Relacionamento com os públicos de interesse

 

Apoiada nos pilares da credibilidade e da transparência, a PREVI busca aprimorar o diálogo com os seus diversos grupos de relacionamento, como órgãos e entidades de classe e poder público. Entretanto, o seu público prioritário é formado pelos associados, com os quais a Entidade está comprometida em ampliar e aprimorar cada vez mais os canais de comunicação. É importante interagir e levar informações precisas sobre o andamento dos planos, as opções de investimento e as mudanças no mercado e na gestão interna para que a PREVI cumpra plenamente a sua Missão.

Os funcionários têm um papel primordial no alcance de nossos objetivos. A busca pelo engajamento estruturado é o que permite um ambiente de aprendizado e qualidade de vida. Também é fundamental a comunicação com os participantes da ativa (funcionários do Banco do Brasil) para ampliar o conhecimento sobre os planos e auxiliar nas decisões de investimento ao longo da vida laboral. A PREVI se relaciona de forma transparente e institucional com os demais órgãos do sistema de previdência, com as empresas participadas, com instituições da sociedade civil e com órgãos de classe e do governo.

Em 2014, diversas ações em prol da transparência foram iniciadas, aperfeiçoadas ou continuadas, como a elaboração do Relatório Anual seguindo a versão G4 da Global Reporting Initiative (GRI), metodologia mundialmente difundida na elaboração de relatórios, e a participação da PREVI no board do Comitê Internacional de Relato Integrado (IIRC). É foco da PREVI ser cada vez mais transparente e estimular que seus pares no setor de previdência e as empresas participadas também o sejam.

Públicos da PREVI

G4-37, G4-25

Anualmente – no processo de revisão da materialidade, na revisão do plano estratégico e na análise das demandas recebidas –, a PREVI identifica novos grupos de relacionamento e de interesse, seja no cenário nacional ou internacional.

Stakeholders

Públicos e órgãos com os quais a PREVI interage:

  • Participantes do Plano 1, do PREVI Futuro e da Capec, pensionistas e seus beneficiários
  • Banco do Brasil
  • Funcionários e terceirizados da PREVI
  • Funcionários da ativa do Banco do Brasil
  • INSS
  • Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi)
  • Governo federal e órgãos reguladores do setor
  • Parceiros do Clube de Benefícios
  • Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp)
  • Princípios para o Investimento Responsável (PRI)
  • Empresas participadas, seus acionistas e conselhos de Administração e Fiscal
  • Síndicos, administradoras e coproprietários dos empreendimentos imobiliários
  • Imprensa
  • Entidades representativas dos funcionários e aposentados do BB
  • Sindicatos
  • Associações ligadas ao setor de previdência
  • Outros fundos de pensão
  • Órgãos como IIRC, OCDE, entre outros
  • Fornecedores

Comunicação e relacionamento

G4-37, G4-26

Durante o ano de 2014, a PREVI participou de diversos eventos e ampliou sua comunicação com órgãos representativos e iniciativas internacionais, o que proporcionou uma intensa troca de experiências e conhecimento. Como maior fundo de pensão da América Latina, a Entidade tem uma grande responsabilidade pela imagem setorial no País e, por isso, busca ser propagadora de boas práticas entre todos os públicos com que se relaciona.

Internamente, também há a busca pela ampliação dos canais de diálogo, tanto entre seus funcionários quanto com os associados. Em 2014, oportunidades de melhoria foram mapeadas, como a interação através das mídias sociais e a instalação de uma ouvidoria, prevista para ser implantada em 2015.

Atendimento ao participante

Os canais de atendimento são acessíveis em todo o território nacional. A PREVI é sediada no Rio de Janeiro, sem filiais em outros locais do País. A sede mantém sala para atendimento presencial, com adaptações de mobilidade e acessibilidade. O atendimento a participantes que residem em áreas distantes é feito por meio de telefone de discagem gratuita ou por correio eletrônico.

A Central de Atendimento (0800 031 0505 e 0800 729 0505) conta com atendentes para tirar dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já o autoatendimento pode ser realizado pelo site ou por telefone, gratuitamente, 24 horas por dia, sete dias por semana. FS 13 Em 2014, foram realizados 8,39 milhões de acessos. Além disso, a PREVI conta com a rede de agências do Banco do Brasil, constituída de cinco mil pontos de atendimento, sendo 70 no exterior, em 24 países. Por meio das agências, os participantes podem requerer benefícios como pensão por morte e pagamento de pecúlio.

Acessibilidade

A PREVI ocupa dois andares FS 14 no Centro Empresarial Mourisco, em Botafogo, prédio com instalações modernas e boas condições de acessibilidade. O prédio dispõe de facilidades para cadeirantes e para deficientes visuais: vagas próximas às catracas, acessos especiais com rampas, catraca especial com sensor de aproximação, elevadores com sensores para abertura automática das portas e sinalização dos andares em Braille. A área de atendimento presencial é espaçosa, com banheiros especialmente adaptados para cadeira de rodas. Já o portal da PREVI conta com recurso para aumentar a fonte dos textos, o que facilita a leitura, especialmente para pessoas idosas ou com dificuldades visuais.

