Edição 194 Agosto/2017

capa

Shopping e torres de edifício na capital paulista

Associados visitam MorumbiShopping e WTorre Nações Unidas

Visita WTorre completa 2.jpg

No dia 8 de junho, foram realizadas duas visitas em São Paulo. Durante a manhã, mais de 30 participantes percorreram os corredores e as áreas internas do MorumbiShopping. Já na parte da tarde, foi a vez do WTorre Nações Unidas, empreendimento de salas comerciais na Marginal Pinheiros, ser visitado por outro grupo com mais de 20 associados.

O MorumbiShopping faz parte dos ativos da PREVI desde 1997, quando a Entidade adquiriu 15% de participação no empreendimento. Os associados, acompanhados do diretor de Participações, Renato Proença, foram recebidos por José Luis Celani, diretor de Negócios da Multiplan, administradora do MorumbiShopping e de outros 17 centros comerciais no país. Ele explicou que, como coproprietária, a empresa está sempre promovendo melhorias, reformas e expansões para valorizar os ativos ali investidos. “Atualmente temos 99% das nossas 483 lojas ocupadas, gerando mais de R$ 1,75 bilhão em vendas totais. Anualmente, mais de 23 milhões de pessoas frequentam o  MorumbiShopping, o que comprova que o nosso investimento é extremamente bem-sucedido”, avaliou.

Ao falar sobre os investimentos da carteira imobiliária da PREVI, Renato Proença aproveitou para esclarecer algumas dúvidas dos participantes sobre notícias que saem na mídia e, muitas vezes, não refletem a verdade sobre a Entidade e seus investimentos. “Fico muito feliz em ter a oportunidade de responder às dúvidas e esclarecer informações que são divulgadas de forma errada pela mídia como, por exemplo, de que teríamos investimentos na JBS ou estaríamos de alguma forma envolvidos em propinas da Odebrecht. A PREVI é uma entidade secular, cuja gestão é baseada em ética, respeito e transparência, e estar próxima do associado, informando de forma clara e verdadeira sobre os nossos negócios, é um compromisso nosso”.

Uma verdadeira aula prática

Enquanto caminhava pelos corredores e áreas internas do shopping, Anderson Tambara, 67 anos, associado do Plano 1, contava que é um verdadeiro admirador do Programa de Visitas. “Para mim, esse programa é como uma extensão universitária, uma verdadeira aula prática de administração.
Já conheci outras empresas participadas como a Embraer, o Shopping ABC, o Aeroporto de Guarulhos e em todas essas oportunidades eu me sinto orgulhoso de saber que sou coproprietário de empreendimentos geridos de forma tão séria e competente. Por tudo que vejo, leio e ouço, estou muito satisfeito com o destino dado às nossas contribuições”, declarou.

PREVI194 - Anderson Tambara.jpg

Carlos César Dias, 51 anos, recém-aposentado do Plano 1, destacou a importância da iniciativa da PREVI. “É uma oportunidade única que temos com essas visitas: além de conhecer os empreendimentos a partir do olhar de quem administra, ainda podemos conhecer e conversar com executivos da PREVI, tirar dúvidas e entender melhor onde estão e como nossos ativos são geridos. Afinal, garantir a perenidade do pagamento dos nossos benefícios é muito importante”, afirmou.

100% da PREVI

Composto por duas torres independentes de escritórios que abrigam sedes de empresas como o Grupo Accor, Endered e o Itaú, o WTorre Nações Unidas tem 100% de participação da PREVI. Um investimento de aproximadamente R$ 457 milhões e que representa 8% em receita da carteira de edifícios comerciais da PREVI.

O empreendimento foi adquirido pela PREVI no final de 2009 e, desde então, está totalmente ocupado por empresas de grande porte, com rendimento de 249% frente a 125% da meta atuarial. Os investimentos em edifícios comerciais são precedidos de importantes estudos que avaliam o local onde estão sendo construídos, o projeto e as possibilidades de retorno.

Atualmente a PREVI tem investimentos no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e, regularmente, reavalia sua carteira imobiliária e cada um desses empreendimentos individualmente. Isso é necessário porque há casos em que já se obteve todo o retorno financeiro possível, portanto é preciso se desfazer deles para gerar liquidez e honrar o compromisso de pagar os benefícios dos associados.

A visita, guiada pela síndica Liliana Zagorac Bahu, apresentou aos participantes as instalações das duas torres que abrigam escritórios de alto padrão e arquitetura sustentável baseada nos conceitos do Green Building Council. “Temos aqui uma minicidade que tem de estar funcionando perfeitamente todas as horas do dia, todos os dias do ano. Ser síndica do WTorre é um trabalho que me dá muito orgulho. É um desafio constante, mas também muito recompensador”, contou a síndica, que é aposentada do BB e participante da PREVI.

Bicicletario pagina interna.jpg

Depois de conhecer o terraço verde, a ETA (estação de tratamento de água), a torre de resfriamento, a garagem e o bicicletário, entre outros espaços do WTorre, a aposentada Antônia do Carmo Tomé, 57 anos, elogiou o trabalho de administração dos edifícios comerciais. “Hoje tenho duas visões dessa visita: uma, como associada, que fica orgulhosa de ver nosso dinheiro investido num empreendimento tão moderno, com características sustentáveis e tão bem gerido, resultando em dividendos para a PREVI. E o outro olhar é como possível administradora, já que estou participando do processo seletivo da PREVI para ser síndica de edifícios comerciais: é impressionante o trabalho realizado para que essas torres funcionem perfeitamente. Tenho orgulho por, de uma certa forma, ser dona deste investimento.”

 

PREVI194 - Antonia Tome.jpg

Programa de Visitas leva associados a empresas e empreendimentos participados

Mais Vistos

INDEX