PREVI

Plano 1

Preservação de Salário

Preservacao de Salario.jpg

A Preservação do Salário de Participação é uma contribuição opcional em função da perda parcial de remuneração.

Caso sua remuneração mensal tenha sido reduzida por fatores como descomissionamento, fim de adicional noturno ou mesmo a interrupção de uma substituição, você poderá pedir para verificar se houve a diminuição do seu Salário de Participação.

Nesse caso, se a média aritmética simples dos últimos 12 meses anteriores ao mês em que ocorreu essa perda de remuneração resultar num valor superior ao seu Salário de Participação do mês, então haverá uma diferença a ser preservada. Isso permitirá que não haja diminuição da média que servirá ao cálculo da sua aposentadoria.

A partir de então, o limite mínimo do salário de participação será o valor do salário preservado.

A preservação do Salário de Participação deverá ser solicitada pelo participante no prazo máximo de 90 dias, contados a partir do dia 20 do mês em que ocorreu a perda de remuneração.

O participante fica responsável pelos acréscimos de contribuições pessoais e patronais que se verifiquem sobre as contribuições mensais e anuais. Estes acréscimos acarretam a cobrança das denominadas contribuições opcionais.

É possível fazer o pedido de preservação do Salário de Participação pelo Autoatendimento do site, opção Preservação Salário de Participação. A opção traz gráficos e cálculos personalizados e indica, caso a caso, se há ou não valores a preservar.