PREVI Futuro

Guia do PREVI Futuro

Guia do PREVI Futuro (vigente a partir de 24/12/97)

O GUIA
 
Aqui estão reunidas as principais informações sobre os benefícios que o Plano lhe oferece, apresentadas de forma simples. Como procuramos traduzir termos técnicos e legais, é indispensável que você consulte o Estatuto da PREVI e o Regulamento do Plano PREVI Futuro, documentos oficiais que contêm informações mais detalhadas. Esses normativos estão disponíveis no site previ.com.br, na seção Conheça a PREVI. Familiarizando-se com a PREVI e com o funcionamento do Plano, você vai usufruir melhor dos seus direitos. 
 
 
COMO FUNCIONA O PLANO
 
O PREVI Futuro é o plano de benefícios dos funcionários admitidos no Banco do Brasil a partir de 24/12/1997. Diferencia-se dos planos oferecidos pelo mercado por algumas razões. A primeira é que o Banco, como patrocinador do Plano, contribui com valor igual ao depositado por você, participante, ou seja, de imediato a sua contribuição dobra todo mês. As contribuições do Banco são chamadas de patronais e as suas, de pessoais. 
 
Esses recursos são administrados pelo maior fundo de pensão da América Latina, uma instituição centenária criada em 1904 pelos funcionários do Banco do Brasil, cuja solidez permite honrar o pagamento mensal de milhares de aposentadorias e pensões. E você ainda participa da gestão desses recursos, uma vez que elege e pode ser eleito para órgãos de administração e fiscalização da PREVI. 
 
A sua contribuição em conjunto com a do Banco e a administração desses recursos pela PREVI vão lhe garantir o recebimento de renda vitalícia na aposentadoria e de pensão aos seus beneficiários. Estamos falando de um investimento de longo prazo que se somará ao benefício da Previdência Oficial (INSS), ou seja, trata-se de uma renda que vai ajudar a manter sua independência financeira como aposentado e o padrão de vida da sua família. 
 
O valor da renda de aposentadoria vai depender da sua evolução na carreira, uma vez que as contribuições mensais para o PREVI Futuro são atreladas ao salário do Banco. Você ainda pode fazer contribuições facultativas no decorrer da carreira – contribuições mensais e esporádicas. O valor e o tempo de contribuição junto com a rentabilidade vão formar o seu Saldo de Conta, que será transformado em renda na aposentadoria. Assim, a gestão desses recursos e sua rentabilidade são fundamentais para o sucesso de sua aposentadoria. 
 
Em relação à rentabilidade, os recursos alocados estão aplicados conforme a Política de Investimentos definida anualmente pelo Conselho Deliberativo da PREVI e de acordo com o Perfil de Investimento escolhido por você. 
 
Política de Investimentos: estratégia para o Plano 
 
Todo o processo de gestão dos recursos do PREVI Futuro se inicia na Política de Investimentos, uma espécie de mapa com a direção para os próximos anos. É nesse documento que a PREVI define anualmente qual é a estratégia de investimentos mais indicada para o Plano, de modo que os recursos rendam o suficiente para garantir o pagamento dos melhores benefícios possíveis. O valor da sua renda de aposentadoria será diretamente influenciado pelo resultado dos investimentos, uma vez que a maior parte do seu Saldo de Conta vem dos rendimentos. 
 
Perfil de Investimento: estratégia para você 
 

Os rendimentos do seu saldo de conta são diretamente influenciados pelo perfil de investimento que você escolhe. Ao ingressar no Plano, você é automaticamente vinculado ao perfil padrão, mas há outras seis opções disponíveis.

Para consultar o perfil padrão vigente, bem como os outros perfis, consulte a opção Investimentos e Rentabilidade >> Política de Investimentos do PREVI Futuro. A opção é facultativa e quem não optar por nenhum perfil, permanece no padrão.

 
Inscrição 
 
A inscrição no PREVI Futuro pode ser realizada a qualquer momento. Mas como a renda que você vai receber na aposentadoria será calculada com base no seu Saldo de Conta, o ideal é que você se inscreva ao tomar posse no Banco. Dessa forma, você se beneficia da totalidade das contribuições pessoais e patronais desde o início da sua carreira. 
 
