09/04/2012

PREVI Futuro bate recorde de adesão em 2011, com média de 93,3%

Crescimento econômico do País, consciência previdenciária e parceria PREVI-BB contribuem com aumento do ingresso de novos participantes no Plano, que já soma 74 mil associados

Cerca de dois milhões de profissionais contribuem com um plano de uma das cerca de 400 entidades de previdência complementar fechada existentes no País. A PREVI, maior entidade de previdência complementar fechada da América Latina e 24ª colocada no ranking mundial* em ativos, vem mostrando crescimento consistente nos índices de adesão ao PREVI Futuro, plano mais jovem e o único aberto, desde dezembro de 1997, aos novos funcionários do Banco do Brasil.

O ano de 2011 é o melhor da série histórica de adesão, com o PREVI Futuro registrando 93,34% de média, quando 8.180 dos 8.764 funcionários empossados no BB associaram-se ao PREVI Futuro. Este fato contribuiu para o Plano superar a marca de 74 mil participantes e R$ 2,8 bilhões em ativos no final do ano passado, com pouco mais de 12 anos de existência, números que colocariam o Plano, isoladamente, em 7º lugar (em número de participantes ativos) e 30º colocado (em investimentos) no ranking dos maiores fundos de pensão do Brasil.

Para o presidente da PREVI, Ricardo Flores, os números demonstram a cultura previdenciária que aos poucos se consolida no Brasil, com a busca das pessoas por uma melhor qualidade de vida no futuro. "Com a estabilidade econômica do País, o aumento de renda da população e o empenho na disseminação da informação a respeito dos benefícios da previdência, a procura por produtos e serviços que garantam um futuro melhor e mais tranquilo para si e seus familiares torna-se cada vez maior" ressalta Flores.

Educação previdenciária é a chave do sucesso

Os programas de educação previdenciária desenvolvidos pelas entidades têm sido fundamentais para levar ao conhecimento das pessoas a importância do complemento à aposentadoria do INSS. Muitas pessoas não percebem o diferencial que é contribuir para um plano complementar e a importância de começar o mais cedo possível, a fim de garantir a manutenção de suas rendas após o período laboral. Programas de educação previdenciária, como o Mais PREVI, programa de educação previdenciária da PREVI lançado em agosto de 2010, disponibilizam informações aos participantes com o objetivo de mostrar a relevância de possuir a complementação da aposentadoria e como investir da forma mais adequada.

Previdência complementar como diferencial para atração e retenção de talentos nas empresas

Se por um lado os planos de previdência complementar fechada são a garantia de melhores benefícios e um futuro mais tranquilo na aposentadoria, por outro eles podem representar um importante diferencial de mercado para as empresas. Patrocinadoras de fundos de pensão, sejam companhias privadas ou públicas, têm na oferta dos planos fechados aos seus funcionários uma ferramenta para a retenção de talentos em seus quadros, tendo em vista as diferenças nos benefícios oferecidos pelas EFPCs em comparação com as entidades abertas. Ou seja, empresas que contam com entidades fechadas de previdência complementar para oferecer aos seus colaboradores têm maior possibilidade de formar e manter pessoal qualificado e gerar inteligência competitiva. O assunto foi tema da palestra “O papel da comunicação e das políticas de recursos humanos como valores estratégicos da previdência complementar fechada”, apresentada e amplamente debatida no último Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão (Abrapp), realizado em setembro de 2011.

Para o vice-presidente de gestão de pessoas e desenvolvimento sustentável do Banco do Brasil, Robson Rocha, "o trabalho que vem sendo desenvolvido pela PREVI em parceria com as gerências regionais de gestão de pessoas do BB tem sido fundamental para o aumento das adesões dos novos funcionários do Banco ao PREVI Futuro. Com mais informações e conhecimento, os colaboradores recém chegados à empresa têm condições de avaliar e decidir pela adesão ao plano de benefícios, o que lhes oferece ainda mais estabilidade e tranquilidade no futuro".

ADESÃO AO PLANO PREVI FUTURO
EVOLUÇÃO %
Empossados
Filiados
Adesão

Conheça os planos de benefícios da PREVI

A PREVI tem dois planos de benefícios: o Plano 1, mais antigo e fechado para novas adesões desde o final de 1997 e que conta com cerca de 120 mil participantes, e o PREVI Futuro, plano aberto em dezembro de 1997 para adesões dos novos funcionários do Banco do Brasil e que tem mais de 74 mil participantes.