Edição 179 Agosto/2014

Empréstimo

Prazo estendido

A PREVI passou a dar a opção de extensão do prazo dos empréstimos para os participantes com idade entre 51 e 86 anos. O mutuário pode ter até 12 meses a mais para pagar sua dívida

Para suavizar a retomada dos pagamentos para os mutuários, a PREVI antecipou a revisão dos parâmetros de contratação do ES para julho, com o aumento do teto para R$ 145 mil, e passou a dar a opção de extensão do prazo dos empréstimos para os participantes com idade entre 51 e 86 anos. Essa faixa engloba 83% de todos os mutuários do Plano 1.

Ao flexibilizar o prazo, o participante pode ganhar até 12 meses a mais para pagar sua dívida. Isso reduz o valor das parcelas, embora aumente o valor total pago até a quitação final. Quem quiser deve fazer a solicitação do empréstimo pelo Autoatendimento do site PREVI, opção Empréstimo Simples, até o próximo dia 29 de outubro. A oferta vale para todos os mutuários do Plano 1.

Mas por que a suspensão das parcelas não foi prorrogada mais uma vez? Porque o saldo devedor desses participantes começou a se elevar demasiadamente no período, afetando o equilíbrio da carteira. Em alguns casos, foi superada a margem de limite pessoal do próprio associado. Além disso, o não pagamento das parcelas começou a afetar diretamente o saldo do Fundo de Quitação por Morte (FQM), pois a arrecadação estava sendo muito menor do que os gastos com liquidação de contratos.

O FQM é o fundo que garante o pagamento do saldo devedor do participante em caso de falecimento. Ele é composto por uma taxa paga sobre cada empréstimo. São três alíquotas que vão de 0,7% até 2,8%, de acordo com a faixa etária. Para preservar esse fundo, crucial para a saúde da carteira de empréstimos, a retomada dos pagamentos era imprescindível. Só dessa maneira podemos viabilizar os empréstimos sem limite de idade. E sem ameaçar as reservas do Plano de Benefícios. Afinal, queremos manter viva a melhor linha de financiamento pessoal do mercado sem prejudicar o Plano 1, que é de todos os seus participantes.

Evolução do limite do Empréstimo do Plano 1
Evolução do prazo para Plano 1 pagar o Empréstimo

Mais Vistos

INDEX