Edição 169 Fevereiro/2013

recursos do plano

Reingresso mais fácil

Agora é possível financiar também as contribuições para a Parte 1 para o retorno ao PREVI Futuro

Quem teve de deixar o PREVI Futuro por causa de alguma dificuldade financeira ou pessoal tem, agora, mais uma oportunidade de retornar ao Plano e aproveitar toda a segurança que a PREVI proporciona.

A novidade é que, por meio do Empréstimo Simples Reingresso, você pode financiar também as contribuições para a Parte 1 ou Parte de Risco, correspondente à cobertura de pensão por invalidez ou morte. Antes, o financiamento era concedido apenas para quem pagasse a contribuição total referente ao período do afastamento. O ES Reingresso tem limite máximo de R$ 35 mil e prazo de pagamento de até 60 meses, sem parcela mínima. Os juros são de 5% ao ano, mais correção pelo INPC, o que corresponde à taxa atuarial do próprio PREVI Futuro.

Seja qual for a sua escolha, pagar tudo ou só uma parte, é preciso custear a própria parcela e também o valor da contribuição equivalente do Banco, ambos corrigidos pela taxa atuarial do Plano. O pagamento pode ser feito à vista ou financiado por meio do Empréstimo Simples Reingresso.

Atualmente, cerca de mil pessoas estão afastadas do Plano. Quem escolhe pagar a Parte 1 volta a contar imediatamente com a cobertura de morte e invalidez, e desembolsa um valor menor. Quem opta por pagar o total das contribuições devidas, além de ter direito à cobertura de risco, consegue uma recomposição mais robusta do saldo individual de aposentadoria, decisivo para o valor futuro de seu benefício. Se você saiu do PREVI Futuro e voltou pagando só a Parte I, não deixe de entrar no Simulador de Renda, no Autoatendimento do site, e veja com quanto você precisa contribuir para chegar ao benefício que almeja.

Em todo caso, vale lembrar aos participantes que se desligaram do Plano e decidiram voltar: eles perderam os rendimentos eventualmente obtidos acima da meta atuarial no período em que estiveram afastados e ainda foram obrigados a desembolsar a parte do patrocinador. Ou seja, perderam, de saída, um rendimento equivalente a 100% da contribuição. Por isso, lembre-se: melhor do que contar com o Empréstimo Reingresso é não sair do PREVI Futuro.

Mais Vistos

INDEX