Atendimento por canal de contato G4-50

Tipo 2012 2013 2014
Telefone 265.671 219.507 237.536
E-mail/cartas 53.321 55.030 63.980
Presencial 7.300 5.527 6.841
Autoatendimento
Internet 6.274.485 8.348.764 8.320.397
Central 0800 87.674 85.042 73.417
Total 6.688.451 8.713.870 8.393.814

Natureza dos contatos em 2014 G4-50

Dúvidas 312.232 98,9%
Sugestões 668 0,21%
Elogios 128 0,04%
Reclamações 2.679 0,85%
Denúncias 0 0

Os participantes podem se manifestar por telefone ou pelo Fale Conosco, no portal da PREVI. A resposta pode ser dada imediatamente ou após análise da área gestora do produto ou serviço objeto do contato. Também é feito contato de pós-atendimento para retorno ao participante que se manifestou.

Eventos

G4-26, G4-16

A realização e a participação em seminários, congressos e workshops são uma ferramenta fundamental para ampliar a interação com os variados públicos e nos posicionarmos diante dos diversos setores com os quais nos relacionamos. Sob esse aspecto, entre os eventos de que participamos, direta ou indiretamente, ou promovemos, destacam-se os descritos a seguir.

Princípios para o Investimento Responsável (PRI)

A PREVI foi a primeira signatária da América Latina do PRI, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas e de um grupo de líderes da comunidade internacional de investimentos. Em 2014, a PREVI participou de dois importantes eventos no âmbito do PRI: a reunião da Iniciativa com o secretário-geral da ONU, em Nova York, e a realização de um encontro no Rio de Janeiro para discutir as estratégias do PRI para os próximos anos, além de apresentar críticas, sugestões e demandas (leia mais no capítulo Investimentos responsáveis).

Eventos da OCDE

A PREVI foi convidada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais, para apresentar a visão do investidor institucional em um painel do workshop Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais – Implementação no Setor Financeiro (leia mais no capítulo Investimentos responsáveis). A PREVI também participou do II Fórum da OCDE sobre Conduta Corporativa Responsável, realizado em Paris (França). Durante o evento, foram levantadas questões sobre a importância de as empresas observarem boas práticas em seus respectivos campos de atuação, respeitando as condições de trabalho na cadeia produtiva. O incentivo ao desenvolvimento local sustentável nas áreas de atuação das organizações também esteve na pauta do encontro. A PREVI integrou o painel “Conduta corporativa responsável no setor financeiro”, por meio de um representante do Gabinete da Presidência. E, em novembro, o diretor de Participações, Marco Geovanne, esteve no evento OECD Roundtable on Long-Term Investment, no qual participou de um painel sobre governança corporativa.

Participação na Abrapp

Em 2014, a PREVI ampliou a interação com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Além de participar dos congressos anuais e integrar várias comissões técnicas da associação, em fevereiro, o então presidente da PREVI, Dan Conrado, foi escolhido para presidir seu Conselho Deliberativo. A escolha refletiu o reconhecimento das boas práticas da PREVI, que vem buscando trabalhar pelo setor de previdência complementar e fortalecer a posição da Abrapp em relação a questões relevantes, como gestão baseada em risco – na qual a Entidade é pioneira –, educação previdenciária e qualificação profissional. Com a aposentadoria de Dan Conrado, o assento da PREVI no Conselho Deliberativo da Abrapp ainda não havia sido preenchido até dezembro.

15.º Encontro PREVI de Governança Corporativa

Realizada nos dias 15 e 16 de setembro, a 15.ª edição do Encontro PREVI de Governança Corporativa reuniu cerca de 500 pessoas. Com o tema “Prosperar em Tempos de Incerteza”, foram debatidas estratégias e práticas de governança que podem assegurar sucesso e alta performance de forma consistente, mesmo em meio às mudanças características do ambiente de negócios atual. Também foi discutido o quanto executivos, investidores, gestores de recursos e conselheiros contribuem para a performance das companhias e sua longevidade. Entre os palestrantes esteve Morten Hansen, professor da Universidade da Califórnia e um dos autores do livro Vencedoras por Opção (Great by Choice), inspiração para o tema do encontro em 2014.

Encontro Nacional PREVI & Gepes

O Encontro Nacional PREVI & Gepes busca dar informações sobre a PREVI e seus planos aos funcionários das Gerências Regionais de Gestão de Pessoas (Gepes) do Banco do Brasil, para que esses conhecimentos sejam repassados aos novos funcionários do BB no momento da posse, com vistas à adesão aos planos PREVI Futuro e Capec.

O encontro, que reúne gestores e técnicos da PREVI e do Banco do Brasil, recebeu cerca de 100 pessoas, com o objetivo de fortalecer o comprometimento de todos os participantes com estratégias, objetivos, desafios e resultados de filiação aos planos de benefícios oferecidos pela PREVI. Em 2014, o tema do evento foi “PREVI & Gepes: proteção para toda uma vida!”.

Com a capacitação realizada nos eventos, os resultados alcançados nas adesões no momento da posse são notórios, de 93% de filiações no PREVI Futuro e quase 70% à Capec. Com isso, podemos dizer que o treinamento dos funcionários das Gepes para apresentação da PREVI no momento da posse de funcionários do Banco do Brasil é estratégico para angariar inscrições nos planos de benefícios e de pecúlio.

