PREVI

PREVI Futuro

Perguntas Frequentes

 

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  • •A inscrição no PREVI Futuro é obrigatória?

    A inscrição é facultativa, mas é fundamental que a inscrição seja efetivada na posse do novo funcionário para que ele se beneficie da totalidade das contribuições pessoais e patronais a partir do início de sua vida laboral, pois a Renda Mensal de Aposentadoria é calculada com base no Saldo de Conta. (contribuições pessoais e patronais acrescidas da rentabilidade auferida).

  • •Como se faz o cálculo do Imposto de Renda na folha de pagamento?

    Acesse a seção PREVI Futuro > Conheça o Plano > Folha de Pagamento > Imposto de Renda.

  • •Qual é a taxa de Carregamento utilizada no PREVI Futuro?

    O percentual corresponde a 4% da contribuição mensal , sendo utilizada para arcar com as despesas relativas ao Plano.

  • •Posso optar por mais de um Perfil de Investimento?

    Não. O participante só pode optar por um Perfil. A partir dessa opção, poderá mudar de Perfil desde que cumpra a carência de 12 meses.

  • •A contribuição patronal também será alocada conforme o Perfil de Investimento escolhido?

    Sim, pois o Saldo de Conta do Participante é formado por contribuições pessoais e patronais.

  • •Qualquer pessoa pode ser inscrita como meu beneficiário para fins de pensão?

    Poderão ser inscritos como beneficiários: a esposa ou o marido, a companheira ou o companheiro, os filhos menores de 24 anos, para os quais a dependência econômica é presumida. Poderão, também, ser inscritos: o ex-cônjuge e ex-companheira (o), desde que recebendo pensão alimentícia, os enteados menores de 24 anos, os menores tutelados ou sob sua guarda até os 24 anos, o pai e a mãe, os irmãos menores de 24 anos, os filhos, enteados e irmãos inválidos. Esses beneficiários terão de comprovar a condição de dependência econômica e/ou invalidez, existente na data do falecimento do participante.

  • •Como se calcula a aposentadoria por invalidez?

    Seu valor é calculado com base nos 36 últimos salários de participação, descontando-se um valor de referência (chamado de Parcela PREVI Valorizada).

  • •Como proceder para desconto, alteração ou cancelamento de pensão alimentícia na folha de pagamento?

    Acesse a seção PREVI Futuro > Conheça o Plano > Folha de Pagamento > Pensão Alimentícia.

  • •Se eu romper o vínculo empregatício, posso permanecer no Plano?

    Sim, poderá permanecer. O participante que se desliga do patrocinador tem quatro opções em relação à PREVI e o prazo para tomar essa decisão é de 90 dias.

    Para continuar no plano, as opções são o Autopatrocínio ou o Benefício Proporcional Diferido, observada a carência necessária. Se quiser se desligar do Plano, há a Portabilidade ou o Resgate.

    Não havendo manifestação e não sendo o participante elegível a um dos benefícios programados, será presumida a opção pelo Benefício Proporcional Diferido, observados os requisitos necessários.

    A PREVI envia para o endereço constante do cadastro o “Extrato do Participante”, contendo as opções disponíveis, com informações customizadas logo após o recebimento da notificação do rompimento do vínculo. 

    A Central de Atendimento 0800 729 0505 pode prestar esclarecimentos e auxiliá-lo a decidir pela melhor alternativa para seu plano de previdência.

  • •Como funciona o Autopatrocínio?

    O participante que se desliga da patrocinadora mantém o pagamento das contribuições referentes à parte pessoal e passa a pagar também igual valor referente à parte patronal. Com isso, mantém plenamente sua condição de participante.

    Para definir o valor das contribuições, há duas possibilidades de base de cálculo: o último salário do cargo efetivo ou a média dos 12 (doze) últimos salários de participação, se detiver cargo comissionado. O participante é quem decide qual base de cálculo está mais de acordo com suas pretensões e possibilidades.

    Para verificar esses valores, contate a Central de Atendimento 0800 729 0505 ou mande uma mensagem via Fale Conosco, no site PREVI.

