LogoLogo
  • INICIO
  • FALE CONOSCO
  • HISTÓRICO DA REVISTA
MDN
Seu Bolso

LARGUE NA FRENTE COM O ATUARACING

Game de corrida e estratégia simula trajetória dos participantes até a aposentadoria no Previ Futuro

leia o artigo completo

É sexta-feira e os carros estão alinhados no grid de largada para mais uma edição do AtuaRacing. Não, não estamos falando de uma nova categoria automobilística, e sim do game de corrida e estratégia da Previ que simula, de forma lúdica e divertida, a trajetória dos participantes do Previ Futuro até a aposentadoria.

Para jogar, basta baixar o game no celular em plataforma Android ou iOS. O jogo está em versão inicial 1.0. Quem joga, contribui para melhorar o game nas próximas versões. E, enquanto se diverte, aproveita para  descobrir mais sobre as estratégias que pode usar no mundo real para aumentar o seu benefício.

De olho no perfil

Você duvida? Pergunte para Ana Luiza Marques, 3ª colocada na primeira edição da corrida. Inspirada pela dinâmica do jogo, ela mudou seu perfil de Moderado para Arrojado no Previ Futuro.

“O perfil Arrojado era o que eu estava usando no game”, conta Ana Luiza. Durante o jogo, ela viu a importância de acompanhar as mudanças do mercado e rever sua estratégia de acordo com o cenário. Como resultado, decidiu, então, fazer a alteração no mundo real. “Como estava há muito tempo no mesmo perfil, vi que tinha a oportunidade de buscar uma rentabilidade maior”, explica Ana Luiza, que está no Banco há 14 anos. No jogo, ela lembra de ter feito uma mudança nas rodadas finais. “Adotei o perfil Conservador para não derrapar nas últimas voltas”, diz.

Adrian Laubisch, da empresa Aiyra, desenvolvedor de jogos e criador do AtuaRacing, diz que esse é o espírito do game. “Ele ajuda você a fazer analogias que vão levar a reflexões sobre a sua estratégia previdenciária”, explica.

E uma dessas reflexões é justamente sobre a necessidade de se acompanhar a evolução dos investimentos e o cenário de mercado para tomar as decisões mais adequadas para seus objetivos.

Estratégia na prática

O AtuaRacing é, na prática, uma corrida de estratégia. Você não precisa ficar com os dedos no controle e o olho na tela o tempo todo, mas não pode deixar o jogo para lá. Exatamente como na previdência.

O jogo começa toda semana, ao meio-dia de sexta-feira, e se encerra na quinta-feira da semana seguinte, às 16h. Ganha quem for mais longe. Ou seja, quem correr mais quilômetros em uma semana. Os quilômetros correspondem ao saldo de conta acumulado pelos participantes. E, como todos sabem, no Previ Futuro, quanto maior o saldo, maior o valor do benefício.

Um detalhe importante: a cada quatro horas, tem início um novo turno. Essa duração dos turnos torna mais fácil para os participantes acompanharem o jogo sem prejudicar a rotina de trabalho.

Outra informação importante é que as condições da pista podem mudar de turno para turno e dificultar a trajetória do carro. “A qualidade da pista muda de zero a mil”, explica Adrian. Assim como acontece no mundo real, isso significa que o cenário pode mudar e tornar-se melhor ou pior, o que exige mais atenção dos participantes em suas decisões.

Manutenção e motores

A velocidade inicial padrão do jogo corresponde à contribuição regular de 7% ao Previ Futuro. Você pode aumentar essa velocidade com a manutenção, que representa as contribuições adicionais (2B). Ou comprar motores, que representam as contribuições complementares (2C), para turbinar seu carro. Também é possível escolher o Impulso que será dado ao carro. São quatro tipos, que correspondem aos Perfis de Investimento: Conservador, Moderado, Arrojado e Agressivo.

“A boa combinação da condição da pista com os motores e as manutenções é que fazem aumentar a distância percorrida. Muita velocidade em uma pista ruim pode fazer você derrapar”, explica Adrian.
 

Na disputa pela liderança do jogo


Segundo colocado na primeira rodada do AtuaRacing, no final de outubro, Melchior Araújo conta que começou explorando o jogo para entender sua dinâmica. Com nove anos de Previ, ele adotou a postura mais conservadora a maior parte do tempo. “Fui arrojado quando era possível”, diz.

