|nº 120| Dez 06

Nesta Edição » Comunicação - Transparência

Mais comunicação

Em 2006, a PREVI esforçou-se para ampliar ainda mais a transparência no relacionamento com os associados e com outros públicos. Dirigentes apresentaram os resultados de 2005 em diversos estados brasileiros. A Central de Atendimento 0800-729-0505 foi aperfeiçoada e o site trouxe melhorias, como o cadastramento de senha on-line. O Cartão PREVI garantiu mais descontos.

Mais serviços na Internet

O associado passou a poder cadastrar nova senha diretamente no Auto-atendimento do site da PREVI ou pelo 0800-729-0505. A medida trouxe mais agilidade e praticidade, já que agora é possível cadastrar a combinação numérica de sua preferência, sem precisar de terceiros, inclusive aos sábados e domingos. A senha é indispensável para consultar informações pessoais pelo Auto-atendimento e para participar de votações.
Outro serviço que ficou disponível pela Internet foi o Empréstimo Simples. Agora é feito na Intranet do BB e pelo site www.previ.com.br.  Não é mais exigido que o associado preencha um novo documento a cada concessão ou renovação. É necessário somente preencher o Termo de Adesão, enviado com o contrato de abertura de crédito do Empréstimo junto com a edição de junho da Revista PREVI.  O Termo terá validade permanente.
A Capec também passou a oferecer mais agilidade pela internet. A adesão aos planos pode ser feita pelo site da PREVI e a alteração de beneficiário também. No site, o associado também consulta dados sobre os pecúlios que possui. Para usufruir a comodidade, é preciso encaminhar à PREVI a Declaração de Responsabilidade. Esse documento, que autoriza a PREVI a acatar mudanças feitas pelo Auto-atendimento, está disponível no próprio site.

Ouvindo o associado

A solidez (84,4%) e a confiabilidade (66,6%) foram apontadas pelos associados como as principais características da PREVI. Foi o que mostrou a pesquisa realizada de outubro de 2005 a janeiro de 2006 com ativos e aposentados do Plano I e do PREVI Futuro. A pesquisa também revelou que adquirir um plano de benefícios é algo valorizado por 89% do pessoal que está em atividade. Trata-se de um complemento importante para a carreira segundo a opinião dos associados. Houve discussões com grupos de associados do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Ribeirão Preto, Salvador, Recife e Porto Alegre. Outros 800 participantes em todo o País foram entrevistados por telefone. Outra forma de conhecer a opinião dos associados foram as enquetes que começaram a ser feitas na página da PREVI. É uma forma rápida e de baixo custo de saber o que você pensa a respeito de assuntos que lhe dizem respeito.

Um ano da Revista PREVI

Em agosto, a Revista PREVI fez um ano. O antigo Boletim mensal mudou e transformou-se numa revista com novo formato, maior quantidade de páginas e publicação mensal.  A Revista também passou a ser publicada no site, antes da remessa pelo Correio. O infPREVI foi lançado também em agosto de 2005. O informativo eletrônico é enviado semanalmente por e-mail a participantes e entidades do funcionalismo do Banco do Brasil. Todos os números da Revista e do infPREVI estão disponíveis no site.

Idosos recebem Cartilha

A PREVI enviou, com a Revista de fevereiro, a Cartilha do Idoso, com íntegra do Estatuto do Idoso e explicação, em linguagem simples, de seus principais direitos. A cartilha foi remetida para associados com mais de 60 anos.

Relação com investidores

A PREVI foi convidada e apresentou seus resultados na Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais, Abamec. Para melhorar o entendimento de como os fundos de pensão funcionam e de sua importância para o País, a diretoria da PREVI também esteve na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-SP). Na ocasião, cerca de 80 profissionais ouviram explicações sobre a carteira de investimentos e as práticas de governança corporativa.

Cartão PREVI e Parcerias

Mais de 400 mil pessoas – funcionários do Banco em atividade, ex-funcionários, aposentados, pensionistas e dependentes – têm Cartão PREVI. As diversas parcerias firmadas com empresas como Brastemp, Consul, Electrolux e Positivo garantiram abatimentos exclusivos. O convênio firmado com a Chevrolet possibilitou que cerca de 1.200 associados comprassem carros em 2006 com abatimento médio de R$ 1.200,00. Na página www.previ.com.br, os associados encontram as parcerias do Clube de Benefícios.

Campanha divulga volta da Carim

A reabertura da Carim foi amplamente divulgada para mais de 58 mil associados. Foram encaminhadas correspondências, tanto convencionais como eletrônicas, além de material explicativo para os interessados. A mesma divulgação foi feita com a Capec, que passou a ter segmentação por faixa etária, com contribuição mensal proporcional ao risco. Foram assuntos que tiveram amplo espaço nos veículos de comunicação da PREVI.

Dirigentes percorrem o país

Os dirigentes da PREVI percorreram o país para encontros com associados. Apresentaram os resultados de 2005 em Fortaleza, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Manaus, Goiânia, Porto Velho, São Luís, Campo Grande, entre outras.

Apresentação na AABB, no Rio de Janeiro