Plano 1

Matérias

01/09/2013

Saúde Financeira: boa organização tem reflexos no bolso

  .

A saúde financeira envolve uma série de cuidados que devem ser tomados em todas as etapas da vida. Um controle efetivo de gastos e de valores recebidos é essencial para que as contas do dia a dia fechem e os sonhos e objetivos para o futuro sejam realizados.

Segundo o consultor Darco Sousa , que há mais de dez anos atua como palestrante nas áreas de finanças e gestão de pessoas, não existe gestão financeira sem organização. "Em administração costuma-se dizer: se não há controle, não há gestão", afirma Darco, que é administrador de empresas por formação.

Ferramentas

Darco destaca a importância de ferramentas como planilhas, agendas e até aplicativos para celular na hora de fazer o controle da gestão financeira. Segundo ele, porém, é preciso ser organizado até mesmo para administrar o uso delas. "Por exemplo: as agendas são ótimas para lembrar-se dos compromissos, enquanto as planilhas, para calcular os valores de gastos e receitas no médio e longo prazo. Já os aplicativos para celular são ótimos porque possibilitam lançar os dados no momento em que acontecem, evitando assim que se esqueça", afirma.

O consultor lembra ainda que é preciso estar atento para não misturar as características de pessoas organizadas com metódicas. Segundo ele, os metódicos por vezes se perdem nas muitas opções disponíveis e acabam desperdiçando muito tempo.

Organizar para poupar

A personal organizer Priscila Saboia, responsável pelo site  reorganize.com.br , destaca que as pessoas organizadas normalmente conseguem poupar dinheiro ao fim do mês graças ao seu jeito de ser. Segundo a consultora, mesmo quem não costuma agir de forma organizada pode mudar de hábitos.

"O mais difícil é sempre começar, mas depois que você reunir seus gastos, colocá-los em planilhas, examinar onde o dinheiro está indo embora e como pode economizar, fica muito mais fácil manter isso nos próximos meses. Comece com alguma coisa pequena, pra não dar preguiça: faça hoje uma planilha com tudo que a família recebe de dinheiro. Amanhã você coloca no papel quanto sai todo mês em gastos fixos, depois em gastos variáveis. E assim por diante", ensina.

Tempo é dinheiro

Segundo Priscila, quem se organiza financeiramente sabe exatamente o que pode fazer com o dinheiro que tem. Para isso, algumas dicas simples devem ser seguidas. Além do uso de planilhas e da análise dos tipos de gastos fixos e variáveis, é importante manter documentos e contas organizadas " isso facilita muito, por exemplo, na hora da declaração de imposto de renda.

Além do cuidado com os gastos e finanças, a organização do dia a dia também tem reflexos no bolso. "Temos um exemplo bem comum, onde a pessoa compra coisas repetidas por falta de organização. Ela compra alimentos, produtos, bens, tudo repetido, pois não tem a organização de verificar o que tem antes de comprar. Também costumo dar o exemplo que, uma pessoa organizada acha suas coisas mais facilmente, economizando nosso bem mais precioso nos dias de hoje: o tempo", completa.

Mais PREVI

Para ler outras matérias da coluna Saúde Financeira,  acesse a página do Mais PREVI. O Programa de Educação Financeira e Previdenciária da PREVI disponibiliza aqui no site conteúdos relevantes para subsidiar o planejamento e as decisões individuais.

O espaço do Programa reúne, além de textos, informações em áudio e vídeos e links úteis.  Clique aqui , navegue pela página e veja também conteúdos sobre seu plano de benefícios, preservação do salário de participação, tributação, previdência oficial e outros assuntos que fazem diferença para o seu futuro.

Leia mais:

Controle de despesas na palma da mão
O Jimbo Mobile, aplicativo para celular lançado pela Febraban, permite ao usuário controlar as despesas fixas e mensais, emite alertas sobre a data de pagamento das contas, verifica a situação financeira dos próximos meses entre outras funcionalidades.

Dinheiro na mão não é vendaval
Com os aplicativos para celulares, a ajuda para organizar contas e manter o controle de gastos em dia pode estar, literalmente, na palma da mão.

Aplicativos ajudam a organizar o tempo e os negócios
O mercado oferece Apps gratuitos e pagos que atendem a diversas necessidades.

.

  .