|nº 124 | Abril 07

EDITORIAL

Momento Saudável

Nos últimos meses, percorremos o País apresentando o resultado alcançado pela PREVI no ano passado. Estivemos em localidades diferentes como Curitiba, Fortaleza, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, dentre outras. Felizmente, um grande número de associados tem aceito nosso convite e comparecido para conhecer mais de perto a realidade do seu fundo de pensão. Invariavelmente, as perguntas e questionamentos têm versado sobre o que fazer com o superávit acumulado. A despeito de outros temas relevantes como Financiamento Imobiliário, Empréstimo Simples e Capec, a grande maioria quer saber o que vai ser feito com aqueles recursos.

Poder discutir o uso do superávit para melhorar benefícios é algo extremamente positivo. Mostra que a PREVI está saudável. Essa discussão ocorre em um momento em que vemos na televisão e nos jornais a difícil situação dos participantes de um fundo de pensão ligado a uma companhia aérea. Felizmente, a PREVI vive um momento muito diferente. Graças aos superávits do Plano 1 nos últimos quatro anos, está sendo possível proporcionar mais benefícios para os participantes. No ano passado, revisamos a Parcela PREVI e reduzimos o valor das contribuições em 40%. Agora, está em discussão um conjunto de medidas que contempla antigas reivindicações dos associados.

Durante todo o processo de negociação que envolveu as representações dos participantes e o Banco do Brasil, a PREVI forneceu subsídio técnico para as discussões. Antes de o Acordo ser sacramentado e implementado, sindicatos e associações irão promover uma consulta aos seus associados, na busca da aprovação para as medidas discutidas. A PREVI vai colaborar mais uma vez e disponibiliza o sistema para a votação dos aposentados. Esta edição especial apresenta aos participantes informações sobre as mudanças propostas. O objetivo é que você possa participar da consulta de forma consciente. Leia, discuta com seus colegas e manifeste sua opinião.

Sérgio Rosa