    Para optar: preencha o Termo de Opção disponível na seção Planos e Produtos > Plano PREVI Futuro > Formulários > Desligamento > Termo de Opção do Plano PREVI Futuro e envie à PREVI/Gerat, juntamente com o TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, devidamente assinado e homologado pelo sindicato. O endereço é Praia de Botafogo, 501 – 3º andar – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ – CEP 22250-040. 

  • •Tenho um plano de previdência de outra Entidade. Posso trazer esses recursos para a PREVI?

    Sim. Com o instituto da Portabilidade, a PREVI recebe os recursos financeiros de plano de benefícios de outras entidades. O plano seguirá com as mesmas características como, por exemplo, o regime de tributação, sendo também computado o tempo de contribuição do plano de origem. Os recursos oriundos de Entidades Fechadas de Previdência Complementar não podem ser resgatados. Após a portabilidade, esses recursos passam a ser administrados segundo as regras estabelecidas para o PREVI Futuro e somente poderão ser utilizados para a concessão de benefício de aposentadoria. Além disso, a legislação, também determina que recursos de planos de seguro de pessoas com cobertura por sobrevivência, por exemplo, VGBL, VRGP, VRSA, VAGP, VRI não poderão ser objeto de portabilidade.

  • •O que são os Perfis de Investimento?

    São opções de aplicação dos recursos do saldo de conta dos participantes do PREVI Futuro em diferentes percentuais de Renda Variável.

    A opção por Perfis de Investimento é facultativa. Se o participante não quiser optar, o saldo de conta permanece no Perfil PREVI. Nesse Perfil os percentuais variam conforme a Política de Investimentos. Você pode consultar a Política de Investimentos do seu Plano na opção Investimentos > Política de Investimentos.

    Além do Perfil PREVI, os outros Perfis de Investimento são:

    • Perfil Conservador: de 0% a 10% em Renda Variável
    • Perfil Moderado: 20% a 30% em Renda Variável
    • Perfil Agressivo: 40% a 60% em Renda Variável
  • •E se eu não quiser optar?

    A opção é facultativa. Ao ingressar no PREVI Futuro todos são alocados automaticamente no Perfil PREVI. Se não fizer outra opção, você permanece nesse Perfil. 

  • •Já enviei o meu Termo de Autorização. Quando poderei optar?

    Após o recebimento e habilitação do Termo na PREVI você estará autorizado a optar. Isso poderá ser verificado no Autoatendimento, opção Perfil de Investimento, clicando no botão “Alterar Perfil”. Você também receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado na PREVI. Caso seu Termo não esteja cumprindo todas as exigências, a opção não será disponibilizada e será encaminhada uma mensagem informando a pendência.

  • •Como funciona o Benefício Proporcional Diferido (BPD)?

    Após ter feito 60 contribuições ao Plano, o participante que se desliga da patrocinadora pode optar por suspender o pagamento das contribuições para quando se aposentar pela Previdência Oficial receber uma Renda Mensal Vitalícia. Caso essa renda mensal seja inferior a 10% da Parcela PREVI, na data de seu início, o Saldo de Conta será pago em parcela única.

    Para optar: preencha o Termo de Opção disponível aqui no site, na seção Planos e Produtos > Plano PREVI Futuro > Formulários > Desligamento > Termo de Opção do Plano PREVI Futuro e envie à PREVI/Gerat, juntamente com o TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, devidamente assinado e homologado pelo sindicato. O endereço é Praia de Botafogo, 501 – 3º andar – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ – CEP 22250-040. 

  • •Como funciona a Portabilidade para outra entidade ou sociedade seguradora?

    O participante que se desliga da patrocinadora pode optar pelo cancelamento do Plano de Benefícios e solicitar a transferência dos recursos financeiros correspondentes ao seu Saldo de Conta para outro plano de benefícios de caráter previdenciário, operado por entidade de previdência complementar ou sociedade seguradora. Essa opção é irrevogável e irretratável e só pode ser exercida se você for participante, no mínimo, há três anos.

