ADMINISTRAÇÃO

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

São despesas necessárias ao funcionamento da PREVI. Referem- se a custos com pessoal, infra-estrutura, fornecedores, comunicação, entre outros, e não englobam custos específicos referentes aos investimentos, como corretores e auditores. Em 2006, as despesas administrativas foram de R$ 133,2 milhões (R$ 125,3 milhões em 2005). Segundo a legislação, o limite para as despesas administrativas é de 15% das receitas previdenciais normais. A PREVI registrou 15%, já computado o impacto da redução de 40% das contribuições previdenciais normais.


O CUSTO DOS INVESTIMENTOS

Administrar recursos envolve custos. São gestão de carteiras, custódia, corretagens pagas, consultorias, honorários advocatícios, auditorias e outras despesas relevantes. Esses valores estão publicados no Demonstrativo de Investimentos.


NOVO ESTATUTO RESTABELECE ELEIÇÕES DIRETAS E AUMENTA PARTICIPAÇÃO

A mudança do Estatuto ampliou a democracia com a escolha direta dos diretores de Administração, Seguridade e Planejamento. Outra novidade foi a criação de dois Conselhos Consultivos, um para o Plano 1 e outro para o PREVI Futuro. Cada um desses Conselhos conta com três membros titulares eleitos (e respectivos suplentes) e mesmo número de representantes indicados pelo Banco. Dentre suas funções estão: acompanhar a situação do respectivo Plano, pedir esclarecimentos ou estudos adicionais de aspectos relevantes, apresentar propostas e sugestões quanto à gestão, entre outras competências. As eleições realizadas em maio consagraram essas mudanças. Em junho, ocorreu a posse dos responsáveis pela gestão da PREVI nos próximos anos.


PLANEJAMENTO: SEMINÁRIO AVALIA RESULTADOS

Dirigentes e gerentes da PREVI participaram do Seminário de Planejamento Estratégico para avaliar os resultados alcançados nos últimos anos e traçar planos para o desenvolvimento da PREVI. Serviram como base do trabalho, pesquisas de opinião realizadas com os participantes, pesquisa de clima interno e o Programa de Desenvolvimento Gerencial. Outra fonte para as deliberações foram as auto-avaliações realizadas pelas áreas, nas quais se procurou identificar pontos positivos e pontos a serem desenvolvidos. O Seminário contou com a participação do técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho. Entre várias lições, ele destacou que a vitória de ontem não garante nada hoje. Frisou também que mais importante do que o talento é a busca
pela capacitação.


TREINAMENTO: MELHORIA DO ATENDIMENTO FOI UM DOS FOCOS

Ao todo, os diversos treinamentos desenvolvidos somaram 42.087 horas, com média de 76,66 horas de treinamento por funcionário. Destacam-se os treinamentos para aprimorar o atendimento ao associado e os relacionados às áreas de investimentos.

Para que se atenda cada vez melhor o associado, foi promovida capacitação para operadores de telemarketing e teleatendimento, com vistas a desenvolver habilidades no desempenho multifuncional do cargo. Também foi desenvolvido programa de qualidade e produtividade para capacitar os atendentes na utilização de práticas de excelência dentro da estrutura da Central
de Atendimento.

No âmbito dos investimentos, foram realizados cursos para desenvolver e aprimorar as competências profissionais necessárias ao apreçamento de ativos de Renda Variável (avaliação
de empresas).

Outros cursos e congressos trataram de temas como: Finanças, Previdência Complementar, Atuária, Investimentos, Tecnologia da Informação, Contabilidade e Controle, Gestão de Pessoas
e Organização.


TECNOLOGIA: MAIS RECURSOS E SEGURANÇA

Na área de Tecnologia da Informação incrementaram-se os serviços prestados pelo site PREVI. Toda a infra-estrutura de suporte às operações via Internet foi renovada e ampliada para operação em regime ininterrupto. Novos recursos permitiram disponibilizar o Empréstimo Simples via Internet e possibilitaram a reabertura do financiamento imobiliário.

Uma reivindicação dos funcionários na ativa foi atendida: este site está agora disponível para qualquer computador na Intranet do Banco do Brasil, sem a necessidade de acesso via Internet.

Para garantir a segurança de acesso do associado às suas informações e serviços, indispensável na sociedade digital, a área de Segurança da Informação teve sua infra-estrutura
tecnológica renovada.


PREENCHIMENTO TRANSPARENTE DOS CARGOS

No âmbito da Política de Pessoal, destaca-se a realização de diversos processos seletivos internos e externos para preenchimento de cargos na PREVI. As seleções externas são divulgadas no SisBB e no site PREVI. Foram feitas seleções para os cargos de gerente executivo, gerente de equipe e analistas. Por meio de parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi possível inclusive a implementação de provas online.


CONTROLE INTERNO GANHA COMITÊ E REGIMENTO

A legislação exige cada vez mais controle nas atividades dos fundos de pensão. A PREVI, que,
em 2004, já havia criado a Gerência de Conformidade e Controles Internos (Conin), criou o Comitê de Controles Internos e elaborou Regimento próprio para regular suas atividades. O Comitê tem entre suas funções a tarefa de disseminar a cultura de controles internos na PREVI e é coordenado
pela Conin.