Além do encontro, desde 2012 a PREVI oferece aos analistas das Gepes o curso de Introdução à PREVI. Em 2014, 17 analistas das Gepes participaram do curso, que foi ministrado na sede da PREVI, no Rio de Janeiro, e se capacitaram a atuar como disseminadores de conhecimentos previdenciários no Banco.

Visitas a empresas e empreendimentos

Em 2014, os projetos imobiliários em que a PREVI possui participação também foram inseridos no Programa de Visitas. Até então, apenas as principais companhias em que a Entidade possui participação acionária recebiam os participantes da ativa e aposentados para conhecer as suas instalações. Essa atividade busca aproximar a PREVI de seus associados e mostrar onde estão investidos os recursos que permitem o pagamento dos seus benefícios. Cerca de 15 dias antes da data da visita, a Gerência de Comunicação e Marketing envia um e-mail marketing a todos os associados residentes na cidade onde está localizada a empresa ou empreendimento a ser visitado. Os 20 primeiros a responder ao e-mail são convidados a participar da visita.

Em maio, um grupo formado por 15 aposentados conheceu o Edifício Birmann 21, localizado na Marginal Pinheiros, em São Paulo. O gerente de administração do edifício falou sobre a estrutura do empreendimento, que abriga cerca de cinco mil profissionais. O Edifício Birmann 21 foi construído em meados da década de 1990. Detém o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de construção sustentável, concedido pelo Conselho de Construção Sustentável dos EUA. O Birmann 21 foi certificado na categoria EB® – Existing Building, que atesta o compromisso de edificações já erguidas com a sustentabilidade.

Também em maio, participantes visitaram o Shopping Barra, em Salvador, Bahia, e foram recebidos pela equipe de administração do próprio Shopping e por três funcionários da PREVI. Os convidados assistiram a uma apresentação sobre os investimentos imobiliários da PREVI em shopping centers e receberam informações sobre o empreendimento. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica pelas instalações do Shopping e conhecer as atividades operacionais e a estrutura física do prédio.

Dois milhões de pessoas por mês

O Shopping Barra tem movimentação de cerca de dois milhões de pessoas por mês, gera 3.500 empregos e possui uma rede de pequenas, médias e grandes empresas fornecedoras que operam ao seu redor.

PREVI 110 Anos

Para marcar seu aniversário de 110 anos, a PREVI optou por celebrar a data lançando um olhar para o que está adiante, e não somente para celebrar sua trajetória de êxitos.

Por isso, desenvolveu diferentes ações com seus públicos de relacionamento. Em abril, a realização do seminário O Futuro da Previdência Complementar Fechada constituiu uma importante contribuição da Entidade ao enriquecimento das discussões sobre oportunidades e desafios do setor de previdência complementar fechada no País. O evento contou com a presença de profissionais da PREVI, de outros fundos de pensão e de entidades ligadas ao sistema de previdência complementar.

O reconhecimento pelo trabalho e dedicação dos funcionários se deu com um café da manhã na data do aniversário, realizado na sede da PREVI, quando foi apresentada uma série de quatro vídeos em que participantes do Plano 1 homenageiam seus filhos, também funcionários do BB e participantes do PREVI Futuro. Os vídeos foram exibidos originalmente no Encontro de Lideranças do Banco do Brasil (Enlid) e representaram um olhar externo que deu a dimensão do papel da Entidade na vida das pessoas. A celebração da data contou ainda com peças promocionais nos principais veículos de comunicação da PREVI.

Ao completar 110 anos, a PREVI consolida sua posição no mercado previdenciário brasileiro, em uma história de crescimento e assertividade que antecede a criação da Previdência Oficial no Brasil. Para saber mais sobre a história da Entidade, consulte a linha do tempo em nosso site (http://www.previ.com.br/a-previ/nossa-historia/).

Encontro de Síndicos e Guia de Orientação ao Síndico

Em novembro, foi realizado o Encontro de Síndicos 2014, evento que busca promover debates e a troca de experiências entre executivos da PREVI e síndicos que administram os imóveis em que a Entidade possui participação. O evento, que é realizado desde 2010, tem como objetivo debater temas relevantes para o dia a dia da gestão condominial de imóveis comerciais. No evento realizado em 2013, por exemplo, os participantes puderam avaliar o conteúdo do Guia de Orientação ao Síndico, lançado pela PREVI em maio de 2014, e apresentar sugestões, que foram incorporadas ao texto original.

O guia é uma publicação específica para os gestores que atuam nos imóveis comerciais, partilhando a experiência acumulada na gestão. Além dos síndicos, pretende auxiliar outros interessados no mercado imobiliário, como gerenciadoras de propriedade, prestadoras de serviços em condomínios, empresas de engenharia e consultores. A publicação está disponível no site da PREVI.

