25/05/2012

Presidente comunica ao Conselho que deixará o cargo

O presidente Ricardo Flores comunicou nesta data ao Conselho Deliberativo da PREVI a sua intenção de deixar o cargo a partir de 01/06/2012, quando completará 30 anos de Banco do Brasil.

Em seu comunicado, o presidente afirma que considera estar concluindo mais um ciclo profissional de dedicação às duas instituições, Banco do Brasil e PREVI, onde atuou por mais de 33 anos, se considerado o tempo de Menor Aprendiz, no início de sua carreira no BB.

Durante os dois anos em que esteve à frente da Diretoria Executiva, a PREVI manteve a série de superávits acumulados e a 1ª posição no ranking das entidades fechadas de previdência complementar da América Latina. Alcançou a 24ª colocação em nível mundial, com mais de R$ 160 bilhões em ativos, e ultrapassou os 190 mil participantes.

Em 2011, o pagamento de benefícios aos mais de 88 mil aposentados e pensionistas da PREVI chegou a R$ 9,04 bilhões, o maior montante já pago pela Entidade em um único exercício. O ano passado também registrou recorde de adesões ao plano PREVI Futuro, superando a marca de 93% de associação ao Plano.

Economista, 48 anos, Ricardo Flores exerce a presidência da PREVI desde 01/06/2010, aonde chegou após atuar como Vice-Presidente de Crédito, Controladoria e Risco Global do BB, no auge da crise econômica de 2009.

Flores atualmente preside o Conselho de Administração da Vale e já representou o Banco do Brasil e a PREVI em diversos cargos executivos e conselhos de administração e fiscal, tais como a Vice-Presidência da CNSeg - Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização; a presidência do Conselho de Administração da Brasilcap Capitalização S.A. e da Fenacap - Federação Nacional de Capitalização; a presidência do Conselho de Administração do Banco Nossa Caixa e a Diretoria Executiva da Febraban - Federação Brasileira de Bancos.