Benefícios de Aposentadoria 
 
As Rendas Mensais de Aposentadoria são calculadas sobre o saldo acumulado em sua conta, resultado das contribuições pessoais e patronais e do rendimento obtido pela aplicação desses recursos pela PREVI. Quando você reunir as condições para recebimento do benefício, será efetuado cálculo atuarial para estipular sua renda mensal, tomando por base o Saldo de Conta, a expectativa de vida e a projeção da rentabilidade futura dos investimentos. 
 
Renda Mensal de Aposentadoria 
 
É o benefício solicitado a partir do atendimento das seguintes condições: 

   - estar aposentado pelo INSS. 

   - cumprir carência de 180 contribuições para o Plano. 

   - ter rescindido o vínculo empregatício com o Banco do Brasil. 

 
Renda Mensal Antecipada de Aposentadoria 
 
É o benefício solicitado a partir do atendimento das seguintes condições: 

   - contar com, pelo menos, 50 anos de idade. 

   - cumprir carência de 180 contribuições para o Plano. 

   - ter rescindido o vínculo empregatício com o Banco do Brasil. 

   - não é necessária a concessão de benefício do INSS. 

 
Renda Mensal Vitalícia 
 
Quem rompe o vínculo empregatício com o Banco tem a opção de suspender o pagamento das contribuições mensais ao PREVI Futuro e permanecer com a sua reserva na PREVI. No futuro, poderá solicitar uma Renda Mensal Vitalícia, a partir do atendimento das seguintes condições: 

   - ter rescindido o vínculo empregatício com o Banco do Brasil. 

   - ter optado pelo Benefício Proporcional Diferido (BPD). 

   - cumprir carência de 60 contribuições para o Plano. 

   - estar aposentado pelo INSS. 

 
Renda Mensal de Pensão por Morte 
 
Quando um participante que receba renda de aposentadoria vier a falecer, seus beneficiários terão direito à pensão. O valor será equivalente a 50% da renda de aposentadoria que vinha sendo recebida pelo participante, acrescido de parcela de 10% para cada beneficiário. Quem são os beneficiários de pensão Esposa ou marido, companheiro ou companheira e filhos menores de 24 anos. Outros familiares têm direito à pensão, mediante comprovação da dependência econômica e sob regras específicas. 
 
Considera-se companheiro ou companheira a pessoa que mantém união estável com o participante, assim reconhecida pelo INSS. Dessa forma, poderá ser reconhecida a união entre pessoas do mesmo sexo, quando for concedida a pensão pelo INSS.
 
 
BENEFÍCIOS DE RISCO
 
Complemento de Aposentadoria por Invalidez 
 
O PREVI Futuro também ampara o participante que esteja incapacitado para o trabalho e que se aposente por invalidez pelo INSS. Ele receberá um Complemento de Aposentadoria por Invalidez, que corresponde à diferença entre a média dos últimos 36 salários de participação (base mensal da contribuição) e o valor da Parcela PREVI (valor básico de referência para cálculo dos benefícios e contribuições). Além de receber esse benefício, o participante resgata as suas contribuições pessoais. Não há carência para a concessão do benefício de invalidez. 
 
Complemento de Pensão por Morte 
 
Caso o participante faleça enquanto estiver na ativa no Banco, será paga pensão aos seus beneficiários. O valor da pensão é calculado assim: para cada beneficiário é acrescida parcela de 10% sobre metade do valor equivalente ao Complemento de Aposentadoria por Invalidez, limitado a 100%. Os beneficiários do participante também recebem, em parcela única, o saldo das contribuições pessoais. Os benefícios de invalidez também podem gerar Pensão por Morte, cujo cálculo tem o mesmo critério. Caso o participante faleça em atividade e não possua beneficiários habilitados para receber pensão, o valor acumulado na sua reserva individual de poupança será pago aos herdeiros legais. 
 
 
CONTRIBUIÇÃO E BENEFÍCIO, UMA LIGAÇÃO DIRETA
 
Contribuição básica 
 
Ao ingressar no PREVI Futuro, você contribui com 7% do salário, descontados em folha de pagamento. Desse percentual, 6,39% vão formar o Saldo de Conta que será destinado ao pagamento da sua renda de aposentadoria e 0,61% serão usados para cobrir os benefícios de risco, garantidos por uma conta coletiva. O Banco contribui com o mesmo percentual. 
 
Contribuição de acordo com carreira melhora benefício
 
Além da contribuição básica, você pode contribuir de acordo com uma pontuação apurada mensalmente pelo sistema. Trata-se da Pontuação Individual do Participante (PIP), que é definida em função de três fatores: crescimento salarial, tempo de filiação ao Plano e crescimento salarial médio anual dos funcionários do Banco vinculados ao PREVI Futuro. Conforme a pontuação alcançada, é possível fazer mais contribuições, que vão de 0 a 10% do salário. Esta contribuição também é acompanhada pelo Banco e começa a ser descontada automaticamente na folha de pagamento quando se chega a 50 pontos. À medida que você cresce profissionalmente, essa pontuação aumenta, o que significa contribuir mais e engordar o Saldo de Conta. É uma forma de você se aposentar com uma renda mais próxima aos últimos salários da ativa. Por isso, é importante contribuir sempre com o percentual máximo permitido (10%). No Autoatendimento do site PREVI, no menu Contribuições > Contribuições 2b, você  acompanha a sua pontuação, o histórico de contribuições e consulta/altera o percentual de cobrança. 
 
Contribuição exclusiva do participante 
 
Você também pode fazer contribuições por sua conta, sem a contrapartida do Banco. Podem ser mensais, em percentual não inferior a 2% do salário, ou esporádicas, desde que não sejam inferiores a 20% do salário. Para fazer essas contribuições adicionais, é preciso acessar o site na seção “Fale Conosco”. 
 
 
TAXA DE CARREGAMENTO E CUSTEIO DE ADMINISTRAÇÃO DOS INVESTIMENTOS
 
Todas as contribuições realizadas sofrem dedução da taxa de carregamento, que é destinada a cobrir as despesas com a administração do Plano. 
 
Atualmente, a taxa é de 4% de cada contribuição. Já a administração dos investimentos é custeada pelo próprio retorno das aplicações. Esse custeio corresponde a 0,10% ao ano dos ativos totais do Plano. Feita a dedução da taxa de carregamento e do custo efetivo da administração dos investimentos, a rentabilidade é lançada de forma líquida no seu Saldo de Conta. Somados taxas de carregamento e custo de administração dos investimentos, o PREVI Futuro é um dos planos de previdência mais baratos do mercado, o que significa mais recursos disponíveis no seu Saldo de Conta e uma aposentadoria melhor. 
 
 
COMO PRESERVAR O SEU BENEFÍCIO FUTURO EM CASO DE PERDA DE REMUNERAÇÃO
 
Caso sua remuneração diminua por qualquer motivo, inclusive por perda ou rebaixamento de comissão, você poderá preservar o mesmo nível de contribuição ao Plano, garantindo o valor futuro do seu benefício. Para isso, você precisa recolher as contribuições pessoais e patronais incidentes sobre a diferença do salário atual para o salário anterior à perda. 
 
 
SALDO DE CONTA DO PARTICIPANTE
 
Cada participante tem o seu Saldo de Conta. O Saldo é apurado pela soma das contribuições pessoais e patronais menos o percentual destinado aos benefícios de risco e à taxa de carregamento, acrescida a rentabilidade líquida obtida na aplicação dos recursos. O seu Saldo de Conta servirá de base para cálculo do Benefício de Aposentadoria na data de sua concessão. Você pode consultar o seu Saldo de Conta e outras informações relativas às suas contribuições no Extrato do Participante, na seção Autoatendimento do site. 
 
De volta para o PREVI Futuro 
 
Quem permaneceu no Banco, mas solicitou o cancelamento da inscrição no PREVI Futuro, tem diferentes meios para retornar ao Plano. Uma opção é depositar o total das contribuições pessoais e patronais relativas ao período de desligamento e, desta forma, recompor integralmente o valor que deixou de acumular. A PREVI oferece empréstimo para essa finalidade, o ES Reingresso. 
 
Quem preferir pode pagar somente o valor das contribuições pessoais e patronais relativas à parte de risco do Plano (Aposentadoria por Invalidez e Pensão por Morte). Se, por um lado, essa opção pesa menos no bolso, por outro reduz o valor do benefício que você vai receber lá na frente. Logo, não se esqueça de considerar as alternativas de contribuições adicionais que o Plano oferece, mensais e esporádicas, para recuperar a capitalização do seu saldo e, consequentemente, melhorar o seu benefício futuro. 
 
 
OPÇÕES NO DESLIGAMENTO DO BB
 
• Para permanecer no PREVI Futuro 
 Se você romper o vínculo empregatício com o Banco, pode continuar no Plano. Há duas opções: permanecer pagando as contribuições (Autopatrocínio) ou suspender o pagamento delas (Benefício Proporcional Diferido – BPD). 
 
• Autopatrocínio 
 Você mantém o pagamento das contribuições relativas a sua parte e assume também a parte relativa ao patrocinador. Assim, você permanece como participante do plano com todos os direitos e benefícios previstos. 
 
• Benefício Proporcional Diferido (BPD) 
 Você suspende o pagamento das contribuições. Quando estiver em condições de se aposentar pelas regras do Plano, vai começar a receber a Renda Mensal Vitalícia, desde que já tenha 5 anos de Plano (carência de 60 contribuições). 
 
• Para sair do PREVI Futuro 
 No caso de desligamento do Banco, existem duas opções para quem decide deixar de ser participante do Plano: Portabilidade e Resgate. 
 
• Portabilidade 
 O participante transfere o Saldo de Conta para outro plano de benefícios de caráter previdenciário, operado por entidade de previdência complementar ou sociedade seguradora. Não há incidência de Imposto de Renda. 
 
• Resgate 
 Nesta opção, o participante resgata o saldo corrigido das contribuições pessoais, descontado o Imposto de Renda. Quanto às contribuições patronais, até 80% poderão ser usadas para quitar dívidas com a PREVI, como empréstimos e financiamento imobiliário. 
 
LEMBRETES
 
Regime de Tributação 
 
As contribuições mensais podem ser deduzidas do Imposto de Renda, no limite de até 12% dos rendimentos. No entanto, quando você recebe o benefício mensal ou resgata os recursos acumulados no Plano, há tributação. 
 
A legislação faculta a opção pelo Regime de Tributação Regressivo ou Progressivo. No Regime Regressivo, a tributação varia conforme o tempo de permanência dos recursos no Plano. No Regime Progressivo, a tributação é feita por faixa de rendimento conforme as tradicionais alíquotas definidas pela Receita Federal. Você pode optar por um dos regimes de tributação até o último dia útil do mês seguinte à adesão ao PREVI Futuro. Se você não se manifestar nesse período, o seu regime de tributação será o Progressivo. 
 
A escolha pelo regime de tributação é irretratável, ou seja, não poderá ser modificada posteriormente. Para auxiliar a sua escolha, há no site da PREVI um Simulador de Tributação. 
 
Extrato do Participante 
 
Você pode acompanhar a evolução mensal de suas contribuições, do Saldo de Conta e da rentabilidade do Plano no Extrato de Contribuições, disponível na seção Autoatendimento. 
 
Empréstimo Simples 
 
Linha de crédito disponível para você com os menores juros do mercado. As contratações e renovações podem ser feitas pelo site. O crédito em sua conta corrente é feito em 48 horas. O valor do empréstimo varia de pessoa para pessoa, conforme o seu salário e suas reservas pessoais no Plano. 
 
Financiamento Imobiliário 
 
O PREVI Futuro oferece financiamento para a compra da casa própria a quem completa dez anos de filiação, desde que haja recursos disponíveis no Plano.
 
Clube de Benefícios 
 
A PREVI tem convênios com empresas, lojas e sites de compras que garantem descontos e promoções para você. 
 
Fique por perto 
 
Mantenha seu endereço completo atualizado, inclusive e-mail, para garantir nosso permanente contato. Clique em Seu Cadastro, área restrita do site, ou ligue para 0800-729-0505 ou 0800 031 0505 (de segunda a sexta, das 8h às 18h). 
 
Programa Mais PREVI 
 
O programa de Educação Previdenciária, Mais PREVI, fornece informações que ajudam os participantes a tomarem as melhores decisões. Utilizando o site como principal veículo, o programa reúne vídeos, textos, cursos e links para outros conteúdos que auxiliam no entendimento dos assuntos relacionados. 
 
Atendimento 
 
Canais de comunicação do participante com a PREVI: 
previ.com.br - Fale Conosco 
Central de Atendimento: 0800 729 0505  e 0800 031 0505 
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h 
 
Pecúlios 
 
A PREVI também oferece planos de pecúlios aos seus participantes. Para saber mais, leia o Guia da Carteira de Pecúlios – Capec.