Melchior conta também que ‘comprou’ alguns panoramas durante o jogo, que ajudam você a saber se as condições da pista serão favoráveis ou não. Esses mapas dão uma visão sobre condições da estrada de até quatro turnos à frente. No jogo, eles correspondem aos relatórios, boletins de desempenho, cenários econômicos, as políticas de investimento, os demonstrativos atuariais e o relatório de empresas participadasque a Previ disponibiliza para a análise dos cenários.

Na prática, o panorama nos ensina mais uma lição: a importância de se informar sobre a economia e as condições de mercado e de aprender tudo que puder sobre os investimentos do plano.

Já o campeão Leandro de Souza Dias conta que demorou para reagir. “Instalei o jogo e deixei para lá durante um tempo”, revela. Seu carro ficou no piloto automático, que corresponde ao perfil Moderado - que é o perfil padrão presumido no Previ Futuro quando o associado não faz nenhuma alteração -  por algumas rodadas até que ele decidiu se envolver mais com a corrida. “Vi que tinha um ranking e me empolguei com a competição”, admite.

Risco e retorno

Adrian explica que os jogadores só têm acesso a suas posições no ranking se eles acessam o jogo enquanto o game está rolando. “É justamente uma forma de estimular a participação”, diz.

E isso faz toda a diferença. Seja no game ou na previdência, se você só faz a contribuição básica e esquece da gestão do seu plano, você tende a acumular menos recursos para a aposentadoria.

A ‘isca’ do ranking funcionou. Por isso, Leandro comprou os motores, adotou o impulso Agressivo e as manutenções para ganhar velocidade. Apesar de algumas derrapadas, a estratégia deu certo.

Apesar do sucesso no jogo, Leandro admite que teve que correr mais riscos por ter perdido a chance de adotar uma postura ativa nas primeiras rodadas. O que nos deixa mais uma lição: quanto mais cedo você começar a correr – ou acumular recursos –, melhor. E isso inclui um acompanhamento ativo dos investimentos. Afinal, uma análise do risco e retorno possibilita que o participante alcance uma poupança previdenciária maior. 
 

Vida real

No mundo real, o campeão Leandro não perde tempo nem a chance de acumular recursos e ampliar seu saldo de contas. Ele tem consciência de que os ciclos não são contados em horas, mas em anos e uma alteração hoje pode ter efeito duradouro. O perfil de investimento, por exemplo, só pode ser alterado uma vez a cada 12 meses.

“Faço a Contribuição Adicional (2B) e acompanho sempre meu saldo, mas nunca mudei de perfil, que hoje é o Agressivo. O jogo pode, quem sabe, me fazer mudar com relação a isso”, afirma.

Então, prepare-se para as próximas corridas, divirta-se e aprenda. Porque a AtuaRacing já vai começar.
 

  • Melchior, Leandro e Ana Luiza são os primeiros campeões do game que simula a trajetória dos participantes até a aposentadoria no Previ Futuro

  • Uma das primeiras jogadoras do AtuaRacingn, Ana Luiza Marques conta que durante o game ela viu a importância de acompanhar as mudanças do mercado e rever sua estratégia de jogo de acordo com o cenário.

  • Melchior Araújo utilizou as muitas possibilidades que AtuaRacing oferece para melhorar a experiência do jogo, como a compra de panoramas, que ajudam a saber se as condições de pista são favoráveis ou não.

  • Campeão da primeira rodada do AutoRacing, no final de outubro, Leandro de Souza Dias conta que quanto mais cedo o jogador começar a correr, melhor.

  • No AtuaRacing ganha quem for mais longe, ou seja, correr mais quilômetros em uma semana. Baixe o game e fique atento para não perder seu lugar nessa corrida!

Jogada estratégica

"O AtuaRacing ajuda você a fazer analogias que vão levar a reflexões sobre a sua estratégia previdenciária", explica Adrian Aiyra, desenvolvedor de jogos e criador do AtuaRacing,

Comentários

(0)

Enviar Comentário

Nome:

E-mail:

Comentários:

Restam 450 caracteres
Os comentários são moderados e liberados posteriormente pela Previ

Temas

Gestão

5 artigos

Seguridade

4 artigos

Relacionamento

2 artigos

Seu Bolso

4 artigos

Bem-estar

2 artigos