Fórum de investimentos imobiliários

Em novembro, a PREVI realizou a primeira edição do Fórum PREVI de Investimentos Imobiliários. O evento reuniu executivos, profissionais do mercado, síndicos de investimentos imobiliários, parceiros negociais e institucionais e gestores de fundos, consultorias e outros fundos de pensão. O principal tema debatido foram os potenciais acontecimentos capazes de influenciar o setor de imóveis no Brasil. Após a apresentação sobre o cenário macroeconômico, debateu-se sobre o comportamento do mercado imobiliário em 2014 e perspectivas para 2015 sob a ótica do atual momento do ciclo imobiliário nos setores corporativo, de shopping center e logístico. Os debatedores, bem como os demais participantes, puderam trocar experiências e opiniões, gerando um ambiente propício à troca de informações.

Seminário de Comunicação

Em novembro, foi realizado o Seminário de Comunicação Banco do Brasil e PREVI, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. O evento, que pelo terceiro ano consecutivo foi uma parceria entre PREVI e BB, teve palestras e debates sobre temas como comunicação interna e novas mídias, além de reflexões sobre ética, cotidiano e comportamento. Nos três dias de seminário, foram realizadas dez palestras e quatro debates. Os funcionários que participaram do seminário puderam fazer consultas sobre os planos de benefícios e tirar dúvidas em atendimentos presenciais, que representaram uma importante oportunidade de sensibilizar os profissionais de comunicação do Banco do Brasil presentes no evento para a disseminação de informações sobre a PREVI em seus locais de trabalho.

Apresentação dos resultados nas principais capitais

Em março de 2014, a Diretoria Executiva realizou a apresentação dos resultados do ano anterior ao vivo pela internet, respondendo a perguntas dos participantes. Os números de 2013 também foram apresentados presencialmente nas capitais de 11 estados e do Distrito Federal, que juntos reúnem cerca de 85% dos participantes da PREVI.

Educação previdenciária

FS16
Em contexto

Linhas básicas de ação do Mais PREVI FS 16

  • Apresentação dos planos PREVI Futuro e Capec a todos os funcionários que tomam posse no Banco do Brasil, com esclarecimento de dúvidas e recebimento das adesões.
  • Programa Perfis de Investimento para a fase de acumulação do Plano PREVI Futuro, com quatro opções de perfil, de acordo com percentual de alocação em renda variável: Conservador, Moderado, Perfil PREVI e Agressivo.
  • Preservação do salário de participação (SP) por meio de aplicativo no autoatendimento do site PREVI, em que se pode simular e autorizar as contribuições opcionais. Em 2014, 6.924 associados autorizaram preservar seu salário de participação.
  • Desenvolvimento de cursos como Introdução à PREVI, cuja temática é a história da PREVI, a previdência social, a previdência complementar, a estrutura dos três planos, noções gerais sobre a construção de uma Política de Investimentos, operações com participantes e estudo sobre o balanço patrimonial.

Desde 2009, a PREVI trata com prioridade esse tema e busca disseminar orientações que vão da formação de poupança aos benefícios previdenciários. Essa preocupação evoluiu, em 2010, para a criação do Mais PREVI, um programa de educação previdenciária composto dos pilares Informação, Instrução e Orientação, de acordo com a recomendação do órgão regulador (Previc).

Todos os planos de benefícios são envolvidos no programa. O Plano 1 conta com ações voltadas para o momento da aposentadoria, com orientação exclusiva e individual ao participante. Há também o trabalho contínuo de esclarecer dúvidas dos participantes e pensionistas. Para o PREVI Futuro, as ações se concentram no nível informativo, por se tratar de um plano novo e em fase de acumulação. Por ser um plano de contribuição variável, é importante ampliar o conhecimento dos participantes sobre a acumulação, já que o volume poupado influencia o valor do benefício.

Na adesão aos planos de benefícios (PREVI Futuro e Capec), novos participantes recebem um kit, contendo o regulamento e o guia, com informações simplificadas de cada plano. Além desse material, com o intuito de dirimir o maior número de dúvidas dos participantes, estão incluídos no kit um encarte de tributação, um guia explicativo sobre Perfis de Investimento e o Estatuto da PREVI. A padronização do material explicativo faz parte do esforço da Entidade de prestar o máximo de informações aos participantes. Como a maior parte das adesões aos planos é realizada nos eventos de posse, esses kits são distribuídos aos participantes pelas Gepes, consolidando o trabalho estratégico de divulgação proporcionado pela parceria entre o BB e a PREVI.

Os regulamentos e as cartilhas dos planos (Plano 1, PREVI Futuro e Capec) também estão disponíveis no site. No mesmo local, o participante encontra instruções mais detalhadas sobre serviços como Empréstimo Simples, Financiamento Imobiliário, contribuições adicionais e preservação do salário de participação, que podem ser acessadas por meio do link direcionado aos planos e produtos ou, precedendo a utilização dos serviços, no campo de autoatendimento.

Em 2014, a PREVI concluiu a produção de uma nova série de 12 vídeos para ajudar o participante a conhecer melhor o seu plano de benefícios. Com eles, é possível aprender sobre como se preparar para a aposentadoria e proteger o benefício futuro em caso de perda de remuneração, saber as diferenças dos regimes de tributação, fazer contribuições FS 16 adicionais, conhecer os diferentes perfis de investimento para aplicar seus recursos e requerer o benefício. Os vídeos podem ser assistidos no portal PREVI, na área dedicada ao programa.

