|nº 123| Março 07

ESPAÇO LIVRE
Economista propõe a divisão de renda para promover o crescimento

Em A Dualidade Contemporânea no Brasil – Estratégias para Financiar um Novo Ciclo Virtuoso e Duradouro de Crescimento, Cézar Manoel de Medeiros, 67 anos, defende a idéia de que o País precisa distribuir renda para crescer. “O Brasil está crescendo. A renda per capita de quem ganha de zero a três salários mínimos aumentou quase 60% nos últimos cinco anos. Essa consciência de distribuir renda está dando certo e hoje é um consenso até entre os empresários”, avalia o economista, graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em planejamento regional pela mesma instituição e membro do Conselho de Administração da Arcelor Brasil.

O autor, que por mais de 20 anos exerceu cargos executivos no Banco do Brasil, mostra no livro que há um grande pólo de ociosidade, formado por bancos e empresas nacionais e multinacionais, que acumulam recursos financeiros, mas não investem. “Proponho mecanismos para estimular a migração dessa riqueza para atividades que precisam de investimentos, como saneamento básico e infra-estrutura”, afirma, acrescentando que a participação em ações sociais e pesquisas são algumas das maneiras de canalizar essa riqueza.

CURTA DICA




Foi Assim...
Geraldo Ananias Pinheiro,
aposentado
Editora Thesaurus
213 páginas

Geraldo Ananias Pinheiro, que por 23 anos trabalhou no Banco do Brasil, narra em Foi Assim... a luta do homem nordestino. O escritor de Santana do Cariri (CE) utiliza sua própria história para mostrar a saga de quem deixa o interior sozinho rumo às grandes cidades. O livro pode ser adquirido pelo site www.thesaurus.com.br.
Raptos Líricos – Sonetos
Erigutemberg Meneses, aposentado
Nova Letra Gráfica e Editora
128 páginas

Em Raptos Líricos – Sonetos, Erigutemberg Meneses, há 29 anos no BB, reúne versos escritos sob a forma de sonetos, sonetilhos e “cordilhos”, que, segundo ele, é a fusão entre o sonetilho e a literatura de cordel, com uma linguagem despojada. Para adquirir o livro, escreva para autor: erigutemberg@ig.com.br
Lorotas de um Aposentado
Nege Além, aposentado
Editora Prismagraf
76 páginas

Depois de ingressar no BB, Nege Além, 83 anos, passou a registrar experiências vividas e ouvidas no trabalho. Em Lorotas de um Aposentado, ele reuniu contos sobre o período em que decidiu se aposentar e as visitas que fez às agências onde trabalhou. O contato do autor é negealem@uol.com.br.
Homens e Mulheres em Contos, Amores e Conflitos
Luiz Manoel Maia,
aposentado
Editora Litteris
64 páginas

As expectativas e frustrações são temas abordados por Luiz Manoel Maia em Homens e Mulheres em Contos, Amores e Conflitos. Os contos do aposentado, que trabalhou no BB por 26 anos, são marcados pelo humor. Ele mescla fantasia e realidade para analisar o comportamento humano. Para adquirir o livro escreva para louiscel@bol.com.br.