|nº 126| Jul/Ago 07

Nesta Edição » Gestão - PREVI FUTURO pode simular aposentadoria

PREVI FUTURO pode simular aposentadoria

O simulador está no Auto-atendimento do site da PREVI. É com antecedência que se planeja o futuro.

O pessoal do PREVI Futuro já pode projetar qual o valor de seu benefício de aposentadoria. Com o simulador que está disponível no site, você pode saber agora qual a renda estimada para a sua aposentadoria e manter o nível atual de contribuições mensais. O simulador leva em conta o valor atual do seu saldo de conta e as contribuições futuras, para simular o valor do complemento de aposentadoria a ser concedido aos 55 anos de idade.

Caso tenha algum recurso adicional, você pode fazer contribuições opcionais para aumentar a reserva e o valor de seu benefício futuro. Basta acessar a opção “Simulador de Renda”, disponível na seção de Auto-atendimento do site da PREVI, e informar o valor da contribuição opcional pretendida para verificar o impacto na sua aposentadoria.

SIMULADOR AJUDA A PLANEJAR
No PREVI Futuro, os benefícios de aposentadoria programada são custeados por três níveis de contribuições feitas para a parte II do plano.

Todo dia 20 o associado contribui com 7% de seu salário para a subparte II-a, mesma contribuição feita pelo Banco do Brasil. À medida que cresce em sua carreira e melhora seu salário, passa a fazer contribuições adicionais para a subparte II-b, com a contrapartida do Banco – estas contribuições são determinadas por um sistema de pontuação automática. Os percentuais destinados à subparte II-b podem chegar a 10% do salário e são acompanhados pelo Banco até o limite de 7%. Estas contribuições engordam o valor do saldo de conta e, portanto, o valor do complemento a ser pago pela PREVI.

A contribuição de 7% é obrigatória para todo associado e para o Banco do Brasil. Já as contribuições determinadas pelo sistema de pontuação (II-b) podem deixar de ser feitas pelo associado, e, neste caso, o Banco também ficará desobrigado de fazê-las.

O associado ainda tem a opção de fazer contribuições esporádicas, no valor que ele escolher, ou com percentuais adicionais sobre seu salário, desde que obedecido o mínimo mensal de 2%. Estes valores serão contabilizados na subparte II-c. Neste caso, as contribuições são exclusivas do participante e não haverá contrapartida do Banco.

Conforme se vê, no PREVI Futuro você pode planejar o amanhã, contribuir com valores adicionais e garantir um benefício maior de aposentadoria. Para aproveitar a oportunidade, basta você acessar o simulador no site da PREVI e verificar a conveniência de contribuir agora para aumentar seu benefício futuro.

IMPOSTO DE RENDA E RENTABILIDADE
É importante lembrar que o total das contribuições mensais à previdência privada pode ser deduzido do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda bruta.

É possível, ainda, verificar o impacto dos ganhos com as aplicações no valor da aposentadoria futura. O simulador permite a alteração da taxa de juros reais, ou seja, a rentabilidade projetada para os ativos da PREVI. Como toda a renda dos investimentos é revertida para o saldo de conta do participante, quanto maior o retorno, maior o valor das reservas e, portanto, dos benefícios futuros. A gestão dos ativos é determinante e deve ser acompanhada por todos os participantes.