Para 2015, todas as ações de Educação Previdenciária serão continuadas e aprimoradas. Está prevista a inclusão do tema nas mídias do Banco do Brasil, o que irá ampliar a integração com a patrocinadora.

Assessoria Previdenciária G4-27

A Assessoria Previdenciária é destinada aos participantes que se aproximam do momento da aposentadoria. O participante pode agendar data e horário — pela Central 0800 031 0505 ou 0800 729 0505 ou pela seção Fale Conosco do site — para ser atendido por telefone por um especialista, que o auxilia no planejamento de sua aposentadoria. A consulta dura em média 30 minutos. Após uma análise prévia da situação do participante, os analistas prestam assessoria sobre quaisquer modalidades de complemento de aposentadoria concedidas pela PREVI ou pelo INSS.FS 16

Em 2014, o serviço foi ampliado e o número de assessores dobrou, em vista do número crescente de associados aptos a requerer o benefício, tanto no Plano 1 – em que todos os participantes reunirão condições para se aposentar nos próximos dez anos – quanto no PREVI Futuro – cujos primeiros participantes a ingressar passaram a reunir condições a partir de 2013, quando o plano completou 15 anos. A ampliação permitiu que fossem realizadas 2.760 assessorias previdenciárias em 2014, das quais 59 foram para o PREVI Futuro. Desde 2013, todos os participantes atendidos pela Assessoria Previdenciária recebem, por e-mail, uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento. De caráter voluntário, a pesquisa registrou índice de satisfação de 99,5%. G4-53, PR5

Mais PREVI em 2014

G4-26, G4-27
Atendimento local

Em setembro, uma ação de âmbito informativo do Mais PREVI foi realizada na sede da Entidade. Durante três dias, os funcionários foram recebidos pelos colegas da Gerência de Atendimento ao Associado (Gerat) em um espaço montado para atendimento e esclarecimento de dúvidas. Durante o evento, foram respondidas muitas questões sobre contribuições adicionais 2B e 2C, preservação do salário de participação, Capec e atualização de cadastro. Foram 74 atendimentos para participantes do Plano 1 e 171 para participantes do PREVI Futuro, o que totalizou 245 atendimentos.

Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil

A PREVI esteve presente no 25.º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, que aconteceu em São Paulo, nos dias 6, 7 e 8 de junho. Uma equipe atendeu os funcionários, com a realização de agendamentos no programa de Assessoria Previdenciária, inscrições e alterações no plano de pecúlio e assinaturas de termos de adesão ao Empréstimo Simples e de autorização para alteração do perfil de investimento. Além disso, o congresso possibilitou a ampliação do relacionamento com os associados na ativa. Funcionários do BB que participaram do congresso também puderam responder à pesquisa O que Você Precisa Saber para Ter o Futuro que Você Quer?, com perguntas sobre os planos e produtos da PREVI.

Encontro de Lideranças do Banco do Brasil (Enlid)

Evento realizado entre os dias 17 e 28 de março, em Brasília, reuniu cerca de dez mil funcionários do Banco. A PREVI montou um estande no encontro e recebeu 2.536 visitas. Foi uma ótima oportunidade para os participantes da ativa esclarecerem dúvidas com técnicos e assistir a vídeos informativos sobre previdência. Além disso, foi realizada uma campanha de adesão e de elevação de modalidade da Capec, na qual 1.726 funcionários se inscreveram nos pecúlios morte, invalidez e especial e 463, que já tinham pecúlios contratados, realizaram upgrade de plano para a modalidade Executivo. O sucesso da iniciativa mostra o interesse crescente dos funcionários pela educação previdenciária e por informações e características dos planos e produtos da PREVI.

Além do estande, a PREVI participou do painel Vida e Carreira, em que o então presidente Dan Conrado, o presidente do Conselho Deliberativo da PREVI e vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do BB, Robson Rocha, e os diretores do BB Carlos Neri (Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas), Rodrigo Santos Nogueira (Unidade de Desenvolvimento Sustentável) e Carlos Netto (Gestão de Pessoas) conversaram com o público sobre temas como capacitação e voluntariado.

PREVI participa do Cinfabb, em Salvador

A PREVI participou, com um estande, do Campeonato de Integração dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (Cinfabb), que em 2014 aconteceu em Salvador, Bahia. Cerca de 1.400 atletas das equipes das Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABBs) participaram do evento. Foi a segunda vez que a PREVI participou do Cinfabb, que está na sua vigésima edição. Os associados puderam visitar o estande da PREVI e esclarecer dúvidas, conhecer as ferramentas e utilizar os serviços do autoatendimento do portal, com o auxílio de uma equipe de funcionários. Foram atendidas 424 pessoas, e cerca de 300 receberam orientação para utilizar o autoatendimento do portal PREVI.

Público interno

G4-26, G4-27, LA1

O quadro funcional da PREVI é formado por empregados próprios, funcionários cedidos pelo Banco do Brasil, terceirizados, estagiários e jovens aprendizes. A PREVI adota o modelo de seleção por competência, que é aplicado desde os cargos iniciais até os gerentes executivos.

