Edição 198 Julho/2018

Educação Previdenciária

Informação ao alcance dos participantes

Evento de Educação Financeira e Previdenciária teve apresentação sobre aposentadoria para participantes do Plano 1 e do Previ Futuro

Elizabeth Warlet e Francisco de Paiva são colegas de Banco, na Diretoria Financeira, no Rio de Janeiro. Participantes do Plano 1, eles estavam a poucas semanas da aposentadoria quando assistiram à palestra da 2ª Semana Previ de Educação Financeira e Previdenciária, realizada em maio, no Rio de Janeiro, sobre os benefícios de aposentadoria da Previ. No local, também foi montado um estande de atendimento do Previ Itinerante para esclarecer dúvidas dos associados e agendamento de assessoria previdenciária.

“Foi muito bom”, elogiou Elizabeth. “Fui orientada a cancelar meu pecúlio Invalidez na Capec quando me aposentar pela Previ, pois depois da aposentadoria perderia o direito a esse benefício”.

Francisco, por sua vez, considerou uma ótima iniciativa da Previ organizar um evento voltado para os participantes do Plano 1 que ainda estão na ativa. “Serviu para tirar algumas dúvidas sobre o processo”, disse. Tanto Francisco quanto Elizabeth contaram que estão atentos para conseguir o melhor benefício possível. “Fizemos preservação do salário, que melhora a média para o cálculo do benefício, depois que optamos pela jornada de seis horas”, disse ela.

Já Cláudio Amandula, também da Diretoria Financeira, aproveitou o evento para começar a planejar sua aposentadoria. Com 25 anos de Banco, ele pretende se aposentar em algum momento nos próximos dois a cinco anos. “Em princípio, gostaria de completar os 30 anos, mas vou estudar para escolher a melhor opção. Quero agendar uma assessoria previdenciária para saber mais.”

Beneficiários da Capec

Depois de assistir à palestra sobre os benefícios do Plano 1, Claúdio disse que se surpreendeu com a explicação sobre a Parcela Previ. “Pensei que o desconto na aposentadoria do Plano 1 era pelo teto do INSS, mas a Parcela Previ é bem menor”, observou. O evento também serviu para alertar sobre a Capec. “Preciso atualizar o beneficiário do meu pecúlio para evitar problemas.”

Com o pedido de aposentadoria no INSS já encaminhado,Danielle Fuckner, arquiteta do Banco, foi ao evento para saber mais sobre suas condições de aposentadoria pelo Plano 1. “Tenho 30 anos de Banco e 28 de Previ, porque entrei como menor aprendiz”, contou. “Dei entrada no INSS para me tornar elegível no caso de haver outro programa de incentivo à aposentadoria.” Na Previ, ela espera se aposentar em algum momento nos próximos dois anos. “Já fiz assessoria previdenciária e fui muito bem atendida”, disse.

Benefícios no Plano 1

Para se aposentar no Plano 1, o participante deve ter, no mínimo, 180 contribuições e precisa se desligar do Banco. Mas há outros requisitos que dependem do tipo de Complemento de Aposentadoria concedido.

Para o Complemento de Aposentadoria por Tempo de Contribuição, é preciso estar aposentado pelo INSS por tempo de contribuição. Já a concessão do Complemento de Aposentadoria por Idade exige que o participante também peça aposentadoria por idade no INSS.

As condições mudam no Complemento de Aposentadoria Antecipada. Nele, o participante deve ter, no mínimo, 50 anos de idade e não precisa estar aposentado pelo INSS. Nessa modalidade, ele pode se aposentar pela Previ e continuar a contribuir para a previdência oficial depois de se desligar do Banco.

Ao calcular a aposentadoria pelo Plano 1, é importante ter em mente que a renda mensal total incluirá o benefício do INSS. O valor pago pelo INSS, no entanto, não tem nenhuma influência sobre o benefício da Previ. No cálculo do Complemento, é utilizado o valor de referência com base na Parcela Previ, que substitui o benefício da previdência oficial.

O elemento de maior impacto no cálculo é a média dos últimos 36 salários de participação. Por isso, o melhor momento para pedir a concessão do benefício varia em cada caso.

Olho nos descontos

Também é bom levar em conta os descontos obrigatórios sobre o benefício. Os aposentados do Plano 1 contribuem para a Previ com 4,8% do Complemento de Aposentadoria. Além disso, há a contribuição à Cassi e a retenção de Imposto de Renda, segundo a tabela progressiva, que incidem sobre o valor total (Previ + INSS).

Para saber mais sobre os benefícios do Plano 1 e as condições para a concessão de aposentadoria, agende um horário para a assessoria previdenciária, por meio do Fale Conosco do site da Previ ou pelo telefone 0800-729-0505.

Para agendar o serviço, é preciso informar se o participante está aposentado pela previdência oficial e qual tipo de benefício recebe. Caso ainda não esteja aposentado pelo INSS, deve dizer se há contratos de trabalhos anteriores ao Banco do Brasil, informando a data inicial e final de cada um deles; e, por último, fornecer um telefone preferencial e o melhor horário para o contato.

Saiba como calcular o benefício

Mais Vistos

INDEX