    Do valor a ser portado serão amortizados os créditos a favor do Plano (Empréstimo Simples, por exemplo), bem como o Imposto de Renda correspondente ao valor do empréstimo. No plano receptor, os recursos transferidos não poderão ser resgatados e passam a ser administrados segundo as regras estabelecidas no novo plano.

    Para verificar o valor a ser portado, envie uma mensagem pelo Fale Conosco,  ou entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 729 0505.

    Para optar: preencha o Termo de Opção disponível na seção Planos e Produtos > Plano PREVI Futuro > Formulários > Desligamento > Termo de Opção do Plano PREVI Futuro e envie à PREVI/Gerat, devidamente assinado e homologado pelo sindicato. O endereço é Praia de Botafogo, 501 – 3º andar – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ – CEP 22250-040.

  • •De quanto é a contribuição para o PREVI Futuro?

    A contribuição mensal básica é de 7% do salário e será descontada em folha de pagamento a partir do mês de recebimento da ficha de inscrição. O Banco do Brasil contribui com igual valor. O valor da contribuição é distribuído da seguinte forma: 0,609984% para a Parte I (benefícios de risco) e 6,390016% para a Parte II (benefícios programados).

  • •Caso eu tenha saído do Plano, como posso reingressar ao PREVI Futuro?

    Para aqueles que solicitaram o cancelamento do Plano e que ainda permanecem com o vínculo empregatício há duas opções:

    • Pagar somente o valor das contribuições pessoais e patronais relativas à parte de risco do Plano (Parte I), referente ao período compreendido entre a data do cancelamento e a do reingresso;
    • Pagar, além dessas, as contribuições pessoais e patronais relativas ao período do afastamento para a Parte II do Plano.

    Em ambas as opções, as contribuições são corrigidas monetariamente e acrescidas de juros atuariais.

    Para auxiliar no retorno ao Plano, a PREVI oferece um empréstimo, o ES Reingresso. Mais informações sobre esse empréstimo, clique aqui  ou ligue para a Central de Atendimento, telefone 0800 729 0505.
     

  • •Caso queira mudar de perfil, como poderei fazer a opção?

    Diretamente no Autoatendimento do site da PREVI, mas primeiro você precisa imprimir e preencher o formulário Termo de Autorização para Opção por Perfil de Investimento, disponível no site PREVI, na seção Perfis de Investimentos >Termo de Autorização.

    O documento deve ser enviado à PREVI/Gerat, após abono de assinatura ou reconhecimento de firma. No caso de abono em agência do Banco do Brasil S.A., será necessária a identificação da Agência (nome e prefixo), bem como do funcionário que abonou (nome e matrícula) a assinatura do participante. O endereço para envio é Praia de Botafogo, 501 – 3º andar – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ – CEP 22250-040.

  • •Qual o período para opção?

    A qualquer tempo. No entanto, feita uma opção e consequente migração, uma nova mudança de perfil só poderá ocorrer depois de cumprida a carência de 12 meses.

  • •Depois que eu fizer a opção, quando será feita a migração do meu saldo de conta?

    As opções realizadas até o dia 19 de cada mês são consideradas para a migração do mês corrente, após o processamento das contribuições pessoais e patronais. Assim, as migrações sempre acontecem após o dia do pagamento e consideram o saldo de conta desse dia.

  • •E se eu fizer a opção no dia 20?

    Nesse caso, a migração será feita no mês seguinte.

  • •O que é Resgate?

    Ao desligar-se da patrocinadora, o participante pode requerer o cancelamento do Plano de Benefícios para receber as contribuições pessoais, deduzidos a taxa de carregamento e os créditos a favor do Plano (Empréstimo Simples, por exemplo). Os empréstimos serão amortizados/liquidados pelas contribuições patronais, até o limite de 80% desse saldo. Se a reserva patronal for insuficiente para a quitação desse montante, o valor residual será debitado nas contribuições pessoais. Além disso, será também devido Imposto de Renda.

    Não é passível o resgate das contribuições patronais. A Parte II patronal será utilizada apenas para a quitação/amortização de créditos a favor do Plano. 

