Encontro de Conselheiros

A atuação dos representantes da PREVI em conselhos de empresas é fundamental para a valorização dos investimentos, que são a garantia do pagamento das aposentadorias e pensões. Por isso, a PREVI tem-se empenhado no processo de capacitação desses conselheiros, trabalho que inclui o fornecimento constante de informações. Dentro dessa política, cerca de 250 conselheiros de administração e fiscal foram reunidos para participar de painéis e debates sobre risco corporativo, atuação de conselheiros fiscais e de administração, repercussão do Código PREVI de Governança Corporativa, cenários macroeconômicos e mercados nacionais, entre outros assuntos

Medeiros destacou o papel do Conselho Fiscal / Foto: Léo AzevedoEste ano o Encontro teve uma novidade: os conselheiros foram divididos em grupos que fizeram discussões específicas sobre determinados setores da economia. Para o presidente Sérgio Rosa, a PREVI tem papel importante nas discussões sobre governança corporativa. “Hoje temos uma história vitoriosa. Grandes companhias como Vale e Perdigão – entre outras com boas práticas de governança corporativa – demonstram a importância da PREVI no desenvolvimento das empresas brasileiras”, disse o presidente na abertura do Encontro.

Em sua fala, o presidente do conselho fiscal da PREVI, José Bernardo de Medeiros Neto, destacou o importante papel dos conselhos fiscais das companhias. Segundo ele, as novas exigências em termos de transparência acentuam e reforçam a importância do conselheiro fiscal.

A expectativa da PREVI em relação ao conselheiros fiscais foi tema de palestra proferida pelo diretor de Participações, Renato Chaves. Enfatizando a independência dos conselheiros, o diretor ressaltou a importância da análise de balancetes mensais e da convocação de auditor externo sempre que necessário, entre outras práticas que devem ser adotadas pelos conselheiros.

Divididos em grupos os Conselheiros participaram de discussões sobre os vários setores da economia / Foto: Léo AzevedoCÓDIGO PREVI DE GOVERNANÇA TEM BOA REPERCUSSÃO NAS EMPRESAS
A iniciativa da PREVI de criar um Código de Governança Corporativa está sendo bem recebida pelas empresas participadas. “Muitas delas começaram a comparar suas práticas com posturas preconizadas pelo Código, o que gerou discussões construtivas”, explica Sérgio Rosa. A manifestação formal de empresas como Ambev, CPFL, Vale, Itausa, Petroflex, Marcopolo e Guaraniana foi um dos assuntos do Encontro.

Durante o Encontro, os conselheiros foram incentivados a expressar sua opinião a respeito de diversos pontos abordados no Código. Durante um dos painéis, foi realizada uma votação interativa, na qual toda a platéia teve a oportunidade de se manifestar e de conhecer, em tempo real, o resultado. Para a maioria dos votantes, “transparência, divulgação e responsabilidade” é o principal fundamento do Código.

O público assistiu a palestras de executivos do mercado e de acadêmicos renomados / Foto: Léo AzevedoENCONTRO TEVE AMPLA COBERTURA DA IMPRENSA
A cada novo encontro de conselheiros, grandes executivos do mercado e acadêmicos renomados aceitam o convite da PREVI e enriquecem as discussões sobre os temas apresentados. Neste ano, entre os palestrantes estavam Glauco Arbix, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), João Nogueira Batista, vice-presidente da Suzano, Marcelo Correa, presidente da Guaraniana, e Gabriel Stoliar, diretor de planejamento e gestão da Vale, entre outros. Executivos do Banco do Brasil também enriqueceram o Encontro.

Cinco grandes veículos de comunicação aceitaram o convite da PREVI e enviaram jornalistas para fazer a cobertura do Encontro de Conselheiros 2004. Os veículos foram: Valor Econômico, O Globo, Gazeta Mercantil, O Estado de São Paulo e Folha online. A Revista Investidor Institucional – cuja periodicidade é mensal – também enviou repórter.


Vai começar o processo de seleção para conselheiros em empresas participadas, relativo a 2005. Os critérios de seleção e o perfil desejado para o cargo estão no www.previ.com.br, na seção Investimentos/Governança Corporativa. Neste espaço, também está disponível o formulário para cadastramento.



COSTA DO SAUÍPE: LUCRO E PAPEL SOCIAL

O complexo turístico Costa do Sauípe sediou pelo segundo ano o Encontro de Conselheiros. Maior resort do País, Sauípe registrou lucro de R$ 217,2 mil no segundo trimestre e receita liquida de R$ 3,8 milhões. Esses números foram anunciados à imprensa por Alexandre Zubaram, presidente da Sauípe S.A., durante o Encontro. Diante desse resultado, Zubaram previu que em 2005 Costa do Sauípe terá lucro pela primeira vez. Este bom desempenho deve-se em boa medida ao aumento de turistas estrangeiros e à utilização do complexo para reuniões de empresas. Os vôos fretados, que antes aconteciam apenas no verão, agora chegam o ano inteiro.

No encerramento do Encontro, o presidente da PREVI falou com entusiasmo da recuperação de Costa do Sauípe e da importância do Projeto Berimbau para a comunidade vizinha. “Berimbau é um projeto que vai ajudar este empreendimento. É a conjugação da responsabilidade sócio-ambiental com profissionalismo e rentabilidade”, ressaltou. O Projeto é uma iniciativa da PREVI, Sauípe S.A. e Fundação Banco do Brasil para contribuir para a transformação social das oito comunidades do entorno de Costa do Sauípe. O programa contempla 41 ações que promovem a integração das populações e a mobilização dos meios para gerar trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida.


> Encontro de Conselheiros 2004: apresentações dos palestrantes, fotos e notícias na imprensa




OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Em busca da melhor solução | Investimentos: Resultado de reestruturações: Guaraniana e CPFL | Relacionamento com Participantes: Parcela PREVI: é possível encontrar solução? | Quais seriam as soluções? Elas têm custo? | Nova Carim tem balanço positivo | Benefícios: Capec - Uma segurança a mais para os participantes | INSS revisa benefícios | Gestão: Encontro de Conselheiros | | Isenção de IR


Topo da página