19/10/2018

Só a mudança é permanente

Encontro Previ de Governança Corporativa proporciona reflexões sobre a sustentabilidade dos negócios no longo prazo

Num cenário em que os negócios estão se reinventando para acompanhar o ambiente atual, a Governança Corporativa tem importância fundamental. É ela que traz a segurança necessária à continuidade dos negócios em meio às turbulências trazidas pelas revoluções e que garante a sustentabilidade dos negócios ao longo do tempo. Essa é a reflexão que permeia todos os painéis do Encontro Previ de Governança Corporativa, que em sua 19º edição tem como tema “Só a mudança é permanente”. O evento será realizado no dia 22/10, no Museu do Amanhã.

“O objetivo deste evento é fomentar a Governança Corporativa no mercado. Como investidora institucional, esse é um tema muito importante para nós. A governança é o eixo central da credibilidade da Previ, um modelo que é reconhecidamente um dos mais modernos da previdência complementar. Mesmo com todos os desafios no cenário político-econômico em 2018, sabemos que com uma governança fortalecida é possível enfrentar esse tipo de conjuntura com lucidez e resiliência. O Encontro é uma oportunidade de debater estratégias para a retomada do crescimento e consolidação de um ambiente de negócios sustentável”, explica José Maurício Pereira Coelho, presidente da Entidade.

No Encontro será lançada a nova edição do Código Previ de Governança Corporativa. A versão atualizada foi construída sobre cinco pilares: integridade, órgãos de governança, sustentabilidade, transparência e direito dos acionistas. Esses tópicos também serão abordados nas palestras do evento. O Código Previ de Governança Corporativa foi lançado pela primeira vez em 2004, em uma iniciativa pioneira que incorporou a experiência e a maturidade da Previ na gestão de suas participações acionárias e levantou bandeiras até então pouco debatidas no mercado de capitais brasileiro. O documento foi elaborado com base em pesquisas das mais modernas tendências nas práticas de Governança Corporativa e serve como referência para pessoas e empresas que se interessam sobre esse tema. A nova edição contou com a participação de diversos atores do mercado, convidados para debater os assuntos que embasaram a revisão.

“Nos debates para a criação do rating de governança da Previ, em 2015, identificamos a necessidade de revisar o Código Previ de Governança Corporativa. Nesta nova edição incluímos e aprofundamos temas que consideramos relevantes e que representam avanços nas práticas de governança defendidas pela Previ. Queremos contribuir ainda mais com o debate e a adoção das melhores práticas por todos os integrantes do mercado de ações brasileiro”, explica Renato Proença, diretor de Participações da Previ.

O Encontro Previ de Governança Corporativa reúne presidentes de conselho de administração e CEOs de empresas, gestores de recursos e de bancos de investimento, instituições representativas do mercado de capitais, órgãos reguladores, fundos de pensão, além de conselheiros fiscais e de administração das empresas participadas da Previ. O evento é estruturado para fomentar a Governança Corporativa e estreitar o relacionamento da Previ com conselheiros e agentes de mercados relevantes para a gestão da carteira de participações da Entidade. O objetivo é reunir um fórum representativo e qualificado para debater temas contemporâneos e trocar informações, fomentando as boas práticas de Governança Corporativa.

Números da Previ

• Dois planos de benefícios – Plano 1 e Previ Futuro