    Para simular o valor a ser resgatado, envie uma mensagem pelo Fale Conosco, ou entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 729 0505.

    Para optar: preencha o Termo de Opção disponível na seção Planos e Produtos > Plano PREVI Futuro > Formulários  > Desligamento >Termo de Opção do Plano PREVI Futuro  e envie à PREVI/Gerat, juntamente com o TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, devidamente assinado e homologado pelo sindicato. O endereço é Praia de Botafogo, 501 – 3º andar – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ – CEP 22250-040.

  • •Onde posso saber mais sobre os regimes de tributação?

  • •Como posso consultar o meu Saldo de Conta?

    Aqui no site da PREVI, no Autoatendimento, informe sua matrícula e senha e consulte o Extrato de Contribuições.

  • •Há risco envolvido nessas opções por Perfis de Investimento?

    Os riscos são próprios dos segmentos nos quais são aplicados os recursos. Alguns participantes podem autorizar a PREVI a investir mais do seu saldo de conta em segmentos expostos a maiores oscilações de rentabilidade. O importante é que o longo prazo ajuda a mitigar as variações. A maioria dos participantes do PREVI Futuro ainda está longe de se aposentar. O ideal é que o participante mantenha-se informado e avalie/planeje seu futuro, considerando o curto, médio e longo prazos. A escolha será sempre pessoal e de acordo com a tolerância a riscos de cada participante.

  • •O que devo considerar na escolha de um perfil?

    Entre outros fatores, você deve levar em conta sua idade, expectativa de permanência no plano, tempo previsto para aposentadoria, e o grau de tolerância a oscilações de rentabilidade.

  • •Como saber meu saldo de conta e meu Perfil atual?

    Todas essas informações estão no seu Extrato de Contribuições, disponível no Autoatendimento do site PREVI.

  • •Quais são as condições para receber a Renda Mensal Antecipada de Aposentadoria?

    O participante pode requerer uma renda mensal antecipada de aposentadoria à PREVI. Para isso, é preciso atender às seguintes condições:

    • Ter 50 anos de idade;
    • Ter cumprido a carência de 180 contribuições;
    • Ter rescindido o vínculo empregatício com a patrocinadora e requerido o benefício no mesmo ato.
  • •Quais são as condições para receber a Renda Mensal de Aposentadoria?

    O participante pode requerer uma renda mensal de aposentadoria à PREVI desde que satisfaça as seguintes condições:

    • Estar aposentado, por idade ou por tempo de contribuição, pela Previdência Oficial;
    • Ter cumprido a carência de 180 contribuições;
    • Ter rescindido o vínculo empregatício com a patrocinadora.
       
  • •Como é calculada a Renda Mensal de Aposentadoria?

    É calculada sobre o Saldo de Conta, resultado das contribuições e da administração desses recursos pela PREVI. Quando você reunir as condições para recebimento do benefício, a PREVI efetuará um cálculo atuarial (com base na Tábua de Mortalidade em vigor e na composição do grupo familiar do participante) para estipular sua renda mensal, com ou sem reversão de pensão.

  • •E se ocorrer uma invalidez?

    Um dos benefícios do Plano é o Complemento de Aposentadoria por Invalidez. Não há carência para a concessão desse Complemento, que será devido ao participante a partir da data da concessão do benefício de aposentadoria por invalidez pela Previdência Oficial. Por se tratar de benefício de risco, conforme estabelecido no Regulamento do Plano, pode ser resgatada a parte II pessoal.

  • •O que acontece se eu cancelar meu Plano PREVI Futuro?

    Você perderá a condição de participante, deixará de efetuar contribuições para o Plano. Nesse caso, não é possível resgatar suas contribuições, o que somente é possível a partir do desligamento da patrocinadora. Também não fará jus aos benefícios de risco (Complemento de Pensão por Morte ou Complemento de Aposentadoria por Invalidez) e aos programados (Renda Mensal de Aposentadoria ou Renda Mensal Antecipada de Aposentadoria), além de estar impedido de requerer Empréstimos Simples ou Imobiliário. Além disso, no caso de solicitação de cancelamento sem que haja o rompimento do vínculo empregatício, o participante não poderá alterar seu Perfil de Investimento e o Saldo de Conta será alocado no Perfil PREVI.

