14/06/2010

Encontro de Conselheiros 2010: foco nos negócios sustentáveis

Décima-primeira edição do evento realizado pela PREVI discute sustentabilidade e empreendedorismo

Há mais de uma década fazendo parte do calendário nacional de grandes eventos corporativos, o Encontro de Conselheiros, fórum de discussões promovido pela PREVI com o objetivo de reunir os executivos indicados para representá-la em suas empresas participadas, já se tornou tradicional no meio empresarial e ratifica a cada ano sua importância como ferramenta de formação e atualização desses profissionais do mercado.

Esse ano, de 16 a 18 de junho, cerca de 200 conselheiros participam da 11ª edição do evento, na Costa do Sauípe (BA), cujo tema é “Sustentabilidade e Empreendedorismo”. Não por acaso o assunto está em pauta em 2010. No ano passado, a 15ª Conferência das Partes, conhecida como COP-15, foi realizada em Copenhage, na Dinamarca, e o assunto mudanças climáticas esteve no centro dos debates das principais nações do mundo. Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são aspectos preponderantes na gestão e políticas da PREVI, fatores que, somados, definiram o tema do primeiro painel do Encontro: “COP-15 – o papel das empresas no cumprimento das metas”.

O painel, a ser realizado na manhã do dia 17, terá a presença da Diretora do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio-Ambiente, Thaís Juvenal; do sócio-diretor da Damicos, Fábio Rocha; do gerente geral da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Rodrigo Santos Nogueira; e do Presidente da Neoenergia, Marcelo Correa, mediado pela repórter especial do jornal Valor Econômico, que cobriu in loco a COP-15, Daniela Chiaretti.

Na parte da tarde, serão realizados painéis setoriais simultâneos, com temas como setor energético (com Maurício Tolmasquim, da Empresa de Pesquisa Energética - EPE), infraestrutura (Roberto Fantoni, McKinsey) e Pré-sal (Carlos Henrique Castro, da Petrobras).

Inovação, empreendedorismo e Carbono Zero

No dia 18, o foco se volta para ações e projetos inovadores e empreendedores. Guilherme Cavalcanti, da empresa de tecnologia e inovação C.E.S.A.R., Marcus Regueira, da FIR Capital, e Renato Bernhoeft, da Höft Consultoria, farão explanações sobre inovação enquanto negócio, private equity e venture capital, sob a mediação da editora-executiva da revista Capital Aberto, Simone Azevedo. O Encontro de Conselheiros 2010 será encerrado com as apresentações de Sérgio Weguelin, do BNDES, Luiz Eduardo Serafim, da 3M do Brasil, e de um representante da FINEP, empresa Financiadora de Estudos e Projetos vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A novidade do Encontro desse ano é a realização da neutralização de carbono do evento, com a contratação de uma empresa especializada em cálculo de emissões de poluentes e plantio de árvores – na própria Costa do Sauípe – necessário para anular essas emissões.

Confira a programação completa do evento no Espaço Encontro de Conselheiros 2010.