Depoimentos
  Capa




Foto: Américo Vermelho
Cássio Casseb,
Presidente do Banco do Brasil

A PREVI é grandiosa, seus números falam por si. E está se tornando também cada vez melhor. Percebe-se a profissionalização, a atenção às questões ligadas à ética e à governança corporativa. Tudo isso para cumprir a missão de dar uma aposentadoria digna a seus associados como também para participar do desenvolvimento do Brasil, pois, por sua capacidade de investir, ela fará sempre parte do destino de nosso País.

 
Foto: Radiobras/José Cruz
Ricardo Berzoini
Ministro do Trabalho e Emprego, associado desde 1978

A PREVI, aos 100 anos, representa a materialização de um sonho de visionários, que antecipam o projeto pelo qual lutamos. Feliz coincidência, comemora seu primeiro centenário quando o Brasil luta, sob liderança de um trabalhador, para superar os erros de um passado recente. Longa vida à PREVI, longa vida à previdência social pública, longa vida aos fundos de pensão sem fins lucrativos. Parabéns aos participantes, que soubemos lutar para assegurar o controle social da PREVI.

Foto: Américo Vermelho
Adacir Reis, Secretário de Previdência Complementar
 
A PREVI é um símbolo, uma liderança dentro do sistema de previdência complementar do Brasil sob vários aspectos. Sem dúvida, olhando historicamente, verificamos que a PREVI se antecipa em muitas matérias à própria capacidade de formulação do Estado em relação à previdência. A PREVI nos mostra e nos adverte de que temos que ter o senso de responsabilidade de construir algo sabendo que isso será superior a nós e que transcenderá a nossa passagem. Parabéns à PREVI. Parabéns a essa bela família chamada Banco do Brasil.

Foto: Arquivo PREVI
Ana Júlia,
Senadora (PT-PA), associada desde 1983

 
A PREVI serve de exemplo para outras empresas, mostra que é possível o trabalhador gerir com competência e eficiência. Desejo aos dirigentes energia e boa sorte para que a PREVI mostre ao País que os trabalhadores têm capacidade para fazer uma história onde nós sejamos os agentes ativos. E espero que possamos contar essa história para nossos netos e bisnetos com orgulho, pois fizemos um futuro melhor para eles.

Foto: Américo Vermelho
José Pimentel
, Deputado federal (PT-CE), associado desde 1975

 
Quando fui relator da reforma da previdência brasileira em 2003, tinha muitas dúvidas com relação ao caminho a ser trilhado. Era exatamente na nossa PREVI que vinha buscar experiências, discutir o que foi construído ao longo desses cem anos e hoje podemos dizer que estamos construindo uma nação que tem uma previdência pública básica para todos os homens e todas as mulheres. Podemos dizer que teremos uma previdência pública mais justa e mais fraterna.

Os dirigentes que tiveram a honra de estar à frente da Instituição
por ocasião da celebração do centenário e aqueles
recém-empossados dão sua visão da PREVI de hoje,
um exemplo de pioneirismo e solidez.

Foto: Américo Vermelho
Francisco Ferreira Alexandre,
Diretor de Administração

 
A construção da PREVI por 52 idealistas teve, como pano de fundo, experiências de outro países, a realidade dos trabalhadores daquela época e a preocupação com o futuro. Hoje, a PREVI tem o desafio de continuar sendo uma referência para os fundos de pensão e, para isso, há que se trilhar os caminhos abertos para a instituição de novos planos. Nossa missão à frente de sua administração é zelar por tudo que foi construído até agora pois, de nossa ação, depende o futuro de mais de 120 mil participantes.

 

Foto: Guarim de Lorena
Luiz Carlos Aguiar,
Diretor de Investimentos

 
O número 52 não deveria sair das nossas mentes. Temos que pensar como se fossemos um dos fundadores. Nosso plano de benefícios com maior massa financeira está em fase de maturação. Precisamos prepará-lo em direção da valorização, sem esquecer de aumentar gradativamente seu grau de liquidez. Para a PREVI Futuro, temos que ser capazes de atrair todos os colegas do Banco do Brasil. A pergunta é: que PREVI queremos para os próximos anos? Desejo ver o nome PREVI como sinônimo de sucesso quando o assunto for previdência no Brasil.