  • •Como se inscrever no PREVI Futuro?

    Preencha o Formulário de Inscrição.  Depois imprima e encaminhe à PREVI, para o endereço Praia de Botafogo, 501 – 3º andar – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ – CEP 22250-040.

  • •Como posso aumentar minha contribuição para o PREVI Futuro?

    Além da contribuição básica 7%, necessariamente acompanhada pelo BB, você pode realizar outras, conforme as modalidades abaixo.

    CONTRIBUIÇÕES RELATIVAS À EVOLUÇÃO NA CARREIRA – 2B CONTRIBUIÇÕES EXCLUSIVAS DO PARTICIPANTE – 2C: ESPORÁDICA E PROGRAMADA
    Tem contrapartida do patrocinador Não tem contrapartida do patrocinador
    A partir de 1 ano de filiação ao Plano     Pode ser realizada a qualquer tempo
    Descontadas por meio da Folha de Pagamentos Descontadas em conta corrente no Banco do Brasil S.A.
    O percentual varia de 1% a 10% do Salário de Participação, dependendo da Pontuação Individual do Participante – PIP, que é obtida em função de três fatores:
    • Crescimento salarial
    • Crescimento salarial médio anual dos funcionários do Banco do Brasil vinculados ao Plano
    • Tempo de filiação ao Plano
    Podem ser:
    • Mensais – mínimo de 2% do Salário de Participação;
    • Esporádicas – mínimo de 20% do Salário de Participação
    No autoatendimento, é possível acompanhar o percentual definido em função da Pontuação Individual do Participante (PIP).
    A partir de 50 pontos é que o participante tem direito a essa contribuição.
    Para efetuar essas contribuições, você deve acessar o Autoatendimento, opção "Contribuições", "Contribuições 2c" e cadastrar sua solicitação, definindo o tipo de contribuição - mensal ou esporádica.

    Importante: utilize o Simulador de Renda, também disponível aqui no site, para verificar o impacto dessas contribuições no Saldo de Conta e na Renda Mensal.

  • •Eu nunca fiz uma opção, em que Perfil de Investimento estou?

    Todos os participantes, ao ingressar no Plano, são alocados automaticamente no Perfil PREVI. Quem não optar por outro perfil, permanece no Perfil PREVI. 

  • •Depois de aposentado, posso optar por algum dos Perfis de Investimento oferecidos para o Plano?

    Não. As regras dos Perfis de Investimento não se aplicam aos participantes em gozo de benefício. Ao requerer qualquer benefício previsto no Regulamento do Plano, o Saldo de Conta é migrado automaticamente para o Perfil PREVI. O mesmo acontece com aqueles que solicitam o cancelamento do Plano.

  • •Quais são os procedimentos para o reingresso no PREVI Futuro ?

    1) Contate a Central de Atendimento 0800-729 0505 ou o Fale Conosco > Outros Assuntos para verificar os valores devidos para o reingresso, Partes I e II, separadamente.

    2) Defina a opção de reingresso: quitação das contribuições devidas relativas à Parte I, ou às Partes I e II.

    3) Informe-se quanto às características e condições para utilização do ES Reingresso.

    4) Se for o caso de utilização da linha de crédito, defina o valor do ES Reingresso, observando o teto e a margem   consignável.

    5) Preencha e assine o Requerimento do Reingresso.

    6) Preencha e assine os seguintes documentos: Proposta ES Reingresso, Contrato do ES Reingresso e o Termo de Adesão para viabilizar a utilização da linha de crédito. Atenção: são necessárias as assinaturas de duas testemunhas em cada um desses documentos, bem como o abono da sua assinatura em qualquer dependência do Banco do Brasil ou reconhecimento de firma em cartório;

    7) Envie esses documentos por malote do Banco do Brasil ou pelos Correios à PREVI/ DISEG/Gevar, com o assunto Reingresso Plano PREVI Futuro, para o endereço: Praia de Botafogo, 501 – 3º andar – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ – CEP 22250-040.

