A PREVI e Você

A PREVI oferece várias formas de comunicação com seus diferentes públicos de interesse: participantes, funcionários, empresas participadas, patrocinadoras (Banco do Brasil e PREVI), órgãos reguladores e sociedade civil, entre outros. Essas iniciativas asseguram a eficácia da prestação de contas e a transparência em relação a seus processos decisórios e formas de gestão. As ações de comunicação são pautadas pelo Código de Ética e Conduta e pela Política e Diretrizes de Comunicação, que define os objetivos da comunicação com os vários públicos e lista as fontes oficiais da instituição e os valores que pautam as ações de comunicação da entidade. Essas ações passam por uma auditoria interna periódica.

Apresentação do resultado 2011

Em abril de 2012, a Diretoria Executiva realizou a tradicional apresentação de resultado do exercício anterior, com encontros entre participantes em 12 capitais brasileiras. A apresentação inicial também foi transmitida ao vivo pela internet.

Programa de Visitas

Em julho de 2012, foi retomado o Programa de Visitas às Empresas Participadas, que levou participantes da ativa e aposentados a unidades operacionais de algumas das principais companhias em que a PREVI tem participação acionária, como Metrô Rio (Invepar), Termopernambuco (Neoenergia), BRF, Randon e Embraer.

Revista PREVI

Editada bimestralmente, a Revista PREVI é enviada a todos os participantes e discute a previdência complementar desde seus aspectos mais gerais até temas de interesse específico de nossos participantes. As edições eletrônicas também estão disponíveis no site da PREVI.

Site PREVI

No website oficial, www.previ.com.br, o participante encontra todo tipo de informação sobre a entidade, desde a história e a organização da PREVI até detalhes sobre planos, produtos, políticas de investimento e dados sobre responsabilidade social e sustentabilidade, além das últimas notícias sobre a atuação da instituição.

Atendimento ao participante

Os canais de atendimento são acessíveis em todo o território nacional. A PREVI é sediada no Rio de Janeiro, sem filiais em outros locais do país. A sede mantém sala para atendimento presencial, com adaptações de mobilidade e acessibilidade. O atendimento a participantes que residem em áreas distantes é feito por meio de telefone de discagem gratuita ou por correio eletrônico.

A Central de Atendimento (0800 729 0505) conta com atendentes para tirar dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O autoatendimento pode ser realizado pelo site ou por telefone, gratuitamente (pela Central de Atendimento), 24 horas por dia, sete dias por semana. O site tem a seção “Fale Conosco”, para envio de mensagens. Veja a evolução do número de atendimentos efetuados nos últimos quatro anos:

Consultas por canal de contato
 

2009

2010

2011

2012

Canais de Atendimento

Telefone

299.025

251.343

253.390

265.671

Escrito (e-mail e cartas)

47.805

49.119

53.487

53.321

Presencial

8.625

5.561

6.049

7.300

Canais de Autoatendimento

Internet

3.112.627

5.131.239

5.095.298

6.274.485

Central 0800

99.083

88.335

87.632

87.674

Total

3.567.165

5.525.597

5.495.856

6.688.451

Pesquisas de satisfação

A última pesquisa de satisfação foi realizada em 2011. Os participantes ativos e assistidos avaliaram a gestão, os produtos e serviços, os veículos de comunicação e o atendimento da PREVI. A pesquisa também avaliou a imagem da entidade, que obteve índice de satisfação de 79,8%. Essa pesquisa não possui periodicidade determinada, mas é realizada, em média, a cada dois anos e meio, por institutos de pesquisa contratados, com metodologia qualitativa e quantitativa.

O Atendimento também mantém uma pesquisa de satisfação diária. A pergunta é única: qual o seu grau de satisfação com o atendimento recebido? As respostas possíveis são: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito. Em 2012, das pessoas que se manifestaram, 84% declararam-se satisfeitas ou muito satisfeitas.

Avaliação nos eventos

A PREVI também realiza pesquisas específicas de satisfação sobre eventos realizados pela instituição. Durante as apresentações do resultado de 2011 pela Diretoria Executiva (nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador e Belém), foram colhidas avaliações de 987 participantes. Um total de 94% dos respondentes atribuiu os conceitos “Bom” e “Ótimo” para o quesito “Organização e Apoio”, uma melhora expressiva em relação a 2011.

Em 2012, houve a revisão do conceito do Encontro de Conselheiros, que passou a ser denominado Encontro PREVI de Governança Corporativa. Essa mudança deu mais amplitude ao evento e possibilitou a participação de um público maior e mais diversificado. O evento foi avaliado por 206 participantes. No quesito “Organização”, 99% deles classificaram como “Ótimo” ou “Bom”, um dos melhores resultados de todas as 13 edições.

A PREVI realizou, em 2012, mais uma edição do Encontro de Síndicos, para aprimorar os processos de gestão e promover a troca de informações e experiências entre analistas da PREVI e síndicos de imóveis nos quais a entidade investe. O resultado do encontro foi positivo, e 97% dos participantes avaliaram os palestrantes e a pertinência dos temas como “Ótimo” ou “Bom”.