Os funcionários advindos do Banco do Brasil passam por um processo de seleção que inclui avaliação curricular, prova de conhecimentos, avaliação comportamental e entrevista. Em 2014, quatro cargos de gerência executiva foram repostos por meio de processo seletivo. Para os cargos de suporte administrativo do quadro próprio da PREVI, como atendentes, auxiliares administrativos e secretariado, o processo de contratação por recrutamento e seleção é feito no mercado, com divulgação no site. Trata-se de minucioso processo seletivo que garante uma equipe altamente qualificada.

Ao fim de 2014, a PREVI contava com 624 funcionários próprios e 206 terceirizados, somando 830 profissionais. Do total de funcionários próprios, 338 são homens e 286 são mulheres, com baixo índice de rotatividade. Em 2014, 55 novos funcionários ingressaram nos quadros da PREVI e 40 deixaram a Entidade.

 

Total de trabalhadores por tipo de emprego, contrato de trabalho e região, discriminado por gênero G4-10

Número de funcionários por nível funcional 2012 2013 2014
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Diretoria 6 0 6 0 4* 1
Gerência 61 26 58 28 58 32
Chefia/coordenação 3 0 1 0 0 0
Técnica/supervisão 3 0 3 1 0 3
Administrativo 180 138 202 147 212 142
Operacional 69 89 59 87 58 95
Trainees 0 0 0 0 0 0
Terceirizados 152 80 166 63 155 51
Aprendizes 3 6 3 6 4 5
Estagiários 1 8 1 8 2 8
Total por gênero 478 347 499 340 493 337
Total 825 839 830

*Dados relativos a 31/12/2014.

Número de funcionários por tipo de contrato 2012 * 2013 2014
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Tempo determinado 4 14 119 45 110 33
Tempo indeterminado 322 253 380 295 383 304
Total por gênero 326 267 499 340 493 337
Total 593 839 830

*Em 2012, 118 terceirizados estavam contratados por tempo determinado e 114 por tempo indeterminado.

Número de funcionários por tipo de emprego 2012 * 2013 2014
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Jornada integral 322 253 495 323 485 321
Meio período 4 14 4 17 8 16
Total por gênero 326 267 499 340 493 337
Total 593 839 830

*Em 2012, 218 terceirizados estavam empregados em jornada integral e 14 em meio período.

Número de funcionários por região 2012 2013 2014
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Região Sul
Região Sudeste 476 342 495 334 489 331
Região Centro-Oeste 2 5 4 6 4 6
Região Nordeste
Região Norte
Total por gênero 478 347 499 340 493 337
Total 825 839 830

Todos os funcionários estão abrangidos por acordos coletivos firmados anualmente. Em 2013, foi firmado acordo coletivo com duração de dois anos (2013-2014 e 2014-2015) para o grupamento de funcionários do quadro próprio. G4-11

Em 2012, a PREVI estabeleceu como um dos objetivos estratégicos ser uma das melhores empresas para se trabalhar. Mesmo com a definição de novos objetivos, essa meta continua a ser perseguida, e a Entidade desenvolveu importantes iniciativas em prol de melhores condições de vida dos seus funcionários e terceirizados e do clima organizacional.

Pesquisa de Clima Organizacional

Em 2014, a PREVI realizou sua segunda Pesquisa de Clima Organizacional. Foram feitos uma ampla campanha de comunicação interna para engajar os funcionários a responder à pesquisa e um workshop de sensibilização da liderança, o que resultou em um percentual de adesão de 91% entre os funcionários presentes na empresa no período de realização da pesquisa. A pesquisa anterior foi conduzida em 2009 e obteve 71% de participação entre os funcionários. G4-27, LA16, G4-53

Adesão de funcionários por diretoria

Diretoria Adesão
Conselho Deliberativo (Delib) 100%
Diretoria de Participações 94%
Diretoria de Planejamento 91%
Diretoria de Investimentos 94%
Diretoria de Seguridade 91%
Diretoria de Administração 90%
Presidência 82%
Resultados

A favorabilidade dos funcionários em relação ao clima na PREVI alcançou uma média de 61%, próxima à média do mercado, que é de 65%, e superior em 12 pontos percentuais em relação à última pesquisa realizada, em 2009. O resultado, apresentado à Diretoria Executiva e a todos os funcionários em dezembro de 2014, subsidiou um planejamento específico, com a realização de workshops com cada diretoria. Esses workshops objetivam elaborar propostas de ação para tratamento dos pontos críticos, além do desenvolvimento e consolidação dos aspectos positivos apontados na pesquisa.

Foram priorizados quatro temas: comunicação interpessoal e institucional; oportunidades de desenvolvimento profissional; estrutura, processos e inovação; e cooperação. Os planos de ação, construídos em conjunto com o corpo técnico, serão acompanhados durante o ano de 2015, com apoio de consultoria externa.

Programa de Desenvolvimento de Carreira (PDC) LA10, LA11

O Programa de Desenvolvimento de Carreira (PDC) tem o objetivo de desenvolver os segmentos técnico e gerencial, visando incrementar a carreira e a formação de equipes de alto desempenho. Para a liderança, o PDC visa desenvolver pessoas para gerir equipes de alto desempenho, adotando inovações que viabilizem a excelência organizacional. Para o segmento técnico, o PDC desenvolve pessoas para atuação em situações de maior complexidade, visando consolidar níveis de excelência técnica na PREVI. Suas ações são direcionadas para carreira geral, carreira jurídica, auditoria e tecnologia da informação.