    Categoria: Benefícios do Plano

      Qualquer pessoa pode ser inscrita como meu beneficiário para fins de pensão?

      Poderão ser inscritos como beneficiários: a esposa ou o marido, a companheira ou o companheiro, os filhos menores de 24 anos, para os quais a dependência econômica é presumida.
    Poderão, também, ser inscritos: o ex-cônjuge e ex-companheira (o), desde que recebendo pensão alimentícia, os enteados menores de 24 anos, os menores tutelados ou sob sua guarda até os 24 anos, o pai e a mãe, os irmãos menores de 24 anos, os filhos, enteados e irmãos inválidos. Esses beneficiários terão de comprovar a condição de dependência econômica e/ou invalidez, existente na data do falecimento do participante. 

  • •Existe alguma publicação que explique de forma simples as demonstrações dos planos de benefícios?

    Sim. A Comissão Técnica Regional (CTR) Centro-Norte de Contabilidade (ABRAPP), com o apoio da ANCEP, desenvolveu um gibi/cartilha com o objetivo de auxiliar o participante a interpretar as demonstrações contábeis do seu plano de benefícios. O material é educativo, com linguagem simples, acessível e de fácil entendimento. Veja aqui (pdf /3,40MB).

  • •Como faço para optar pelo Autopatrocínio, Benefício Proporcional Diferido, Portabilidade ou Resgate?

    Para optar, preencha o Termo de Opção disponível na seção Planos e Produtos > Plano PREVI Futuro > Formulários > Desligamento > Termo de Opção do Plano PREVI Futuro e envie à PREVI/Gerat, juntamente com o TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, devidamente assinado e homologado pelo sindicato. O endereço é Praia de Botafogo, 501 – 3º andar – Botafogo – Rio de Janeiro - RJ – CEP 22250-040.

    O prazo legal para efetuar a opção é de até 90 dias, contados a partir da data da perda do vínculo empregatício. Não havendo manifestação nesse prazo, e não sendo o participante elegível a um dos benefícios programados, será presumida a opção pelo Benefício Proporcional Diferido, observados os requisitos necessários.

    Ao ser informada do rompimento do vínculo empregatício, a PREVI envia para o endereço constante do cadastro o Extrato do Participante, contendo as opções disponíveis, com informações customizadas. 

    A Central de Atendimento 0800 729 0505 pode prestar esclarecimentos e auxiliá-lo a decidir pela melhor alternativa para seu plano de previdência. 

  • •Como faço para informar o óbito de uma pessoa que recebe benefício da PREVI?

    Basta  clicar aqui, preencher e enviar o formulário de Aviso de Óbito.

  • •Como solicitar o cancelamento da cobrança de mensalidade de entidade conveniada?

  • •A PREVI possui algum serviço para me auxiliar no planejamento de longo prazo para a aposentadoria?

    Sim. A PREVI oferece, desde 2011, o serviço de Assessoria Previdenciária. Trata-se de um atendimento personalizado, realizado exclusivamente por telefone.


    No caso do Plano PREVI Futuro, em função do Saldo de Conta, quanto mais cedo iniciar esse planejamento previdenciário, melhor será a Renda de Aposentadoria. 


    A equipe da Assessoria Previdenciária analisa o caso, com simulações de acordo com as informações de cada participante e, no dia e hora marcados, faz contato. O estudo inclui qualquer uma das modalidades de aposentadoria oferecidas pela PREVI e pelo INSS. É necessário agendar o serviço com antecedência, pelo Fale Conosco do site PREVI, opção "Sou participante", assunto “Aposentadoria” ou pelos telefones 0800-031-0505 e 0800-729-0505.  

  • •E se ocorrer o falecimento do participante na ativa?

     

    Os beneficiários de pensão por morte poderão requerer o pagamento da parte II pessoal, conforme estabelecido no Regulamento do Plano, e, na falta destes, os respectivos herdeiros legais.