|nº 126| Jul/Ago 07

Nesta Edição » Benefícios - Uma nova fase da vida

Uma nova fase da vida

Plano de Aposentadoria Antecipada (PAA) do BB tem adesão de milhares de funcionários que partem em busca de novas perspectivas.

Maria, José, Berenice e Augusto estão entre os cerca de sete mil funcionários do Banco do Brasil que aderiram ao Programa de Aposentadoria Antecipada (PAA) lançado pelo BB no primeiro semestre deste ano. Destes, mais de seis mil já deram entrada nosdocumentos e muitos já estão com os benefícios concedidos pela PREVI. Os outros devem concluir o processo até o final do ano e se aposentar. E o perfil dos que aderiram é variado. Desde gente que estava a poucos meses da aposentadoria quanto pessoas que demorariam nove, dez anos ainda para começar a receber. Os motivos para essa opção são igualmente variados. Desde ficar mais tempo com a família até buscar novos desafios profissionais.

É o que acontece, por exemplo, com Berenice Fernandes, que era gerente de contas na agência Nova Friburgo (RJ). Ela tomou posse em 1975, saiu, mas voltou para o BB em 1989. Como faltavam ainda nove anos para sua aposentadoria, resolveu aderir ao PAA por conta dos benefícios oferecidos e para investir mais em sua carreira de desenhista. “No BB, fui caixa, trabalhei no suporte, na parte rural, em seguridade. Tudo foi muito interessante, não tenho do que me queixar, mas agora saio para trabalhar com outras coisas, com web design, animação, com música, em que faço capas de discos etc.”

Outro gerente, José Augusto Lamur, de Curitiba (PR), estava bem mais perto da aposentadoria. Para ele, faltavam apenas dois meses para completar o tempo. “Pensei em aproveitar um pouco a vida, a família. Tinha 30 anos de Banco, completei 50 de idade em novembro passado, se aguardasse o tempo que faltava, poderia não ter esse incentivo”, relata.

José Augusto diz que a carreira no Banco foi muito boa, também não tem nada a reclamar, mas que agora a vida do BB segue com os novos funcionários, com novas idéias, que mantêm o mesmo padrão.

A pernambucana Maria Elizabeth de Moura também estava a bem pouco de se aposentar quando saiu pelo PAA. Ela tomou posse em 1980, estava com 27 anos de BB quando resolveu sair. No seu caso, o que mais pesou na decisão foi a família. “Meu esposo está trabalhando fora do país, na Malásia, e resolvi acompanhá-lo”, diz Maria, que, inclusive, embarcou para a Ásia um dia depois de conceder entrevista para a Revista PREVI.

Com praticamente o mesmo tempo de Banco da Elizabeth, o brasiliense Carlos Eduardo Silva Coelho, que tomou posse em 1981, diz que no BB criou sua família e adquiriu seus bens, mas que faltavam novas perspectivas, por isso resolveu se aposentar aos 51 anos de idade. “Tenho de cuidar de problemas de saúde que adquiri, depois pretendo trabalhar na área de reciclagem, primeiro comprando e vendendo, depois produzindo, conseguindo transformar”, afirma.

Os impactos do PAA na PREVI
Cerca de sete mil funcionários do Banco do Brasil aderiram ao PAA, mas nem todos estão aposentados, porque ainda estão em processo de desligamento ou porque ainda não satisfizeram todos os requisitos. Até o fechamento desta edição, a PREVI registrava 4.679 associados com aposentadoria antecipada sem INSS já implantada e cerca de 1.500 que se aposentaram por tempo de contribuição no PAA. Para a PREVI, isso representa impacto médio de cerca de R$ 17 milhões por mês com o pagamento desses benefícios. Vale lembrar que os incentivos garantidos pelo PAA são de responsabilidade exclusiva do Banco, sem acarretar qualquer custo adicional para a PREVI.

A PREVI fez acordo com o Banco do Brasil para agilizar o processamento automático do pedido de aposentadoria pelo PAA. Sempre que no Banco é alterada a situação funcional para 805 (aposentadoria antecipada para quem aderiu ao PAA), a PREVI é comunicada. Semanalmente recebe arquivos com as informações de quem está se aposentando nessa condição. Como o BB garante todo o processo, a aposentadoria é concedida antes que a PREVI receba o Termo de Opção, documento obrigatório para a concessão. Quando o Termo chega, a Gerência de Administração de Benefícios (Geben) analisa e, caso encontre alguma divergência, comunica ao Banco.

Essa automação é válida apenas para aposentadorias em massa, normalmente ligadas a algum plano de incentivo do Banco do Brasil, como é o caso do PAA. No processamento rotineiro de pedido de aposentadoria antecipada, código 802, não é necessária automação devido à quantidade, comparativamente menor e diluída no decorrer do ano.