13/04/2018

De olho no futuro: Previ lança simulador que ajuda o participante do Previ Futuro a planejar a aposentadoria

Os participantes do Previ Futuro, o plano mais jovem da Previ com R$ 12,5 bilhões em ativos, ganharam no mês de abril uma nova ferramenta para ter, literalmente, os rumos de seus futuros sempre à mão. O ‘Meu Benefício’ é um simulador disponível no aplicativo da Previ para smartphones, em que associados escolhem um benefício alvo e podem comparar até três cenários de planejamento de aposentadoria, definindo aquele mais adequado ao seu momento de vida e às expectativas de futuro.

Esse tipo de iniciativa é inédita no sistema de entidades fechadas de previdência complementar. Gueitiro Genso, presidente do fundo, explica como o ‘Meu Benefício’ é importante para os participantes que querem planejar suas aposentadorias: “No Previ Futuro, a construção do futuro começa hoje. O valor da aposentadoria dos participantes depende consideravelmente do volume de recursos acumulados durante a vida laboral. Com a ferramenta o associado pode construir simulações em que escolhe um benefício alvo, com cenários diferentes. É uma excelente oportunidade de melhorar a aposentadoria e participar mais ativamente do processo de gestão do saldo de conta”, disse.

São três os fatores-chave que determinam o valor do benefício dos participantes do Previ Futuro: contribuição, tempo e rentabilidade. Esses pilares são as bases dos cenários do ‘Meu Benefício’. A ferramenta permite ainda um acompanhamento constante do planejamento escolhido para que o participante avalie se está trilhando o rumo certo para atingir o benefício desejado. E é essa a principal vantagem do serviço, que permite que o associado reavalie sua atitude diante do plano e decida, por exemplo, aumentar o valor da sua contribuição, reconsiderar a idade de aposentadoria e, até mesmo, rever a estratégia de alocação dos recursos, migrando para outro Perfil de Investimento.

O Previ Futuro têm 86.724 associados, que têm à sua escolha quatro diferentes perfis de investimento. A diferença entre eles é o percentual de alocação dos ativos em renda variável e, com isso, o limite de exposição ao risco nas aplicações. A definição de um perfil dá ao participante um maior controle sobre a estratégia de investimentos aplicada a seus recursos e permite adequar a relação entre risco e retorno de acordo com o tempo de contribuição e a situação pessoal de cada um.

O lançamento do ‘Meu Benefício’ intensifica o trabalho de educação previdenciária da Previ com os associados do Previ Futuro, que precisam conhecer cada vez mais sobre o plano, já que participam ativamente do processo. A iniciativa permite que os associados tenham em mãos as ferramentas adequadas para fazerem as escolhas certas, sem perder nenhuma oportunidade de planejar e melhorar o benefício. Em um plano de contribuição variável a educação financeira e previdenciária é fundamental. O participante precisa saber quais fatores influenciam o benefício futuro dele, como o apetite de risco, o nível de contribuição e o tempo de acumulação. Com o ‘Meu Benefício’, o associado consegue tornar esses fatores mais palpáveis. A Previ também tem outras ações que estão sendo conduzidas para maximizar o benefício do associado do Previ Futuro, como a isenção da taxa de carregamento nas contribuições esporádica, que tem taxa zero desde agosto de 2017.

Inovação e Eficiência

A ferramenta ‘Meu Benefício’ foi construída com base no trabalho de uma equipe de funcionários da Previ, premiado no 7º Prêmio de Monografias da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O objetivo do estudo era gerar mais previsibilidade de ganhos em planos de contribuição variável. A Previ incentiva em seu corpo técnico o engajamento e o desenvolvimento de ideias para criar soluções que favoreçam a satisfação dos participantes e a sustentabilidade dos negócios. Queremos fazer mais, melhor e com menor custo, tendo como foco o cumprimento da missão de pagar benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável.