PREVI

PREVI Futuro

Perfis de investimento

A escolha que se molda aos seus planos
 
No PREVI Futuro, o valor do benefício que o participante vai receber quando da aposentadoria dependerá do saldo que tiver acumulado durante a vida laboral. O valor do montante acumulado, por sua vez, dependerá das contribuições efetuadas, do tempo de contribuição e da rentabilidade obtida no investimento dos recursos do plano.
 
Previ Futuro_Perfis de Investimento.jpg

 A PREVI trabalha para administrar os recursos dos participantes e investi-los para obter a melhor rentabilidade possível, a fim de  cumprir sua missão de garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável.

Os Perfis

Cada segmento de investimentos acumula rentabilidade diferente. A PREVI busca diversificar as aplicações para buscar a melhor combinação possível de risco e retorno. Assim, todos os anos a PREVI reavalia sua Política de Investimentos de acordo com análises técnicas sobre cenários econômicos, oportunidades de mercado e as características gerais de todos os participantes do plano, e define como os recursos do PREVI Futuro serão investidos. Ou seja, define qual o percentual mais adequado de alocação entre os segmentos renda variável, renda fixa, imóveis, investimentos estruturados, investimentos no exterior e operações com participantes (empréstimos e financiamentos).

Para tornar mais individual à exposição à renda variável de acordo com o apetite pelo risco de cada um, o PREVI Futuro oferece aos seus participantes quatro Perfis de Investimento, diferenciados pelo percentual de aplicação em ações.

 
Conheça as opções disponíveis
Perfil de Investimento Alocação de renda variável
PREVI 30 a 50%
CONSERVADOR 0 a 10%
MODERADO 20 a 30%
AGRESSIVO 40 a 60%

 

Os perfis de investimento são elaborados considerando o montante de exposição à renda variável. Quanto mais agressivo, maior o percentual de aplicação em ações e, portanto, mais exposição ao risco.

Optar por um Perfil de Investimento é uma forma de participar ativamente da gestão do seu saldo e da formação da sua reserva na PREVI. Dessa forma, o participante pode decidir, de acordo com suas próprias características e expectativas quanto quer correr de risco em busca da melhor rentabilidade.

O programa Perfis de Investimento objetiva ampliar o acompanhamento e a participação dos associados nas decisões relativas à alocação das suas reservas, adequando-as às expectativas do participante e à sua maior (ou menor) predisposição ao risco nos investimentos realizados.

O que considerar para fazer a opção

A opção por um Perfil de Investimento deve ser feita de forma muito criteriosa, pois qualquer movimento impacta diretamente no seu Saldo de Conta. Portanto, antes de migrar de perfil, analise o potencial de risco/retorno do perfil vigente e o daquele para o qual deseja migrar, e considere outras variáveis como sua idade, tempo de contribuição, quanto tempo falta para se aposentar, seu grau de tolerância para oscilações de rentabilidade e, ainda, a carência de 12 meses para uma futura migração.

Não se prenda apenas a análises pontuais de cenários.  Quando se trata de formação da sua poupança previdenciária, o seu horizonte de investimentos é o longo prazo. Portanto, estude o comportamento da rentabilidade do seu Plano em períodos longos e analise as expectativas do mercado para um período mais longo. Mas, lembre-se, rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

No Extrato de Contribuições, disponível no Autoatendimento do site, você encontra a rentabilidade do seu Saldo de Conta durante o período em que você permaneceu em cada Perfil de Investimento, o desempenho de cada um dos Perfis, as informações sobre as doze últimas contribuições para o Plano e o valor total da sua reserva acumulada.

Riscos envolvidos

Assim como qualquer outro plano, o PREVI Futuro também está exposto aos riscos de mercado, de crédito, operacional, entre outros. A relação risco x retorno é um dos parâmetros para se decidir por um investimento.  Os riscos aumentam à medida que as expectativas de retorno também se elevam. No caso dos perfis de investimento, o risco de mercado é o mais presente por ser mais associado aos investimentos em ações.

De forma simplificada, o risco de mercado se refere à possibilidade de o valor de um ativo variar em função de mudanças nos fatores formadores do preço como, por exemplo, taxas de juros, preços de ações etc. Essa variação dos preços de mercado no decorrer do tempo é a chamada volatilidade. Quanto maior a volatilidade, maior a indefinição quanto ao preço que o mercado estaria disposto a pagar no futuro.

Como funciona

A escolha do perfil de investimento não é obrigatória. O participante que não fizer sua opção automaticamente deixa seu Saldo de Conta aplicado no Perfil PREVI e, assim, permite que a PREVI continue escolhendo o percentual investido em ações. Nele, a parcela do Saldo de Conta aplicada em Renda Variável é de 30% a 50% dos recursos.

Os limites do Perfil PREVI são definidos anualmente, na Política de Investimentos do Plano PREVI Futuro. Esse é o perfil-padrão, no qual ficarão os Saldos de Conta de todos os participantes que não optarem por algum dos outros perfis oferecidos: Conservador, Moderado e Agressivo.

A primeira migração para um perfil diferente do Perfil PREVI pode ser feita a qualquer momento. Lembre-se: para fazer nova opção de perfil, o participante terá de esperar 12 meses, após a migração dos recursos para o perfil escolhido.
 

Como optar

Para optar, o participante deve encaminhar o Termo de Autorização, disponível no Autoatendimento, com sua assinatura abonada na sua dependência do Banco do Brasil. Ao receber o Termo de Autorização, a PREVI gravará o documento e liberará o acesso para que formalize sua opção.

No Autoatendimento, poderá acompanhar a rentabilidade de cada um dos Perfis de Investimento, que é disponibilizada no Extrato de Contribuições.

Fique atento

• A escolha por um novo perfil é facultativa. Você opta se quiser.
• Se não optar por nenhum Perfil, nada muda. A partir da filiação ao plano, o seu Saldo de Conta está aplicado no Perfil PREVI.
• Não é preciso ter pressa. Você opta por novo perfil se e quando quiser.
• As migrações dos recursos tem por base o seu Saldo de Conta do dia 20 de cada mês.
• A opção por um Perfil é sua, mas a gestão dos ativos é uma responsabilidade da PREVI.
• Feita a opção por novo perfil, você só poderá fazer outra escolha após 12 meses.