Plano 1

Matérias

30/05/2016

Compras mensais ou semanais: o que vale mais a pena?

Ir ao supermercado semanalmente oferece maior acesso a promoções e compras mensais diminuem gastos com deslocamento

Quando trabalhava fora de casa, a blogueira e dona de casa Raquel Obst preferia fazer compras mensais no supermercado. “Naquela época, esse sistema era melhor para nós. A gente não dispunha de muito tempo - trabalhávamos o dia todo, a semana toda, e a última coisa que a gente queria era ficar no mercado”, afirma.


Depois que decidiu parar de trabalhar fora, ela se organizou para fazer compras semanais ou quinzenais, pois percebeu que traria menos gastos. “Além de gerar uma certa economia comprando somente o que precisamos no momento, evito desperdício de alimentos (e, consequentemente, de dinheiro também) e ainda tenho produtos e alimentos frescos em casa”, comenta Raquel.

Compras semanais

Para o economista André Furtado Braz, o raciocínio de Raquel faz sentido. “As compras mensais oferecem poucas vantagens. Ao comprar tudo de uma vez, o consumidor perde as promoções semanais que acontecem nas redes. Essas promoções ocorrem em vários departamentos e representam uma grande economia”, pondera. 

O economista Samy Dana concorda com essa proposta e também pontua que, ao fazer compras semanais, a vantagem é que o consumidor não precisa ter todo o dinheiro no momento. Vale atentar para os dias mais propensos a promoções. “Quando fazemos as compras no início do mês – no momento que a massa de salários é paga aos trabalhadores –, os supermercados precisam se esforçar pouco para convencer os consumidores a entrarem em suas lojas. Nessa ocasião, as promoções são raras e ocorrem em itens supérfluos. Após a primeira quinzena do mês, os consumidores já não possuem reservas robustas de seus ordenados. A partir desse momento, o esforço para os supermercados atraírem os seus clientes é maior, forçando-os a apresentarem promoções mais vantajosas. Aqui, aparece a vantagem de não realizarmos compras mensais”, explica Braz.

Compras mensais

Para quem vive uma vida corrida, as compras mensais podem ser uma opção mais adequada. “Em raras situações, o consumidor pode se ver envolvido em muito trabalho. Esse trabalho aumenta a sua renda, mas o afasta de outros compromissos, inclusive das compras semanais. Nessas situações, o tempo dedicado ao trabalho oferece renda que supera a economia que poderia ser feita visitando mais vezes o supermercado. Em tais ocasiões, as compras mensais são mais práticas e disponibilizarão mais tempo para trabalhos que reforçam o orçamento”, comenta Braz.

Na opinião de Dana, um dos fatores que podem favorecer a compra mensal é o custo com deslocamento. “Se considerarmos os gastos com o transporte em uma cidade grande, como São Paulo ou Rio de Janeiro, isso pode ser um benefício para o consumidor”, sugere.

Uma boa oportunidade para quem realiza compras mensais são os chamados atacarejos, as lojas de atacado dedicadas o consumidor comum. Alguns consumidores, inclusive, aproveitam para combinar compras coletivas com amigos e parentes. “Os atacarejos oferecem grandes descontos para compras em maior quantidade”, recomenda Braz.