Em 2014, o programa foi revisado para absorver as sugestões apontadas pelos funcionários. Gerentes executivos e assessores de todas as diretorias participaram da revisão. Os dados obtidos com o resultado da pesquisa de satisfação sobre o programa, realizada em dezembro de 2013, também foram utilizados no processo. O percentual de aprovação ficou em 62%. Na visão de cerca de 70% dos funcionários, trata-se de um bom programa, inclusivo e com oportunidades de crescimento.

Resultado

Dos 517 funcionários (cedidos) lotados na PREVI, 262 participaram da pesquisa – cerca de 51% do total. Até dezembro de 2014, dos 491 funcionários que participaram do PDC, 18% ascenderam profisionalmente. Desde a sua implantação, em dezembro de 2012, o programa dedicou, em média, dez horas por funcionário, o que compreendeu 2.457 horas de avaliação e 2.310 horas de desenvolvimento. Entre os pontos mais fortes do programa está a fase de devolutivas, que criou um espaço de feedback entre avaliadores e avaliados e deu oportunidade de desenvolvimento profisional para os funcionários.

 
Bolsas de estudo LA10

O Programa Institucional de Educação Corporativa disponibilizou 20 bolsas de pós-graduação: 15 bolsas de lato sensu e outras cinco de stricto sensu (mestrado e doutorado). A preferência foi por pós-graduações vinculadas a temas relevantes à PREVI, e as bolsas foram concedidas em renomadas instituições de ensino.

Treinamento LA9

A PREVI deu andamento aos seus cursos de capacitação, fortalecendo as grades de treinamento implantadas nos anos anteriores. Foram 42 turmas da grade fundamental, com 10.110 horas de treinamento oferecidas. A grade gerencial teve 66 participações em ações educacionais, totalizando 1.124 horas de treinamento oferecidas. As grades específicas tiveram 24.450 horas de treinamento. Veja abaixo a lista de cursos da grade fundamental da PREVI e a carga horária total.

Cursos da grade fundamental Carga horária total
Administração do tempo e autogestão 536
Comunicação e negociação 1.632
Excel avançado 480
Introdução à PREVI 1.248
Introdução aos negócios responsáveis (RSA) 984
Oficina de ecoeficiência (RSA) 96
Oficina de inovação e criatividade 672
Oficina de palestras e apresentações 896
Redação empresarial 1.134
Segurança da informação 64
Tepco - Introdução à previdência complementar 736
Trabalho em equipe 1.632
Diretoria Carga horária %
Delib 420 1,18
Dipar 3.436 9,63
Dipla 2.492 6,98
Dirad 12.550 35,17
Dirin 3.812 10,68
Diseg 8.786 24,62
Presi 4.188 11,74
Total geral 35.684 100
Política salarial EC5, G4-55

A política de gestão de pessoas da PREVI está em linha com as necessidades da Entidade e as boas práticas de mercado.

O plano de cargos e salários da PREVI contempla a mudança de nível no mesmo cargo, em até sete níveis, o que gera um incremento de 2,5% de remuneração a cada dois anos, desde que cumpridos os critérios previstos na Política de Gestão de Pessoas da PREVI. A cessão de funcionários pelo patrocinador tem amparo legal (parágrafo único, do artigo 7.º da lei complementar 108) e é regida por um convênio de cessão que contempla a equivalência de salários e benefícios praticados pelo Banco do Brasil, a fim de garantir a atração e retenção dos talentos para a PREVI. Para a Diretoria Executiva, a Política de Gestão de Pessoas da PREVI prevê que os valores relativos a honorários e benefícios, a qualquer título, têm como parâmetro, para seu presidente, os valores definidos para o vice-presidente do Banco do Brasil e, para seus diretores executivos, os valores definidos para o diretor executivo do BB. G4-54

A remuneração dos conselheiros deliberativos corresponde a 25% do salário do presidente da PREVI, enquanto a dos conselheiros fiscais corresponde a 20% desse salário. Em ambos os casos, os conselheiros suplentes recebem 50% da remuneração estabelecida para os conselheiros efetivos. Os conselheiros consultivos não recebem remuneração. G4-54

Praticando nível de transparência cada vez maior, os valores de remuneração dos dirigentes e conselheiros estão detalhados nas Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis, assim como são apresentadas informações sobre os salários dos funcionários da PREVI.

Remuneração variável da Diretoria Executiva G4-51, G4-52

Para o exercício de 2014, ainda não foram definidos os critérios e a forma de pagamento da remuneração variável dos dirigentes, razão pela qual não ocorreram desembolsos a esse título. Os desembolsos havidos em 2014 referem-se aos exercícios de 2011, 2012 e 2013. Em relação ao exercício de 2014, foi determinada a revisão da Política de Remuneração Variável da Diretoria, e ainda não ocorreu deliberação sobre o tema nem pagamento dessa verba aos dirigentes.

