Edição 179 Agosto/2014

Educação Previdenciária

O tempo é o senhor das finanças

Especialista em finanças pessoais, Mauro Calil afirma que é possível planejar o futuro sem perder qualidade de vida ou deixar de fazer o que a gente deseja. E alerta: a maior armadilha para seguir um planejamento é o consumo tolo

 

179_entrevista - Mauro Calil.jpg

Planejar o futuro é uma tarefa para já. Esse é o espírito da poupança previdenciária e a filosofia que vem sendo mantida pela PREVI em 110 anos de história. Desse modo, é possível transformar o tempo em um aliado, e não em inimigo. Afinal, quem acumula recursos por mais tempo precisa fazer muito menos esforço para juntar uma reserva considerável do que aqueles que tentam fazer o mesmo num prazo curto. Infelizmente, nem todos estão atentos a essa regra. “Uma coisa é guardar dinheiro por 30 anos, outra é guardar por 10 anos”, compara o economista Mauro Calil. “Dez anos é muito pouco tempo para formar um colchão financeiro de boa qualidade.”

Por esse motivo, todo mundo deveria começar a se planejar desde cedo para acumular renda para a aposentadoria. “Quanto mais cedo melhor, porque o efeito da rentabilidade acumulada faz com que o dinheiro trabalhe a favor de quem poupa por mais tempo”, diz Calil. Em entrevista à Revista PREVI, o especialista em finanças pessoais explica a importância da poupança de longo prazo, por que a previdência patrocinada é um ótimo investimento e afirma que é possível planejar o futuro sem deixar de viver o presente.

Mais Vistos

INDEX