Plano 1

Matérias

03/03/2015

Geração Y não entende o funcionamento dos planos de previdência

Estudo chama a atenção para a importância da educação financeira e previdenciária, visto que os jovens terão de poupar mais que seus pais, em volume financeiro e em tempo de investimento.

A maioria dos jovens de diversas partes do mundo não entende como funcionam os programas de pensão e aposentadoria. É o que revela uma pesquisa feita com mais de 1.178 pessoas da chamada geração Y, profissionais nascidos entre as décadas de 1980 e 1990 que começam a ganhar espaço no mercado de trabalho. Entre os participantes do levantamento, realizado pelo banco internacional BNY Mellon, estavam 191 brasileiros. O banco também entrevistou pessoas da Austrália, da China, do Japão, da Holanda, do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, os brasileiros têm a maior dificuldade em entender o funcionamento dos planos de previdência: 63% se enquadram nesse grupo. A média geral da pesquisa nesse quesito é de 49%. Outro dado apontado em relação aos participantes brasileiros é que 50% deles acreditam que não há produtos específicos voltados para essa geração.

O levantamento faz um alerta aos profissionais da geração Y e aos mais jovens: eles terão de poupar mais que seus pais, em volume financeiro e em tempo de investimento. Isso se justifica pelo aumento da expectativa de vida registrado em praticamente todos os países do mundo, especialmente nas economias em desenvolvimento.

Ainda de acordo com a pesquisa, 65% dos brasileiros dessa geração esperam ter acesso às mesmas fontes de renda que seus pais na aposentadoria. Nesse quesito, a variação foi muito grande de país para país: no Japão, a taxa é bem menor - 16%. Em compensação, na Austrália o índice chega a 84%.

Para os organizadores do levantamento, os resultados chamam atenção para a necessidade de informação e educação financeira para os mais jovens. “Estudantes do ensino médio e do ensino superior, jovens trabalhadores que acabaram de entrar no mercado e muitos outros públicos devem ser informados e educados sobre a importância e as alternativas de poupança para a aposentadoria”, avalia Koelle.

Se levadas em conta as características inerentes a essa geração, a tarefa de transmitir as informações pode não ser tão difícil. Como são pessoas que sempre conviveram com a internet e as ferramentas de comunicação desenvolvidas a partir dela, elas têm facilidade para se atualizar sobre os mais diversos assuntos. “São pessoas bastante ágeis e dinâmicas, capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Enquanto usam o computador, ouvem música, conversam com amigos. Já cresceram em um mundo em que a internet era uma realidade e foram criadas por pais que sempre incentivaram muito o desenvolvimento, diferente da geração anterior, que tinha pais mais rigorosos e criteriosos”, explica a consultora de negócios Rosana Rodrigues.

Para a especialista, mais que receptores, esses jovens podem ser transmissores das informações. Depois de receberem as orientações, eles têm condição de repassá-las a colegas de trabalho ou amigos de outros grupos. “Por serem assim, multitarefas, as pessoas dessa geração conseguem ir atrás de informações com grande facilidade. São pessoas muito conectadas, com grandes networks, e mantêm essa rede ativa através da tecnologia. São inovadoras e criativas, e por isso conseguem recursos, fontes e pessoas que podem ajudar a buscar as informações”, completa.

Mais PREVI

Quer conhecer mais sobre o seu plano de benefícios? Confira os vídeos do programa de educação financeira e previdenciária Mais PREVI. Com eles é possível aprender sobre como se preparar para a aposentadoria, proteger o benefício futuro em caso de perda de remuneração, saber as diferenças dos regimes de tributação, fazer contribuições adicionais e conhecer os diferentes perfis de investimento para aplicar seus recursos.

O objetivo do Mais PREVI é ajudar você, participante, a tomar as decisões certas. Para ter um futuro tranquilo, é preciso pensar nisso hoje. Conheça mais sobre o seu plano de benefícios e não deixe de aproveitar as oportunidades oferecidas pela PREVI.  Quanto mais conhecimento hoje, melhor será sua vida amanhã.