Edição 169 Fevereiro/2013

administração

Capacitação conta com apoio de outras instituições

Foram contratados no mercado aproximadamente 200 treinamentos durante o ano de 2012

Formada por centenas de profissionais em diversas áreas, a PREVI conta com três grades de Desenvolvimento Profissional. A primeira, a Fundamental, abrange atualmente 14 cursos, cujo conteúdo deve ser assimilado por todos os funcionários da Entidade. A de Conhecimentos Específicos, por sua vez, é voltada para treinamentos com conteúdos dirigidos para a qualificação de cada gerência da PREVI. A Gerencial, por fim, tem como foco aprimorar as competências gerenciais. Para tornar a formação ainda mais eficiente, são efetuados, desde 2010, Levantamentos de Necessidade de Treinamento (LNTs) que indicam as demandas de cada gerência. De acordo com as necessidades, os cursos podem ser ministrados por profissionais do mercado, da UniBB (Universidade do Banco do Brasil) ou da Educadoria da PREVI.

Foram contratados no mercado aproximadamente 200 treinamentos durante o ano de 2012, com instituições renomadas como Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Abrapp, Instituto Ideas, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Brasileiro de Atuária, entre outros.

A PREVI também incentiva o desenvolvimento profissional ao firmar parcerias para realização de cursos de pós-graduação voltados para públicos específicos, com base em levantamento realizado junto aos gerentes executivos. Um exemplo é o curso de Pós-Graduação em Previdência Complementar – que está na 20ª edição e já formou mais de 500 alunos. Realizado pelo Instituto Ideas em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), tem duração de 12 a 14 meses. A edição atual tem aulas realizadas duas vezes por semana, na sede da PREVI, e é direcionada principalmente aos funcionários da Diretoria de Seguridade.

Prata da Casa: foco no potencial dos funcionários

Em 2012, foi feito investimento em Avaliação de Potencial para o Desenvolvimento (assessment). Esta ferramenta permite realizar verdadeiras radiografias dos profissionais, mostrando suas aptidões, os pontos em que podem se desenvolver e em que áreas podem ser treinados para se tornarem mais eficientes e atingir a excelência na PREVI. Nessa avaliação, é levado em conta não apenas o desempenho anterior, mas principalmente o que pode ser aprimorado e acrescentado à carreira. Como o processo é customizado, vale lembrar que, para cada grupo de colaboradores, há um planejamento próprio, visando a suprir as necessidades específicas e formar equipes de alto rendimento.

O assessment é a base do programa Prata da Casa, que tem como objetivo ampliar o engajamento dos funcionários e formar equipes de alto desempenho na Entidade, valorizando o desenvolvimento das pessoas e o planejamento da carreira. O programa contempla todos os funcionários cedidos pelo Banco à PREVI.

Entre os focos da Prata da Casa está o desenvolvimento contínuo dos funcionários por meio de certificações, cursos de idiomas e formação acadêmica. Além de valorizar a capacitação, a experiência, o desempenho e o mérito dos inscritos, o programa também leva em conta o desempenho dos participantes em cursos internos e na Educadoria do BB.

Educadoria da PREVI é referência

A Educadoria da PREVI conta com dois pilares fundamentais para garantir o sucesso de seus treinamentos: conteudistas e educadores. Os primeiros são a fonte do conteúdo das aulas, que é baseado em toda sua formação e experiência prática na PREVI, e são fundamentais na fase de elaboração dos treinamentos. Os segundos são responsáveis por formar os alunos, ministrando as aulas e utilizando sua experiência como exemplo.

A Educadoria da PREVI comporta a realização dos cursos – cujas demandas foram identificadas e os conteúdos, preparados – dentro da própria sede da Entidade, diminuindo os custos e otimizando o tempo dos alunos. Atualmente, a PREVI conta com aproximadamente 40 educadores, formados em diversas áreas, capacitados para qualificar seus colaboradores.

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