Foto: Guarim de Lorena
Renato Chaves
Diretor de Participações

 
A história dos 100 anos de PREVI tem origem numa particularidade do funcionalismo do BB: a atuação como vanguarda da categoria bancária. Hoje, os números da PREVI impressionam e nos fazem refletir sobre osbenefícios que seus investimentos trazem para o País: geração de empregos, melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas, fortalecimento das relações comerciais internacionais, desnvolvimento de tecnologia, entre outros. A nossa homenagem a esses visionarios pode ser resumida em alguns versos do poeta (e colega) Luiz Oswaldo Santiago Moreira e Souza:
"Quem vai na frente, não vê estrada,
Em plena mata, abre picada
Cavando a terra, joga a semente,
Não colhe flores, quem vai na frente..."

Foto: Américo Vermelho
Cecília Mendes G. Siqueira,
Diretora de Planejamento

 
As mulheres vêm, pouco a pouco, ocupando o espaço que lhes é devido nas estruturas do Banco do Brasil e no universo das entidades de funcionários. Considero uma feliz coincidência o fato de a posse da primeira mulher a ocupar cargo na Diretoria Execuiva icirrer no mesmo momento em que a PREVI completa o seu pirmeiro centenario,. Assim como a própria PREVI, considero-me também uma pioneira. Com certeza, quando forem contar a história dos próximos 100 anos, este fato vai estar registrado.

Foto: Américo Vermelho
Erik Persson ,
Diretor de Seguridade

 
"A PREVI é a demonstração da inequívoca capacidade de realização dos trabalhadores brasileiros. Ao analisar os fatos, hoje, talvez não tenhamos a exata noção das dificuldades e incompreensões que uma idéia tão avançada para a época possa ter enfrentado. Com certeza, um gesto de ousadia. Como continuadores dessa jornada, temos a obrigação de ter a mesma coragem, a mesma convicção para defender os interesses da PREVI e de seus participantes"

Foto: Américo Vermelho
Henrique Pizzolato,
Presidente do Conselho Deliberativo PREVI e Diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil

 
A PREVI é a melhor coisa que os trabalhadores brasileiros conseguiram materializar. É um exemplo vivo do que os trabalhadores são capazes, de que a solidariedade, o associativismo e a cooperação são as melhores soluções para resolver problemas. Em sua essência estão as grandes preocupações das pessoas com a continuidade e a renovação. Tenho consciência que sou privilegiado por presidir o seu Conselho Deliberativo e sei que ela perdurará porque outros virão para reciclá-la e farão com que a PREVI, além de servir aos funcionários do Banco do Brasil, possa servir também aos demais trabalhadores do Brasil e, quem sabe, se expandir para a América Latina.

Foto: P.R de Bruno
Ubaldo Evangelista Neto,
Presidente do conselho fiscal da PREVI à época do centenário

 
A história da PREVI tem na solidariedade seu principal pilar. A idéia foi precursora de outras iniciativas como as AABBs, a Cassi, as cooperativas e outras entidades dos funcionários. São exemplos que podemos considerar como filhos da idéia daqueles 52 pioneiros que criaram a Caixa Montepio há 100 anos. Hoje a PREVI possibilita a nós, aposentados do Banco, qualidade de vida. Mas o trabalho da PREVI vai além, pois de forma decisiva contribui para o desenvolvimento do Brasil: seus investimentos estão em mais de 170 empresas que geram empregos, impostos e divisas para o País.

Foto: Américo Vermelho
Fernando Amaral,
Diretor de Seguridade à época do centenário

 
Há 100 anos, 52 colegas iniciaram um processo do qual não teriam controle. Naquele momento, eles não estavam criando a PREVI nem garantindo o futuro. Estavam simplesmente apostando seus recursos na índole dos futuros colegas, na certeza de que honrariam o compromisso de garantir o seu sustento durante a sua velhice. A PREVI é um exemplo da capacidade dos funcionários do Banco do Brasil de provar quão possível é acreditar, construir e manter entre os seres humanos de várias gerações um compromisso de lealdade e de carinho para com os mais velhos.
VOLTAR AO TOPO
  Nossa
História
  Trajetoria de pioneirismo e vanguarda

  Visão do Presente
 

Dirigentes da PREVI e do BB, parlamentares
e Secretário da SPC falam sobre
a Instituição

Parabéns
para vocês
Homenagens e festejos do centenário em diversas cidades

 

Por dentro
da PREVI

PREVI Futuro é a garantia de mais 100 anos

Superávit acumulado foi de R$ 2,43 bilhões

Novos dirigentes tomam posse

Diretoria prorroga prazo da Nova Carim

INPC é o novo indexador


Curtas
 
Idéias
Cidadania
 

Solidariedade e inserção social
são vocações
naturais de funcionalismo