Nascido no bojo da reforma estatutária de 2006, de conformidade com Resolução do Conselho de Gestão da Previdência Complementar que trata da criação de "instâncias de governança" por Plano de Benefícios, este Conselho destina-se a cuidar dos interesses dos participantes do Plano 1, que são quase 125 mil e representam 99% do patrimônio da PREVI.

Por ser este um Conselho vinculado a um plano maduro, fechado desde 1997 e dotado de recursos que excedem 105 bilhões de reais, nossa responsabilidade se avoluma. Além de reforçar o caráter democrático da gestão da PREVI, de enfatizar ainda mais um olhar acurado e permanente sobre os atos da gestão, sem que sua atuação se confunda com a missão dos demais órgãos da Caixa de Previdência, este Conselho busca ser capaz de identificar os legítimos interesses dos participantes do Plano 1 para trazê-los a debate no interior da Instituição.

Assim, atento à possibilidade da existência de distorções que penalizem alguns grupamentos do Plano - resultado decorrente muitas vezes de fenômenos ocorridos fora do âmbito da PREVI - este Conselho empenha-se, nos limites de sua competência, em tornar a distribuição dos benefícios mais equilibrada, de forma solidária e equânime, respeitados todos os cuidados com a solidez e o futuro da PREVI.

Em 2006 realizamos, além da sessão da posse, dois de nossos encontros trimestrais. Esperamos que até o final de nossos mandatos este Conselho possa ter cumprido com seu papel e justificado sua existência.