|nº 125| Junho 07

EDITORIAL
Orgulho e Alegria

Durante o Planejamento Estratégico realizado pela PREVI em 2003, decidimos que uma de nossas metas seria “ser motivo de orgulho para seus participantes, patrocinadoras e funcionários”.

Hoje, passados quatro anos, apesar de não termos encontrado uma fórmula exata para medir o sentimento de todos em relação à PREVI, acreditamos que muitas coisas realizadas são motivo de orgulho.

É claro que, dentre todas essas coisas, as mais importantes dizem respeito à capacidade de honrar nossos compromissos e de melhorar as condições dos nossos planos de benefícios. E, nesse sentido, a conclusão de mais uma rodada de discussões sobre o aproveitamento do superávit do Plano1 nos deixa repletos de alegria.

Talvez a discussão prolongada (mas necessária) nos deixe ao final um tanto amortecidos, mas não podemos deixar que isso nos impeça de avaliar corretamente a dimensão do que está sendo feito.

A suspensão das contribuições; a adoção de medidas mais conservadoras para cálculo dos nossos passivos (com a redução da taxa atuarial e agravamento da Tábua de Mortalidade); os ajustes nos benefícios; o saneamento da Carim e sua reabertura; e a solidez da situação econômico-financeira são realizações importantíssimas e de grande repercussão econômica para todos os envolvidos. Será que poucos anos atrás nós poderíamos ter sonhado com isso?

Pois o importante é isso. É fazer as coisas acontecerem. Com consistência, equilíbrio e sustentabilidade.

E por falar em sustentabilidade, há dois outros fatos que nos deixam muito satisfeitos. A PREVI acabou de participar do primeiro encontro de todos os signatários do PRI (Princípios para o Investimento Responsável, programa da ONU) onde o Brasil, com a destacada presença da PREVI, foi reconhecido como um dos países onde a consciência e as ações de responsabilidade socioambiental mais estão avançando.

E também recebemos a presença do economista inglês David Pitt-Watson, gestor de recursos de fundos de pensão e co-autor do Livro “The New Capitalists”. Conforme vocês poderão ver na entrevista concedida por ele, nossa política de governança corporativa e de treinamento de conselheiros mereceu comentários muito elogiosos até de quem está acostumado com as melhores práticas do ambiente mais desenvolvido de negócios no mundo.

Pela felicidade em atingir todas essas realizações, continuamos perseguindo nosso sonho: ser motivo de tranqüilidade, satisfação e orgulho para todos vocês.

Sérgio Rosa