Pesquisa salarial Abrapp

A PREVI aderiu à pesquisa salarial da Abrapp, realizada pela consultoria Hay Group. Os levantamentos, feitos até dezembro de 2014, estão em consolidação. A PREVI espera avaliar o nível de competitividade das práticas de remuneração das entidades participantes e obter informações sólidas sobre políticas e práticas de remuneração e benefícios das principais áreas das fundações previdenciárias. Além disso, o levantamento permitirá um aumento do conhecimento setorial.

Plano odontológico

Desde fevereiro, os funcionários do quadro próprio da PREVI possuem plano odontológico. O serviço tem atendimento 24 horas e cobre diversas especialidades, como cirurgia, ortodontia e periodontia.

Igualdade de gênero LA13

A PREVI estabeleceu ações afirmativas para garantir que o número de inscritos em seus processos seletivos na fase de recrutamento (etapa curricular) mantenha a proporção entre homens e mulheres, o que referenda a valorização das questões de igualdade de gênero. A ação se tornará padrão em todos os processos.

A PREVI participou da cerimônia de assinatura do termo de compromisso da quinta edição do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, em Brasília, no dia 18 de março. A Instituição aderiu em 2009 e recebeu o selo Pró-Equidade de Gênero, um atributo de distinção da organização como entidade comprometida com a causa da equidade. Desde então, continuou o trabalho para garantir a igualdade entre os seus funcionários.

Pela equidade

Com a assinatura, a PREVI, junto com outras 83 empresas, assumiu o compromisso com a autonomia econômica e a igualdade entre mulheres e homens no trabalho. O programa Pró-Equidade estabelece princípios e diretrizes da política nacional para as mulheres, considerando a diversidade de raça e etnia, em conformidade com as recomendações expressas no Plano Nacional de Política para as Mulheres.

PREVInir

LA8

O PREVInir é um programa de iniciativas preventivas em saúde e segurança no trabalho dentro da PREVI. Ao integrar diversas atividades coletivas e individuais com palestras educativas, o programa promove a melhoria do ambiente de trabalho e o bem-estar de seus funcionários.

O PREVInir passa por avaliações constantes dos funcionários, sempre com altos índices de aprovação. A última pesquisa, realizada em 2013, mostrou que mais de 90% dos respondentes estavam satisfeitos com as atividades. As ações vão do apoio à atuação do Coral PREVI a aulas de ginástica laboral, massagens expressas (shiatsu e reflexologia), programa nutricional e workshops. Ginástica vocal e treinamentos em ergonomia são oferecidos para os funcionários da Central de Atendimento, mais sujeitos a doenças ocupacionais, como lesões por esforço repetitivo (LER) e problemas nas cordas vocais.

Também são desenvolvidas iniciativas sociais, como trabalho voluntário e arrecadação de doações para os projetos atendidos pelos comitês Carj e Elos, dos funcionários do Banco do Brasil.

Já o programa Vigilantes do Peso colaborou com a perda de peso total de 345,5 kg no período de 2011 a 2013. Uma próxima turma do programa está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2015. A PREVI também promove anualmente uma campanha de vacinação contra a gripe entre seus funcionários. Todas as ações visam reduzir o absenteísmo e melhorar a produtividade e a saúde dos seus profissionais.

Números do PREVInir em 2014

Shiatsu e reflexologia 22.473 atendimentos
Semana da Saúde 171 participantes
Campanha de vacinação contra a gripe 450 doses
Campanha do Dia Mundial do Controle do Diabetes 178 participantes
Ginásticas laboral e vocal 4.832 atendimentos/mês

Ações de 2014

3.ª Semana da Saúde

Realizada entre os dias 7 e 11 de abril, o evento promoveu diversas atividades em prol da qualidade de vida. Foram ministradas as palestras Qualidade de Vida x Avanço das Mídias Sociais e Percepção do Risco Ergonômico no Trabalho: Conscientize-se para Ter Saúde. Outros destaques foram as aulas de ioga e de aikido laboral (exercícios psicofísicos e de defesa pessoal, visando à saúde do corpo e da mente) e de zumba (modalidade que mistura ginástica e dança com inspiração em ritmos latinos). Os funcionários também fizeram uma avaliação pulmonar no espaço PREVInir. Ainda foi realizado o evento Prove e Aprove, no Centro de Convivência, que, além de palestra sobre aproveitamento máximo dos alimentos, contou com degustação e entrega de receitas apresentadas no evento.

Campanha do Leite

A PREVI firmou parceria com o Centro Empresarial Mourisco, onde fica localizada sua sede, para ampliar a Campanha do Leite, que passou a envolver todas as empresas instaladas no prédio. O leite arrecadado é destinado às crianças carentes atendidas pelos comitês de voluntariado Carj e Elos, formados por funcionários (ativos e aposentados) do BB. Esses comitês surgiram em 1993 (numa parceria com a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, ONG fundada pelo sociólogo Betinho) e implementam projetos de educação, lazer e saúde.

Coral PREVI

O Coral PREVI participou, em agosto, do 5.º Encontro de Corais do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. O repertório da apresentação foi todo composto de músicas brasileiras. Além disso, o coral participou do evento Encontros Vocais, na sala Baden Powell, no Rio de Janeiro.

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A Previ

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