|nº 112| Março 06

Nesta Edição » Empréstimo simples - Capacidade de pagamento
O que interfere no valor do empréstimo
Margem consignável demonstra a capacidade de pagamento

O Empréstimo Simples é uma alternativa para obtenção de crédito de forma rápida e com boas taxas para os associados. Mas deve ser usada com critério, pois exige capacidade de pagamento e adimplência. A concessão do Empréstimo está condicionada à existência de margem consignável, dispositivo que demonstra a capacidade de pagamento do pessoal da ativa, aposentados ou pensionistas em determinado mês.

Para o Empréstimo Simples, vale a menor das duas margens consignáveis, a de 30% ou a de 70% informados mensalmente no espelho. É necessário abater da margem o valor das prestações do PAS, que são debitadas em conta corrente. Aposentados e pensionistas devem fazer este cálculo enquanto os funcionários do Banco do Brasil da ativa encontram esse resultado no SISBB, Pessoal, 46 – PAS e Adiantamentos, 8 – Consulta Margem Consignável. O valor da prestação não pode ser maior do que a margem informada.

O valor da margem consignável é calculado todo mês, com base nas verbas salariais e nas consignações. São consideradas tanto as consignações que transitam pela folha de pagamento – por exemplo, desconto para a PREVI, Capec, Cassi – como as que são debitadas em conta corrente – como parcelas do PAS.

Há determinadas verbas que podem ser quitadas para aumentar a margem consignável, como o adiantamento pelo PAS e, para o pessoal da ativa, adiantamento salarial para reposição em 10 meses. Este último se refere à opção do funcionário de receber um salário bruto ao solicitar férias. A reposição é feita em dez parcelas descontadas em folha.

Suspensão de prestações só para contratos Série 10

Somente quem opta pelo Empréstimo Simples Série 10 pode usufruir da suspensão do pagamento das prestações em janeiro e fevereiro. Para não pagar prestação nos dois primeiros meses de 2006, seria necessário ter contratado o Série 10 até 31/12/2005. Quem contratar essa modalidade a partir de agora fará jus à suspensão em janeiro e fevereiro do próximo ano.

As prestações do Empréstimo Simples tradicional (Série 12) são cobradas normalmente até o final de cada contrato, inclusive nos meses de janeiro e fevereiro. Veja no site PREVI mais informações sobre o assunto, como a tabela comparativa entre as Séries 10 e 12. Saiba também como aposentados e ativos podem renovar o Empréstimo Simples.

NORMAS IGUAIS ÀS DO BB

A decisão de limitar o comprometimento de renda do participante não é exclusiva da PREVI, que aplica a seus associados norma idêntica à do Banco do Brasil. A medida visa a evitar que todo o provento seja comprometido com consignações.