 2016 para acessar os documentos e orientações sobre o processo eleitoral, bem como todas as matérias publicadas sobre o assunto.

Confira abaixo as listas com os representantes eleitos e indicados, seus respectivos cargos e mandatos:

ELEIÇÕES PREVI 2016 – Grandes números

Tabela_resultadochapas_EleicaoPREVI.PNG