Edição 178 Junho/2014

Aposentadoria

PREVI mais perto

Ficar cada vez mais próximo de você, participante, é nossa prioridade. Esse tem sido o norte do nosso trabalho no dia a dia

Estar onde você está. Esta é uma tendência no relacionamento da PREVI com seus associados. A PREVI esteve presente no Encontro de Lideranças do Banco do Brasil (Enlid) para se aproximar mais de quem está na ativa e nem sempre está consciente do quanto é fundamental investir na construção do futuro. Também tem participado de eventos que reúnem aposentados e pensionistas, como o Cinfaabb, encontro desportivo anual organizado pela FENABB – Federação Nacional das AABBs. Nessas ocasiões, divulga pessoalmente os serviços à disposição do participante e esclarece dúvidas. As tradicionais apresentações pelos dirigentes dos resultados anuais nas capitais e as visitas dos associados a empresas e empreendimentos imobiliários têm como objetivo prestar contas e tirar dúvidas “olhando no olho”.

Essa proximidade também envolve iniciativas voltadas para outros públicos, como os colegas das Gepes – Gerências Regionais de Gestão de Pessoas do BB, que recebem os funcionários do Banco recém-empossados e lhes apresentam a PREVI, e outros fundos de pensão e entidades do mercado de previdência reunidos para trocar experiências e debater ideias no Seminário de Previdência Complementar. 

Milhares de participantes

O Enlid 2014, realizado pelo BB entre 17 e 28 de março em Brasília para compartilhar suas estratégias e objetivos com quem está no atendimento direto aos clientes, reuniu aproximadamente dez mil funcionários do Banco, divididos em quatro turmas, e abordou temas como protagonismo, proximidade e propósito.

O presidente Dan Conrado foi convidado a integrar o painel “Vida e Carreira” como representante da PREVI, apresentado em formato de talk show, juntamente com Carlos Neri, diretor de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas do BB (Diref); Rodrigo Santos Nogueira, da Unidade de Desenvolvimento Sustentável (UDS); e Carlos Netto, da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes). Robson Rocha, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do BB e presidente do Conselho Deliberativo da PREVI, também compôs o painel.

A PREVI apresentou um vídeo com os pais de um participante de cada uma das quatro turmas do Encontro. “Fiquei muito surpreso ao ver meus pais naquele telão, falando sobre mim, a nossa relação com o Banco e a PREVI. Jamais esperaria algo parecido”, diz Aquiles Ribeiro Vaz, gerente de Relacionamento da Agência Gutierrez, em Belo Horizonte (MG). Há nove anos no Banco, ele foi surpreendido pela homenagem.

“Minha relação com o Banco do Brasil começou por acaso, com um grande ‘empurrão’ do meu pai, que me inscreveu no concurso. Ainda bem que ele fez isso. Assim, consegui dar um novo rumo à minha vida e seguir carreira”, conta Aquiles.

A PREVI montou um estande onde o público presente pôde obter informações e tirar dúvidas sobre os planos de benefícios, perfis de investimentos e contribuições adicionais, além de agendar Assessoria Previdenciária – atendimento personalizado que ajuda a planejar a aposentadoria.

Os associados puderam assistir em primeira mão aos novos vídeos do Mais PREVI, o programa de educação financeira e previdenciária que explica assuntos como contribuição, perfil de investimento, preservação de salário para o cálculo da aposentadoria e Capec. Também acessaram um aplicativo móvel (para uso em tablet e celular) com várias informações sobre a PREVI e a Capec. Os vídeos do Mais PREVI estão disponíveis no site.

“A participação da PREVI no Enlid foi muito interessante. O estande estava sempre cheio e vi muitos companheiros de trabalho tirando dúvidas, aprendendo um pouco mais sobre o PREVI Futuro e sobre como fazer para aumentar seus saldos de conta. Ótimo ter o atendimento ao vivo”, declarou Aquiles.

Mensagem de amor

“Quando ele era pequeno, ouvia o pai e eu conversando sobre coisas do Banco e ficava curioso. Naquela época, ele já mostrava interesse no que nós, funcionários do BB, fazíamos. Tenho muito orgulho de vê-lo seguindo o nosso caminho. Sou muito grata pela presença do Banco do Brasil nas nossas vidas”, contou Soraya Andrade Vaz, aposentada pela PREVI e mãe do Aquiles.

 

gestao - enlid - familia aquiles.jpg

Para Soraya, investir em previdência complementar é fundamental para ter uma vida tranquila quando não estiver mais trabalhando. “Por ter a PREVI na minha vida, minha renda de aposentada ficou muito próxima da que eu tinha quando estava na ativa”.

O pai, Vicente Vaz da Silva, também aposentado pela PREVI, contou que, dos quatro filhos, Aquiles foi o último a sair de casa. “Chorei em todas as vezes, mas não os deixei ver. Hoje choro de felicidade em ver o quanto todos eles são bem-sucedidos. Além disso, ver que o caçula seguiu o caminho que a mãe dele e eu trilhamos durante mais de três décadas é um orgulho imenso”, declarou, emocionado.

Vicente acrescentou que, quando aderiu à PREVI, há mais de 30 anos, não sabia da grandeza e da importância da Entidade. “A PREVI é fundamental para manter o nosso padrão de vida depois de aposentados. Eu aconselharia todos os funcionários do Banco a se associarem. Ela nos proporciona isso: equilíbrio material durante a vida, e isso contribui consideravelmente para minha evolução espiritual”, afirmou.

Atendimentos presenciais

A oportunidade de ser atendido pessoalmente pelos funcionários da PREVI num evento que contou com gente do Brasil inteiro foi aproveitada por muitos. Quase mil funcionários adquiriram pecúlios da Capec, sendo 839 na modalidade Executivo. Mais de 700 funcionários adquiriram também os pecúlios Invalidez/Especial (Cônjuge). Outros 386 participantes receberam atendimento sobre temas diversos e, entre esses, 102 agendaram Assessoria Previdenciária. Além disso, terminais com acesso ao site da PREVI instalados no estande permitiram que os participantes realizassem transações no Autoatendimento com apoio do pessoal da PREVI.

Gerente de relacionamento da Agência Arenápolis (MT), Rosival Rodrigues Silva, 50 anos, descobriu o que era e como fazer a preservação do salário de participação – fundamental para quem está próximo da aposentadoria, como ele – no estande da PREVI. “Achei muito bom poder contar com atendimento presencial da PREVI durante o evento. O técnico que me atendeu foi muito atencioso e esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Ele conseguiu, inclusive, agendar um horário com a Assessoria Previdenciária, por telefone, durante as minhas férias”, declarou.

Funcionário do BB há 30 anos, ele aproveitou para saber mais sobre a aposentadoria. “Há muita coisa sobre o Plano 1 e a aposentadoria que nós, funcionários de agência, desconhecemos. Ter esse pessoal à nossa disposição num evento como o Enlid mostra o quanto a PREVI se importa em nos manter informados e cuidar do nosso patrimônio”.

Vídeos e áudios

Vídeo
Aquiles Ribeiro, participante do PREVI Futuro, e seus pais, já aposentados pelo Plano 1

Mais Vistos

INDEX