|nº 111|Fevereiro 06

EDITORIAL
Garantindo o presente e o futuro

A PREVI é sem dúvida uma instituição que pode se orgulhar da sua história e do seu presente. Entidade centenária e pioneira, vive hoje uma situação de pujança e solidez, assegurando a distribuição dos frutos que foram plantados e cultivados por todos.

Os resultados atuais da PREVI são uma eloqüente demonstração do momento extremamente positivo vivido pela Entidade.

Os números apresentados no Balanço, coroando três anos de desempenhos positivos, podem ser creditados a uma combinação de três fatores essenciais: medidas efetivas de gestão, baseadas em uma orientação clara de dever fiduciário; um ambiente econômico favorável para os investimentos; e um ambiente favorável para o diálogo e busca de soluções entre diversos agentes públicos e privados.

Diante de números tão significativos, certas conquistas podem passar despercebidas. Uma delas, por exemplo, foi a solução da política tributária para os Fundos de Pensão. 2005 foi o primeiro ano em que vigorou a completa isenção de imposto de renda sobre os ganhos de investimento da PREVI. Isso significou uma economia de aproximadamente 60 milhões de reais.

Mas a PREVI é também uma instituição que não pode relaxar, não pode baixar a guarda. Todos os seus compromissos estão projetados para o futuro, e o futuro é sempre um território de incertezas. Por essa razão, ao lado de todo esforço que fazemos para cuidar do dia-a-dia, uma boa parte das nossas preocupações está voltada para preparar a PREVI para o futuro. Creio que conceitos como equilíbrio, sustentabilidade, cautela, prevenção, antecipação de riscos, aperfeiçoamento permanente, entre outros, devem andar lado a lado com valores já consagrados como transparência, desempenho, profissionalismo, ética e solidariedade.

Em 2006, por exemplo, vamos continuar investindo em três políticas importantes: controles internos, gestão de riscos e definição de indicadores de desempenho em todas as áreas da PREVI. Para o associado, esses temas podem parecer um pouco áridos e frios. No entanto, é importante que todos tenham consciência de que são essas políticas que vão ajudar a garantir a integridade do patrimônio durante os muitos anos que temos pela frente.

E, é claro, não é apenas disso que vamos cuidar. Como temos demonstrado nos últimos anos, vamos nos desdobrar para atender ao máximo as expectativas dos nossos associados.

Sérgio Rosa